Curiosidades

Origem e significado das bodas de papel (1 ano de casamento)

Celebrar as Bodas de Papel é muito importante para o casal, onde podem comemorar e relembrar os momentos especiais do primeiro ano juntos.

Faz parte da cultura ocidental a tradição de comemorar as bodas de casamento, sendo que cada aniversário se comemora uma boda diferente. Dessa forma, no primeiro ano de casamento é comemorado as Bodas de Papel. Em suma, seu significado é muito figurativo, ou seja, o papel é um material fino e frágil, podendo se rasgar, desmanchar na água ou até se queimar facilmente.

Dessa forma, o papel representa o início da vida em comum do casal, quando a relação ainda é muito frágil e delicada. Além dos desafios que o jovem casal enfrenta no início da vida a dois. Por outro lado, quando o papel se une a outro, se torna mais resistente. Portanto, juntos e com amor e dedicação, o casal tem forças para superar os obstáculos e desafios com flexibilidade e delicadeza.

Ademais, a origem da expressão ‘boda’ é do latim ‘vota’, que significa promessa. Portanto, a boda é uma celebração típica do casamento que se refere à renovação dos votos matrimoniais, feitos pelo casal no dia do casamento. Dessa forma, cada ano de casamento representa uma boda, como Bodas de Papel para um ano de casamento, Bodas de Prata para 25 anos e Bodas de Ouro para 50 anos, por exemplo.

Enfim, a celebração é uma oportunidade para criar novas memórias. Dessa forma, você pode comemorar a boda com a família e amigos, ou apenas com seu parceiro em uma viagem ou um jantar romântico. Mas, se você está em dúvidas sobre como comemorar está data tão especial, preparamos algumas dicas para você se inspirar e criar um momento especial para suas Bodas de Papel. Confira:

Bodas de Papel: significado

Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações
Pinterest

O significado das Bodas de Papel está relacionado ao fato do papel ser um material bastante versátil e flexível, que pode ser usado e reutilizado em diversas finalidades. No entanto, é por ser frágil que o papel foi escolhido para representar o primeiro ano de casamento. Pois, o papel pode ser queimado, ser rasgado facilmente ou se desfazer caso seja molhado.

Da mesma forma, o início do matrimônio é um período frágil que precisa de cuidados para enfrentar os desafios diários de uma vida a dois. Que muitas vezes coloca à prova o relacionamento de ambos.

Por fim, o papel também significa o início de um novo capítulo na história da vida do casal.

Origem das bodas

JCNet

O termo “bodas” vem do latim “vota”, que significa promessa ou voto. E representa o compromisso do casal de se amar e se respeitar, além de outros juramentos importantes para que o casamento seja feliz e duradouro.

Ademais, foi na Alemanha Medieval que surgiu a ideia de se comemorar as bodas de casamento. Em suma, fazia parte da tradição entre os pequenos povoados, presentear casais com uma coroa de prata quando completavam 25 anos de casados. Enquanto que, aqueles que comemoravam 50 anos de casados, eram presenteados com uma coroa de ouro.

Dessa forma, as bodas começaram a ser representadas por objetos e materiais, sendo que à medida que os anos passam, esses objetos e materiais se tornam mais sólidos e duradouros. Onde a união do casal e seu matrimônio são representados pelas semelhanças com tais itens.

Por fim, curiosamente o modelo mais usado para as comemorações é o dos Estados Unidos. Onde se comemora as bodas de casamento ano após ano até o 25º aniversário. Depois, comemora-se de 5 em 5 anos.

Dicas para comemorar as Bodas de papel

1- Jantar romântico

Pinterest

Se você prefere uma comemoração mais íntima para suas Bodas de Papel, um jantar romântico é perfeito. Dessa forma, você pode escolher um bom restaurante que agrade a ambos ou um restaurante que seja especial para o casal.

Mas, você também pode preparar um jantar romântico em casa mesmo, ou um piquenique ao ar livre. Enfim, o importante é que vocês passem um momento especial juntos.

Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações
Pinterest

2- Viagem

Casamento.biz

Outra opção para comemorar as Bodas de Papel é uma viagem romântica. Dessa forma, você pode optar por um lugar que seja especial para o casal ou por um lugar novo que querem conhecer, assim, ambos podem curtir esse momento de celebração pelo primeiro ano de casados.

3- Ensaio fotográfico

Nossas Bodas

Fazer um ensaio fotográfico também é uma ótima maneira de comemorar o primeiro aniversário de casamento. Além disso, você pode fazer algo diferente como um ensaio em uma estação ferroviária, um parque, fazenda, entre tantas outras opções. Enfim, a ideia é que o ensaio fotográfico seja completamente diferente do que foi feito no casamento. Mas, que represente a vida do casal atualmente.

4- Café da Manhã

Blog da Sofia

Uma ótima maneira de se comemorar as Bodas de Papel é surpreender a pessoa que ama com um café da manhã bem caprichado. Dessa forma, prepare uma bandeja com coisas gostosas que seu parceiro gosta e acrescente detalhes que marquem a data. Por exemplo, um quadrinho ou uma carta que retrate o primeiro ano de casados, com uma mensagem bem especial.

5- Comemorando as Bodas de Papel com uma festa

QBeleza de Mesa

Agora, se você prefere uma comemoração entre familiares e amigos para celebrar as Bodas de Papel, você pode fazer uma festa. Que pode ser bem simples e intimista, um churrasco ara os mais próximos, até uma festa grandiosa. Enfim, seja como for, faça o bolo e as lembrancinhas combinando com o tema da comemoração.

6- Renovação dos votos

Lejour

Uma ideia bem romântica e especial para o casal comemorar suas Bodas de Papel é fazer uma renovação de votos. Dessa forma, convide os amigos e familiares mais próximos e faça uma cerimônia mais informal. E lembre-se, que o objetivo é que o casal relembre os votos feitos no casamento e a importância do amor entre ambos.

Presentes para as Bodas de Papel

Para uma ocasião especial como a celebração do primeiro ano de casados, o casal pode tornar a data memorável ao se presentearem com lago feito de papel, mas que seja bem significativo e romântico. Por exemplo:

7- Coração de papel

Pinterest

Uma ideia simples, mas romântica é fazer um coração grande com vários post-its pequenos. Onde dentro de cada um você pode escrever frases com os motivos para amar seu parceiro, com lembranças de momentos e situações marcantes para o casal e lembranças do primeiro ano de casados.

8- Quadro de papel

Elo7

Como um presente para as Bodas de Papel, você também pode criar um quadro de papel cartão. Basta usar sua criatividade e colocar uma foto, uma frase ou uma mensagem com algo significativo para o matrimônio do casal.

9- Cartas românticas

Pinterest

Por fim, para comemorar as Bodas de Papel nada mais romântico do que escrever uma linda carta de amor. Além disso, você pode usar sua criatividade e decorar a carta colocando dobraduras, coraçãozinhos, etc.

60 inspirações para celebrar as bodas de papel

Enfim, preparamos uma seleção de fotos com ideias para você comemorar suas Bodas de Papel com decorações, presentes, jantares, lembrancinhas, bolos, doces, entre outros. Confira.

Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações

Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações Bodas de papel: significado, origem, dicas para comemorar e inspirações

Então, se você gostou dessa matéria, leia também: Lista das bodas de aniversário de casamento: do 1º mês aos 100 anos.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você