Beleza

Veja os benefícios e aprenda a utilizar babosa no rosto

A babosa é rica em vitaminas e minerais que são fundamentais para a saúde e aparência da pele, por isso é muito indicada para uso no rosto.

A babosa, também conhecida como aloe vera, é uma planta muito utilizada para fins medicinais e também estéticos, para a pele e cabelo. Nesse sentido, o gel da planta pode ser ótimo para melhorar a aparência e também a saúde da pele, especialmente a do rosto.

A planta conta com propriedades muito benéficas à saúde, sendo rica em vitaminas e minerais, como magnésio, zinco, vitaminas B, C e E e vários nutrientes, todos eles importantes para o cuidado da pele do rosto. Portanto, ela tem ação hidratante, clareadora, calmante, cicatrizante e também anti-inflamatória. Não por acaso, a babosa é o ingrediente principal de uma série de cosméticos.

No entanto, a babosa também pode ser usada em receitas caseiras, que são tão benéficas à pele quanto os dermocosméticos. A seguir vamos conhecer os benefícios da babosa e como usá-la no rosto.

  • Por que é bom passar babosa no rosto?
  • Posso usar diariamente?
  • Como utilizar babosa no rosto
  • Contraindicações

Por que é bom passar babosa no rosto?

Com certeza você conhece alguém que já usou esse truque de passar o gel da babosa no rosto. Mas afinal, para que serve passar babosa no rosto?

A resposta é simples: o gel dessa planta pode fazer milagres pela sua pele, tanto na aparência quanto na saúde da cútis. Os benefícios são muitos, e vão desde uma hidratação intensa, até o combate da acne e suavização das manchas da pele. Confira só tudo que a babosa pode fazer pela sua pele:

  • Previne o envelhecimento precoce e surgimento de rugas;
  • Hidrata profundamente a pele;
  • Tem efeito cicatrizante e ação clareadora;
  • Ajuda a amenizar as manchas e queimaduras solares (aprenda como tirar manchas do rosto);
  • É muito eficaz no combate a espinhas e cravos;
  • Auxilia na limpeza da pele;
  • Promove elasticidade;
  • Atua na remoção de maquiagem;
  • É um ótimo anti-inflamatório.

Aproveite para conferir também: 10 benefícios do vinagre de maçã no rosto

Posso usar diariamente?

Com todo esses benefícios que a babosa proporciona para à pele, a vontade é usar todo dia não é mesmo? A boa notícia é que sim, você pode usar babosa diariamente no rosto. No entanto, o ideal é deixar o ativo agir na pele por 15 a 20 minutos.

Sendo assim, caso sentir alguma reação, como ardência ou vermelhidão, a recomendação é interromper o uso do gel da planta. Outro ponto a ser levado em consideração é sobre a folha da babosa em si. Por exemplo, ao abrir a planta para remover o gel, se ele tiver uma cor diferente da comum (transparente), você não deve usar.

E quanto a um tratamento noturno? Nesse caso, o uso prologando da babosa durante a noite não é indicado por dermatologistas. Isso devido ao risco de causar irritações na pele e nos olhos. Portanto, está liberado usar a babosa no rosto todos os dias, mas sem exceder o tempo de contato com o gel.

Como utilizar babosa no rosto

Como usar babosa no rosto para ter uma pele mais hidratada

Na hora de usar a babosa não tem muito segredo. Contudo, não é recomendado usar o gel da babosa misturado com outros produtos ou ingredientes, inclusive os naturais. Isso porque a mistura pode causar uma reação alérgica. Portanto, o ideal é usar a babosa pura, que não tem erro.

Para isso, você irá pegar uma folha de babosa de tamanho médio para grande e abrir a folha com uma faca mesmo. Aliás, ness e momento tome cuidado com os espinhos da folha. Feito isso, retire o gel da folha com a ajuda de uma colher. 

Para aplicar você tem duas opções: passar o gel direto no rosto ou então dissolver o gel com um pouco de água e bater no liquidificador. Ambas as formas funcionam. Contudo, no segundo caso, o ideal é aplicar logo em seguida, para evitar que o gel fique muito ralo.

Máscara facial de babosa

Você também pode fazer uma máscara facial caseira usando a babosa.

Ingredientes

  • Uma folha grande de babosa;
  • Azeite de oliva;
  • Mel.

Como usar

Primeiramente, adicione o gel da babosa no liquidificador com duas colheres de azeite e uma colher de mel. Sendo assim, bata tudo muito bem até virar uma mistura homogênea. Em seguida, com a ajuda de um pincel ou com as mãos limpas, aplique no rosto. Por fim, deixe a máscara descansar na sua pele por 20 minutos e lave com água fria em seguida.

Contraindicações

Então, apesar de ser uma planta muito usada para fins medicinais e estéticos, a aloe vera também tem suas contraindicações e precauções antes de fazer o seu uso.

Por exemplo, não é recomendado usar o gel da babosa caso a pessoa tenha alergia à planta ou tiver queimadura muito grave na pele. Além disso, se a pele tiver ferida ou inflamada, bem como muito ressecada é melhor evitar o uso da planta.

Por fim, é sempre recomendado fazer um teste em uma pequena parte da pele para ver se tem alguma reação. Visto que apesar de raro, a babosa pode causar coceira e erupções cutânea. Esses casos são mais comuns em pessoas sensíveis ao gel. Então, caso algo parecido acontecer, interrompa o seu uso e procure um dermatologista.

LEIA MAIS:

Como fazer hidratação com babosa? Benefícios + receitas

Benefícios da babosa, quais são? Como consumir e contraindicações

Babosa no cabelo: Benefícios e 5 receitas de hidratação

Hidratação com babosa, 10 receitas de máscaras para fazer em casa

Fonte: Dicas de Mulher Eu Total Vitat 

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

5 1 vote
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você