Curiosidades

Café com limão emagrece? Mitos e verdades sobre a bebida

Café com limão emagrece? Individualmente, cada um possui diversas propriedades benéficas à saúde. Mas, saiba o que os especialistas dizem.

No ano de 2021 uma receita foi publicada centenas de vezes nas redes sociais, onde afirmava que café com limão emagrece. Em suma, a receita promete a queima de gordura corporal de forma rápida e eficaz. Mas, será que essa mistura realmente funciona?

Segundo especialistas, não há resultados cientificamente comprovados sobre a eficácia da junção do café com o limão. Inclusive, os especialistas alertam sobre os perigos que uma receita assim pode causar a saúde. Além de levar a distúrbios alimentares, principalmente em adolescentes.

Por outro lado, individualmente tanto o café, quanto o limão são benéficos à saúde devida suas propriedades nutricionais. Principalmente, devido ao alto teor de antioxidantes, que auxilia no combate aos radicais livres.

Enfim, a cafeína tem o poder de acelerar o metabolismo. Por isso, é indicada para o emagrecimento. Já o limão é rico em nutrientes e vitaminas que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico. Mas, a combinação entre os dois não é uma combinação milagrosa. Portanto, antes de consumir a bebida, saiba o que os especialistas falam a respeito.

Café com limão emagrece: benefícios do café

Café com limão emagrece: mitos e verdades sobre a bebida
Pajaris

Em suma, o café torrado possui mais de mil compostos bioativos, tendo a cafeína e o ácido clorogênico (CGA) como os compostos mais ativos. Graças a sua capacidade antioxidante, que inclusive protege o organismo contra o crescimento do câncer de fígado, próstata, endometrial, mama, gastrointestinal e colorretal.

Da mesma forma, o café reduz os riscos de desenvolver doenças como a diabetes tipo 2, doenças cardíacas, hepáticas e depressão. Além de prevenir o desenvolvimento da doença de Alzheimer e de Parkinson.

Enfim, a cafeína também ajuda a aumentar a energia, o que auxilia na melhora do desempenho ao realizar atividades físicas de resistência. Além de favorecer o aumento do metabolismo, resultando na queima calórica e consequentemente, na perda de peso.

Café com limão emagrece: benefícios do limão

Vix

Em suma, o limão é rico em vitamina C e flavonoides, que atuam como poderosos antioxidantes. De acordo com pesquisas, a vitamina C e os flavonoides cítricos auxiliam na redução do risco de câncer de esôfago, estômago, pâncreas e de mama.

Da mesma forma, os compostos presentes no limão auxiliam na prevenção de doenças cardíacas. Inclusive, a vitamina C ajuda a melhorar o sistema imunológico e no combate de infecções.

Café com limão emagrece: verdade ou mito sobre os benefícios da bebida

Devido aos benefícios oferecidos pelo café e pelo limão, que protegem o organismo de doenças crônicas. Muitas pessoas acreditam que ao juntar esses dois componentes vai potencializar seus efeitos. E proporcionar diversos benéficos para a saúde, por exemplo:

1- Ajuda a queimar gordura

Culinária pra Valer

De acordo com especialistas, tanto o limão, quanto o café não possuem o poder de derreter a gordura. Inclusive, o uso em excesso de café aumenta as chances do desenvolvimento de pressão alta.

Na verdade, se você quer queimar gordura, é preciso consumir menos calorias. Ou, então queimar mais calorias, através da prática de exercícios físicos regularmente.

Portanto, afirmar que café com limão emagrece é errado. No entanto, estudos mostram que o café ajuda na perda de peso, pois a cafeína atua estimulando o tecido adiposo marrom (TAM). Tecido esse que é capaz de metabolizar carboidratos e gorduras, mas, que diminui sua atividade com a idade. Dessa forma, ao consumir uma xícara de 240 ml de café faz com que a atividade TAM aumente durante 3 horas após sua ingestão, resultando na queima calórica e consequentemente, na perda de peso.

Enfim, o que proporciona a perda de peso é o café e não a mistura entre ele e o limão.

2- Alivia dor de cabeça

Café com limão emagrece: mitos e verdades sobre a bebida
Vix

A cafeína presente no café possui efeito vasoconstritor, ou seja, ela aperta os vasos sanguíneos. Dessa forma, o fluxo sanguíneo na direção da cabeça diminui fazendo com que alivie a dor de cabeça. Além disso, estudos apontam que a cafeína tem o poder de amplificar os efeitos de medicamentos indicados para dor de cabeça ou enxaquecas.

Por outro lado, também há estudos que afirmam que a cafeína pode causar dor de cabeça em algumas pessoas ao juntá-la com outras bebidas e alimentos. Como, chocolate, álcool, frutas cítricas como o limão, por exemplo.

Por isso, tomar café com limão pode aliviar ou piorar a dor de cabeça. Mas, o que ajuda a reduzir a dor é a cafeína e não a junção com limão.

3- Alivia a diarreia

Medis

Nesse caso, é preciso consumir o café moído com limão e não beber a bebida. No entanto, não há evidências de que o limão seja indicado para o tratamento de diarreias.

Da mesma forma, o café estimula o intestino aumentando a necessidade de evacuar. Além disso, possui efeito diurético o que pode piorar a diarreia e aumentar a perda de líquidos, levando a desidratação.

4- Benefícios para a pele

Café com limão emagrece: mitos e verdades sobre a bebida
Dicas de Mulher

Segundo estudos realizados, o consumo de café pode ajudar na redução de descamações da pele, melhorando e reduzindo a deterioração da barreira cutânea.

Já a vitamina C presente no limão auxilia na produção de colágeno (proteína responsável pela força e elasticidade da pele). Além disso, sua ação antioxidante protege o organismo contra os efeitos dos radicais livres causados pela exposição ao sol.

Portanto, você pode ter esses benéficos consumindo o café e o limão separadamente, já que não há comprovação científica que a junção dos dois componentes potencialize os benefícios.

Café com limão emagrece: opinião dos especialistas

Café com limão emagrece: mitos e verdades sobre a bebida
Dicas de Mulher

Segundo especialistas, o café e o limão possuem propriedades benéficas à saúde. Mas, não há evidências científicas que café com limão emagrece.

“Café, quente ou frio, nunca fez você perder peso. Estimula os batimentos cardíacos e faz com que você gaste um pouco mais de energia. Muito café também pode causar insônia e até mesmo problemas cardíacos. Já o limão é rico em vitamina C e é antioxidante, mas não tem o menor efeito na perda de peso”, afirmou o professor Pierre Dechelotte, presidente da Sociedade Francófona de Nutrição Clínica e Metabólica.

O especialista ainda acrescentou que ao combinar o café com o limão pode resultar em uma bebida agressiva para as membranas mucosas. Causando distúrbios digestivos e interrupção da fome.

Da mesma forma, a médica e pesquisadora de nutrição, Cécile Bétry afirmou que:

“Não há absolutamente nenhuma base científica para dizer que haveria um benefício para a perda de peso com uma meta significativa de emagrecimento ao misturar os dois”.

Por fim, a nutricionista Micaela Remuzzi, que trabalha nos centros de saúde DIM na Argentina também afirmou que:

“Essa combinação está se tornando cada vez mais popular nas redes sociais, por mais prejudicial que possa ser para o trato digestivo, aumentando a azia e podendo gerar ou aumentar sintomas como refluxo, diarreia e danos à flora intestinal”.

Portanto, embora pareça eficaz no início, a perda de peso pode não ser eficaz em longo prazo.

Café com limão emagrece: receita

Café com limão emagrece: mitos e verdades sobre a bebida
Vix

Apesar de não haver confirmação científica sobre se o café com limão emagrece, é certo que individualmente eles são benéficos a saúde. Portanto, desde que aliado a prática de exercícios físicos regulares e uma alimentação equilibrada, a bebida pode ajudar no emagrecimento, entre outros benefícios. Dessa forma, para preparar a bebida você vai precisar de:

Ingredientes

  • 1 xícara de café frio
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • Açúcar
  • Essência de baunilha
  • 2 cubos de gelo

Modo de preparo e como consumir

Primeiramente, misture o café com o suco de limão. Em seguida, use o açúcar e a essência de baunilha a gosto. Então, acrescente os cubos de gelo e pronto. Consuma a bebida durante o dia, pois, como é uma mistura estimulante, evite seu consumo à noite.

Enfim, mesmo com seus benefícios à saúde, especialista alertam sobre o uso em excesso do café. Pois, a cafeína pode levar ao vício. Além disso, a cafeína também pode causar distúrbios do sono e aumentar o risco de aborto. Enquanto que, o limão apesar de ser raro, existe algumas pessoas que são alérgicas ao suco, sementes ou cascas de frutas cítricas.

Por isso, antes de consumir a bebida, procure um médico nutricionista para esclarecer suas dívidas. Além disso, adote uma alimentação balanceada e pratique exercícios físicos regularmente.

E se você gostou dessa matéria, leia também: Borra de café no rosto: razões para você não usar esse esfoliante caseiro.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

5 1 vote
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você