Celebridades

Julia Gama, quem é? Biografia e trajetória da Miss Brasil 2020

Julia Gama, atual Miss Brasil foi um dos grandes nomes do Miss Universo, ficando em segundo lugar no concurso. Conheça sua história.

Por Cristyele Oliveira

-

Julia Gama, a gaúcha de 27 anos foi coroada a Miss Brasil 2020. Desse modo, ela seria a representante do Brasil no maior concurso de beleza do planeta: o Miss Universo. O evento deveria ter ocorrido no ano passado, mas devido a pandemia foi adiado para o primeiro trimestre de 2021. O Miss Universo ocorreu na noite do dia 17 de maio, e a brasileira representou bem o seu país, ficando em segundo lugar no concurso.

O segundo lugar foi um marco para o Brasil no concurso, já que a última vez que uma candidata brasileira chegou tão perto do título de Miss Universo foi em 2007. Como Vice-Miss Universo, Julia Gama afirma estar muito feliz com a posição e orgulhosa: “Me sinto muito vitoriosa”, disse ela após o final do concurso. A vencedora por sua vez foi a mexicana Andrea Meza.

A brasileira era uma das favoritas ao título de Miss Universo, devido a sua beleza, mas também por sua desenvoltura e boa postura durante as etapas preliminares do concurso. Sendo considera uma das mais bem preparadas para vencer o concurso. No entanto, acabou ficando em segundo lugar, o que é já é grande coisa num evento de tamanho porte.

Por isso, hoje iremos conhecer um pouco mais da gaúcha Julia Gama, sua história de vida e trajetória nos concursos de beleza pelo mundo.

Biografia de Julia Gama

Gauchazh

Julia Weissheimer Werlang Gama nasceu no dia 18 de maio de 1993, na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Apesar de hoje ser modelo e participar de concursos de beleza, Julia Gama tinha outras aspirações quando criança.

Na infância, a menina chegou a participar de várias competições infanto-juvenis de patinação artística. No entanto, não chegou a levar o esporte como meta de vida. Aliás, esportes sempre foram uma paixão para a gaúcha, que também praticou vôlei, judô e boxe.

Um pouco antes de começar a se dedicar aos concurso de beleza, Julia Gama cursou três anos de engenharia química, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Não chegou a terminar o curso e decidiu optar por outros caminhos, afim de perseguir o sonho de ser atriz.

Então, em 2010, incentivada por uma amiga de infância, Julia decidiu entrar no mundo dos concursos de beleza. Desse modo, se inscreveu no concurso A Mais Bela Gaúcha, mas não chegou a participar naquele ano. Mas, dois anos mais tarde, em 2012, Julia estava oficialmente nos concurso de beleza.

Concursos de Beleza

Beleza Épica

Inclusive, Julia Gama venceu o concurso regional A Mais Bela Gaúcha, que lhe proporcionou uma vaga para representar seu estado no Miss Mundo Brasil naquele ano. O qual ela venceu novamente, superando 39 candidatas e garantiu a sua participação no Miss World, o mais antigo concurso internacional de beleza.

O Miss Mundo 2014 aconteceu em Londres, na Inglaterra, e a gaúcha ficou quase um mês participando das etapas preliminares do concurso, e chegou a conquistar o 5º lugar na classificação geral preliminar, ficando no Top 10 na final. No entanto, ela ainda ganhou um prêmio especial no concurso, o de Beleza com Próposito, o qual premia os melhores projetos sociais. Julia levou o prêmio ao lado das misses Guiana, Índia, Indonésia e Quênia.

Contudo, após sua participação no Miss Mundo, Julia se mudou para a China, para trabalhar como atriz e modelo. Nessa época, a gaúcha não tinha mais intenção de competir em concurso de beleza, estava focado na carreira como atriz no país asiático. Tudo mudou quando em 2020, ela recebeu um convite do novo proprietário da franquia Miss Brasil para participar do concurso em 2020. Então, ela voltou ao seu país natal quase quatro anos longe.

Miss Brasil 2020

Hugo Gloss

Para o Miss Brasil 2020, houveram algumas mudanças de logística e por isso o evento e a premiação foram um pouco diferentes do que de costume. Julia Gama foi escolhida Miss Brasil por meio de uma comissão de jurados e especialistas em várias áreas de forma online, onde foram analisadas fotos, vídeos e entrevistas das candidatas. A medida incomum foi justamente para respeitar as medidas de distanciamento social e não teve plateia.

O evento transmitido pelo canal da organização do concurso de Nova York revelou o nome de Julia Gama, que já era uma das candidatas favoritas, pela comissão técnica e principalmente pelo público. A responsável por consagrar a brasileira foi a então Miss Universo, a sul-africana Zozibini Tunzi. Desse modo Julia Gama recebeu a coroa de sua antecessora, Júlia Horta.

No seu discurso, a gaúcha fez questão de agradecer a Deus, sua família e amigos, e também a todos que torceram por ela. “Quero dizer que é uma honra assumir o compromisso de ser a Miss Brasil 2020. Entendo que esse ano tão delicado e singular torna minha responsabilidade ainda maior”, disse a vencedora, que também fez discursos em inglês, espanhol e mandarim.

Com a vitória, a Miss Brasil 2020 conseguiu uma vaga para representar o Brasil no maior concurso de beleza do planeta, o Miss Universo, na sua 69° edição.

Miss Universo 2021

CNN Brasil

Então, finalmente aconteceu a tão aguarda edição do Miss Universo, que deveria ter ocorrido no ano passado, mas devido a pandemia teve que ser adiado. O evento ocorreu no dia 17 de maio de 2021, direto dos Estados Unidos, e consagrou a mexicana Andrea Meza como a nova Miss Universo.

A representante brasileira, Julia Gama ficou em segundo lugar, mas tinha uma grande torcida e favoritismo para o título. Poliglota, falando fluentemente além do português, inglês, espanhol e mandarim, a gaúcha se saiu muito bem nas etapas preliminares do concurso. A morena se sobressaiu nas etapas de traje típico e entrevista e no traje de gala e de banho.

A morena com um corpo escultural, bastante comunicativa, apresentou um belo domínio de palco, das câmeras e principalmente da plateia. Inclusive, foi muito rápida e precisa ao formular suas respostas e discurso na etapa final. Sendo considerada por muitos, a mais bem preparada para levar o título.

Apesar de não ter vencido, o título de Vice-Miss Universo já foi um grande passo para a carreira da gaúcha em concursos de beleza, e também para o Brasil. Isso porque o país não chegava a essa posição desde 2007.

Lembrando que o Brasil ganhou o concurso apenas duas vezes até hoje, sendo a primeira vez em 1963, com a também gaúcha Ieda Maria Vargas, e a segunda em 1968, com a baiana Martha Vasconcellos.

Vida e carreira de Julia Gama

Instagram

A jovem gaúcha também se dedica a outras coisas além dos concursos de beleza. Julia Gama após vencer o Miss Mundo em 2014 começou a atuar em causas sociais, tendo um trabalho em prol da conscientização sobre a hanseníase no Brasil. Ela se tornou voluntária e posteriormente embaixadora do Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase.

De lá para cá, a vida de Julia mudou muito, principalmente com a mudança para a China onde se dedicou a carreira de modelo e atriz. Lá ela se tornou garota-propaganda de várias marcas de moda asiáticas, e inclusive se tornou embaixadora de uma marca de spas. Também foi no país asiático que a brasileira realizou o sonho de atuar.

Durante sua temporada no país, Julia Gama atuou em filmes como Delírius Insurgentes em 2017 e Invisible Tatto, trama de ação em 2018.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Vencedoras do Miss Brasil, todas as ganhadoras do concurso, desde 1954.

Fontes: Wikipedia F5 Emais Gauchazh nd+ Gauchazh

Imagens: Quem Gauchazh Beleza Épica Hugo Gloss CNN Brasil Instagram

Próxima página »

Escolhidas para você