Casa & Decoração

Plantas em casa – 10 opções perfeitas para cultivar e decorar

Ter plantas em casa é possível, mesmo que você não tenha muito jeito ou tempo. Além de suavizar a energia, elas decoram a casa.

Ter plantas em casa, certamente, não é uma tarefa fácil. Basicamente, elas exigem que o dono tenha muito amor e cuidado. Afinal, vamos combinar que uma coisa é você ter um jardim cheio de plantas e flores que são abençoadas com o sol de cada manhã e com a chuva no final de cada ciclo (isso ficou um pouco mais poético do que eu imaginava).

Outra coisa, contudo, é você tentar cultivar suas plantas em casa. Isso porque, sem acesso ao ar livre e a natureza propriamente dita, a tarefa de cultivar se torna um tanto mais complicada.

Mas, eu disse que é difícil, não impossível. Certamente, é possível ter plantas em casa. Porém, você precisa estar ciente que não são todas as espécies e também que o cuidado terá que ser redobrado.

O Área de Mulher, por isso, reuniu algumas plantas, 10 para ser mais exato, que você pode cultivar dentro da sua casa. Com certeza, elas criarão um ambiente muito mais lindo e sofisticado e, claro, cheio de vida.

Confira 10 boas opções para quem quer ter plantas em casa

1 – Cróton

10 boas opções para quem quer ter plantas em casa

Com folhas coloridas e grandes, a cróton é brilhante e levemente retorcida. Ela varia de tamanho e pode mesclar tons de vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo, verde ou laranja.

Além disso, ela é uma das ótimas opções de plantas em casa, apesar de precisar receber bastante sol. Por isso, o vaso deve ficar próximo de uma janela.

Por fim, nada de ar condicionado, pois a planta não se adapta, ou manipular a planta sem luvas, pois sua seiva provoca irritações na pele.

2 – Orquídea

10 boas opções para quem quer ter plantas em casa

Primeiramente, a orquídea é uma das opções preferidas para uso interno. Uma das espécies mais comuns é a falenópsis, cujas flores arredondadas variam entre o branco, o rosa, o amarelo e a púrpura.

Acima de tudo, no caso das orquídeas, vale a pena substituir os vasos de plástico pelos de barro, pois drenam melhor a água. Deve ser cultivada recebendo iluminação indireta.

Por fim, se estiver ficando escura, é por que não está recebendo luz o suficiente e você precisa mudar o local.

3 – Palmeira-leque

10 boas opções para quem quer ter plantas em casa

A palmeira-leque tem um crescimento lento, tornando-a apta para cultivo em vasos. Coloque-a em ambientes amplos e, também, bem iluminados. Além disso, suas folhas grandes com margem dentada possuem um tom verde brilhante.

Remova as folhas velhas e secas e adube a espécie durante o verão. Reenvase a cada dois anos, além disso, protege-a de ventos fortes e do aparelho de ar-condicionado.

4 – Samambaia

10 boas opções para quem quer ter plantas em casa

A samambaia é verde-clara, com folhas longas e pendentes, formando touceiras volumosas. Elas também são ótimas opções de plantas em casa. Plante-a em vasos suspensos ou em um local alto.

Além disso, ela precisa estar a meia-sombra. O vento é um dos seus maiores inimigos, pois acaba queimando as folhas mais jovens.

5 – Suculentas

10 boas opções para quem quer ter plantas em casa

Suculentas são todas aquelas plantas com raiz, talo ou folhas engrossadas, permitindo o armazenamento de água durante períodos prolongados. Elas são fáceis de cuidar.

Se as folhas começarem a murchar, aumente gradativamente a quantidade de água. Se as folhas da base começarem a apodrecer, diminua a água.

Se ela ficar fina e perder muitas folhas, não está recebendo a quantidade necessária de luz. Quatro horas diárias de sol é o suficiente para elas.

6 – Árvore-da-felicidade

10 boas opções para quem quer ter plantas em casa

Existe a crença de que a árvore-da-felicidade traz harmonia e sorte para dentro de casa. Ela traz folhas pequenas, delicadas e de cor verde-escura.

Ela aceita sol pleno, meia-sombra ou luz difusa, mas ficará mais viçosa e cheia em áreas bem iluminadas. Ela não tolera fumaça de cigarros, ar condicionado ou vento em excesso.

7 – Lança-de-São-Jorge

10 boas opções para quem quer ter plantas em casa

A lança de São Jorge tem folhas cilíndricas, rígidas e verticais, com visual ornamental. Ela é resistente e adora ambientes internos à meia-sombra, mas também vai bem quando cultivada sob sol pleno e luz difusa.

Ela lida bem com pouca água e suporta ambientes com ar condicionado. Como as folhas são pesadas, vale escorá-las com um tutor.

8 – Peperômia

10 boas opções para quem quer ter plantas em casa

Essa planta de casa tem aspecto delicado. Suas folhas são suculentas e em formato de coração, em tons de verde com bordas amareladas ou brancas. Ela é ótima para vasos suspensos.

Deve ser cultivada à meia-sombra e aguenta até iluminação com luz florescente, sendo uma boa opção para escritórios.

9 – Cacto

10 boas opções para quem quer ter plantas em casa

Para quem não tem tempo de cuidar muito de plantas, o cacto é uma ótima opção. A espécie gosta de muitas horas de luminosidade e bebe pouca água.

Quanto mais sol seu cacto receber, mais e bonito ele ficará. Ela estaciona seu crescimento ao perceber que o espaço acabou.

10 – Camedórea-elegante

10 boas opções para quem quer ter plantas em casa

Camedórea-elegante é de pequeno porte, sendo uma ótima opção para decorar ambientes internos bem iluminados, mas com luz difusa. A incidência de sol direto pode queimar suas folhas, que são longas e brilhantes.

Por fim, preciso evitar vento ou aparelho de ar-condicionado. Folhas amareladas ou com pontas secas evidenciam a carência de umidade.

E, falando em plantas, não deixe de conferir ainda esse outro post: Como usar babosa no rosto para ter uma pele mais hidratada.

Fonte: Revista Casa e Jardim

Imagem: Blog Lopes Urban Arts Minhas Plantas Como fazer Mudas

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você