Biografias

Dua Lipa, quem é? Biografia, carreira e prêmios

Diva pop que é símbolo de empoderamento feminino, Dua Lipa é um fenômeno global desde o início de sua carreira e cresce a cada álbum lançado.

Sem dúvida, Dua Lipa é uma das mais famosas divas pop da atualidade, colecionando diversos prêmios em suas prateleiras. Todo esse reconhecimento advém da sua forma de fazer música, sempre tratando de empoderamento feminino, amor próprio e, principalmente, independência.

A londrina, de 24 anos, já carrega dois Grammys em seu currículo, além de diversos outros prêmios. A cantora também detém a incrível marca de artista feminina com mais streams em um álbum na história do Spotify. 

Está preparada para conhecer um pouco mais sobre a carreira e a vida pessoal da cantora e modelo? Veja a seguir, em nossa matéria especial.

Início da carreira

Dua Lipa
Indie X Indie

A cantora leonina nasceu no dia 22 de agosto de 1995 e, por incrível que pareça, Dua Lipa não é um nome artístico. O nome significa “amor”, em albanês. A diva é londrina, porém, seus pais são albaneses, da cidade de Kosovo. Sendo assim, foi lá que a cantora viveu dos 13 até os seus 15 anos de idade.

Junto ao seu pai, chamado Dukagjin Lipa – que aliás, também é músico -, a jovem estrela começou a se interessar sobre o assunto. Assim, Dua Lipa começou a produzir covers de alguns artistas para o YouTube. Por exemplo, P!nk, Nelly Furtado e Joss Stone. Então, quando a garota fez 15 anos, voltou para Londres determinada a se tornar uma cantora profissional. Foi então que ela deu início a sua carreira como modelo, fazendo alguns comerciais, mas também com um emprego em um restaurante para se sustentar.

Contudo, a carreira de Dua Lipa como modelo não foi muito longa. Depois de um tempo, ela resolveu encerrar suas participações por não concordar com as exigências das agências. Além disso, sobre os covers para o YouTube, por outro lado, deram super certo. Tanto que, segundo ela, fizeram seu amadurecimento musical. Assim, a jovem passou a enviar demos para gravadoras e contatos.

Com seu enorme talento, a cantora logo começou atrair os olhares do mercado musical quando começou a gravar sua primeira composição própria. Hotter Than Hell foi a música que fez com que a Warner Music Group assinasse com Lipa em 2015.

Por fim, Dua Lipa queria produzir músicas com influências do pop e do hip-hop. Dessa maneira, lançou seu primeiro single, chamado New Love, que posteriormente seria a primeira faixa de seu primeiro álbum.

Dua Lipa no topo do cenário musical

Dua Lipa
UOL

Dua Lipa, sem dúvida, ascendeu ao topo muito rápido. Seu álbum de estreia, Be The One, sem falsa modéstia, levou a musa ao topo no mesmo ano de seu lançamento. O álbum ficou entre o top 10 de vários países da Europa e, aliás, foi o mais ouvido de toda a Bélgica. Além disso, garantiu sua primeira entrada para o Billboard Hot 100 (lista das 100 músicas mais ouvidas da semana).

No seu quarto ano de carreira, em 2018, já foi a cantora com mais indicações no Brit Awards (prêmios anuais da indústria fonográfica britânica). Foi indicada como Melhor Artista Solo Mulher, Artista Revelação, Álbum do Ano, Single do Ano e Clipe do Ano. Sendo que, seu sexto single, New Rules, seria o responsável pelas últimas duas indicações.

Não sendo o bastante, o single também quebrou recorde no YouTube. Além disso, fez de Dua Lipa a cantora mais jovem a ter mais de 1 bilhão de visualizações em um clipe. New Rules também foi eleita pela revista TIME como a música #1 de 2017. Entretanto, foi em 2019 que as coisas começaram a tomar uma nova proporção para a cantora. Lipa foi indicada para as categorias Artista Revelação e Melhor Gravação Dance no Grammy Awards. Surpreendentemente, mas nem tanto, Dua Lipa ganhou nas duas categorias.

Vida Pessoal e Polêmicas

Internewscast

Primeiramente, Chef Isaac Carew e Chris Martin, vocalista do Coldplay, são alguns dos antigos casos amorosos da cantora. Todavia, hoje a ela se mostra contente e firme em seu relacionamento com o modelo de 20 anos, Anwar Hadid. Este, que é irmão da modelo Gigi Hadid.

Além disso, Lipa não escapou de se envolver em algumas polêmicas. A cantora, ao se apresentar no festival Tomorrowland, postou em seu Twitter uma afirmação que certamente magoou algumas pessoas. Lipa havia comemorado por ser a primeira artista internacional feminina a se apresentar no festival. Entretanto, claramente ela não era a primeira. Muitas mulheres da vertente eletronic dance music se sentiram ofendidas e diminuídas pelo comentário da cantora.

Mas, mesmo assim, Dua Lipa não desceu do salto e não fez uma declaração de desculpas. No lugar disso, Dua apenas atacou os haters com a declaração de que quando o ódio é fraco, só resta dar risada. Posteriormente, a cantora afirmou louvar todas as mulheres que estão “destruindo”, e que as pessoas sempre odeiam as mulheres sem razão, e que mesmo assim, “nós (se referindo a ela e as mulheres) estamos bem”.

Redes Sociais

Observatório G

Certamente, sua popularidade não poderia ser diferente em suas redes sociais. Sendo assim, Dua Lipa já acumula mais de 44,8 milhões de seguidores em seu perfil no Instagram (@dualipa) e mais de 4,9 milhões em seu perfil do Twitter (@dualipa). Ademais, seu canal no YouTube possui cerca de 5 milhões de inscritos e quase 5 bilhões de visualizações.

Dua Lipa no Big Brother Brasil 20

Uma das participantes do BBB20, a cantora e atriz Manu Gavassi, chamou muita atenção nas redes sociais com sua coreografia de Don’t Start Now, música de Dua Lipa. Todo esse ibope veio por Manu ser uma fã de carteirinha da estrela. Tendo, aliás, até seu corte de cabelo inspirado na diva. Além disso, a coreografia foi repetida durante várias festas do programa. Assim, acabou sendo decorada por vários outros participantes da casa.

Logo, não demorou muito para essa dança chegar na própria Dua Lipa. Dessa maneira, a produção do programa fez um convite para Dua Lipa mandar um vídeo cantando para uma das festas do BBB. A cantora aceitou o convite e cantou Don’t Start Now Break My Heart na penúltima festa da edição. Sem dúvida, foi algo que nenhum dos participantes esperava. Nesse sentido, a popularidade da cantora cresceu muito quanto aos ouvintes brasileiros.

Top 10 músicas de maior sucesso

Don’t Start Now

Don’t Start Now de Dua Lipa, 2019.

Break My Heart

Break My Heart  de Dua Lipa, 2020.

Physical

Physical de Dua Lipa, 2020.

New Rules

New Rules de Dua Lipa, 2017.

Levitating

Levitating de Dua Lipa, 2020.

IDGAF

IDGAF de Dua Lipa, 2017

Boys Will Be Boys

Boys Will Be Boys de Dua Lipa, 2020

Pretty Please

Pretty Please de Dua Lipa, 2020.

Love Again

Love Again de Dua Lipa, 2020.

Future Nostalgia

Future Nostalgia de Dua Lipa, 2020.

Gostou da matéria? Então confira esta também: Lady Gaga – Biografia, origens, polêmicas e maiores sucessos

Fontes: Uol, Phouse, Letras, Omelete, Purebreak, Purepeople, Celebridades Famosas Fandom.

Fontes Imagens Destaque: Papel Pop, Indie X Indie, Uol, Internewscast, Observatório G.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você