Um dos eventos mais aguardados pelos fãs de música teve vez na última quinta-feira (18). O Grammy Latino, que reúne diversos nomes da indústria fonográfica latina, teve destaque esse ano por conta de suas homenagens. A premiação ocorreu no MGM Garden Arena, em Las Vegas.
A atual edição, que já está em sua 22ª, teve alguns representantes brasileiros participando do número de abertura da cerimônia. Foram eles Anitta, Giulia Be e Carlinhos Brown. Da mesma forma, os brasileiros também estavam entre os vencedores do Grammy Latino.
Por outro lado, as homenagens também foram um momento importante da premiação. Por exemplo, a cantora Marília Mendonça, vítima de um acidente de avião no último dia 5, foi um nome celebrado na noite. Assim, a cantora concorreu ao prêmio de Melhor Álbum Sertanejo por seu projeto “Patroas”, junto de Maiara e Maraisa.
Da mesma forma, na ocasião, Manuel Abud, diretor do Grammy Latino, foi o responsável por dedicar o prêmio. “Proponho não deixar a tristeza ofuscar a celebração de hoje”, comentou ele. “Convido todos a usarem essa cerimonia para celebrar Marília Mendonça e seu legado”. Além disso, ao final da apresentação, a apresentadora Carolina Dieckmann ainda pediu uma salva de palmas à artista.
Nesse sentido, outros nomes que disputaram entre as categorias dos vencedores do Grammy Latino foram Anavitória, Ivete Sangalo, Duda Beat, Barões da Pisadinha, Emicida, Melim, Michel Teló, Diogo Nogueira, Marcelo D2 e Vitor Kley. Contudo, Giulia Be foi a única brasileira que recebeu indicação para o prêmio de Artista Revelação.
Vencedores do Grammy Latino
Primeiramente, Caetano Veloso e seu filho Tom receberam uma nomeação do Grammy por conta de seu single, “Talvez”, na categoria Gravação do Ano. Logo depois, Nana Caymmi concorreu ao prêmio gramofone do Álbum do Ano por “Nana, Tom e Vinicius”. Por fim, o grupo BaianaSystem disputou o prêmio de Melhor Videoclipe de Curta Duração por “Reza Forte”, em parceria com BNegão.
Além disso, alguns nomes retornaram ao palco do Grammy Latino, como a cantora Christina Aguilera, que não lançava um disco em espanhol há 21 anos. Assim, junto de Becky G, Nathy Peluso e Nicki Nicole, apresentou a canção “Pa Mis Muchachas”, título de seu novo álbum.
Lista de indicados e vencedores
Dessa forma, confira abaixo a lista de indicados e vencedores nas categorias de língua portuguesa do prêmio do Grammy Latino. Nesse sentido, vale lembrar que outros nomes do Brasil concorreram em categorias que não estavam relacionadas também.
Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa
Cor – Anavitória (VENCEDOR)
A Bolha – Vitor Kley
Nando Reis e Duda Beat – Nando Reis e Duda Beat
Será que você vai acreditar? – Fernanda Takai
Chegamos sozinhos em casa vol. 1 – Tuyo
Melhor Canção em Língua Portuguesa
A Cidade – Chico Chico
Amores e Flores – Melim
Espera a Primavera – Nando Reis
Lágrimas de Alegria – Maneva e Natirruts
Lisboa – Anavitória e Lenine (VENCEDOR)
Mulheres não tem que chorar – Ivete Sangalo e Emicida
Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa
Álbum Rosa – A Cor do Som (VENCEDOR)
Emidoinã – André Abujamra
Oxeaxeexu – BaianaSystem
Assim Tocam Meus Tambores – Marcelo D2
Fôlego – Scalene
O Bar me Chama – Velhas Virgens
Melhor Álbum de Música Popular Brasileira
Canções D’Além Mar – Zeca Baleiro (VENCEDOR)
H.O.J.E – Delia Fischer
Tempo de Viver – Thiago Holanda
Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água – Luedji Luna
Do Meu Coração Nu – Zé Manoel
Melhor Álbum de Música Sertaneja
Tempo de Romance – Chitãozinho e Xororó (VENCEDOR)
Daniel em Casa – Daniel
Patroas – Marília Mendonça, Maiara & Maraísa
Conquistas – Os Barões da Pisadinha
Pra Ouvir no Fone – Michel Teló
Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa
Sambadeiras – Luiz Caldas
Do Coração – Sara Correia
Orin A Língua dos Anjos – Orquestra Afrosinfônica
Eu e Vocês – Elba Ramalho
Arraiá da Veveta – Ivete Sangalo (VENCEDOR)