Curiosidades

Casas no mapa astral – Características e significados de cada uma

As 12 casas no mapa astral são vários campos diferentes da vida onde os signos e os planetas vão manifestar suas energias.

O mapa astral de cada pessoa é único e dispõe de várias características que vão ajudar a definir traços de personalidade, sentimentos, vivências, modo de enxergar o mundo e até mesmo aspectos do futuro. Contudo, o mapa astral não é baseado apenas em signos e planetas. As casas no mapa astral são essenciais para o autoconhecimento e como as energias vão se manifestar durante a vida.

Assim então, no mapa astral os signos estão dispostos em 12 casas, que representam 12 divisões do céu. Então, cada uma dessas divisões está ligada a uma área específica da vida, que funciona como campo de experiência para que as energias dos signos e planetas moldem as circunstâncias.

Essas divisões são estabelecidas de acordo com o local, data e hora exata do nascimento de cada indivíduo, características necessárias para construir o mapa astral pessoal. As casas são várias áreas da vida, mas são agrupadas em três e quatro grupos distintos. Os três grupos são as casas angulares, sucedentes e cadentes. Já a outra divisão em quatro está relacionada às posições do hemisfério: norte, sul, leste e oeste. Cada uma dessas divisões tem um porquê e você vai ver logo abaixo.

As casas astrológicas e os signos que as representam no mapa astral

Casas no mapa astral — Características e significados de cada uma
Freepik

É necessário associar o ascendente à casa 1 para iniciar o processo de entendimento da casa de cada signo no seu mapa astral. Para exemplificar, suponhamos que você tenha ascendente em virgem, sendo assim ela se torna a casa 1 do seu mapa e em uma sequência anti-horária os signos são atribuídos a uma casa no mapa. Portanto, a casa dois será regida pelo signo de libra, a casa 3 escorpião, e assim por diante até fechar o ciclo das 12 casas.

As casas astrológicas e o que elas significam no mapa astral

Casa 1

A casa do signo ascendente representa a personalidade da pessoa em questão, bem como ela se mostra para o mundo, seu temperamento, jeito de ser e como as pessoas vão te enxergar. Além disso, a casa 1 diz respeito também à aparência, corpo e aspectos físicos.

Casa 2

Esta casa representa o valor que você dá às coisas, desde materiais até as pessoais. Ela tem a ver com o valor que tem para você sobre suas finanças, bens, sentimentos, autoestima e sua capacidade de ganhar dinheiro e cuidado com sua segurança.

Casa 3

A terceira casa é a casa da comunicação, sobretudo, o conhecimento e o compartilhamento dessa sabedoria. Sendo assim, ela pode definir escolhas de cursos, faculdades e interesses. Não somente isso, como também é a casa responsável pelo seu ambiente familiar, seus vínculos com irmãos, tios e parentes.

Casa 4

Casas no mapa astral — Características e significados de cada uma
A Gazeta

Esta casa tem a finalidade de representar a relação do indivíduo com a família, suas origens, memórias afetivas e as influências que esses quesitos têm na vida da pessoa. Em resumo, a casa 4 representa o lar de

A quarta casa, que é a da família, ou o “eu” em relação à família, significa o ego que criamos a partir do passado, as origens genéticas, a memória, o autodesenvolvimento, etc. Em resumo, essa casa representa o lar e heranças genéticas.

Casa 5

Essa casa abrange os hobbies e tudo o que diverte e dá prazer. Sendo assim então, ela tem ligação forte com os prazeres que a pessoa tem em realizar alguns tipos de atividades, isso inclui esportes, flertes e romances. Ainda mais, essa casa também é importante para casais com filhos, pois diz respeito da educação e do amor que a pessoa vai transmitir para eles.

Casa 6

A sexta casa é a casa do serviço, da saúde e voluntariado. Essa casa tem como intuito compartilhar coisas com os outros, mais precisamente servir outra pessoa que precisa de algo, além de trabalhar o bem-estar e o cotidiano.

Casa 7

Essa é a casa responsável pelo interpessoal em relação ao próximo ou relacionamentos. Essa é a casa do descendente no mapa, fala sobre parcerias conjugais e de negócios, e quem a pessoa procura como companheiro.

Casa 8

Essa provavelmente é uma das casas mais profundas do mapa astral, pois ela simboliza transformação pessoal e autoconhecimento. Além disso, ela trata sobre valores sociais, às vezes se refere aos recursos compartilhados, incluindo heranças.

Casa 9

Casas no mapa astral — Características e significados de cada uma
Jornalismo Junior

A nona casa é a casa da filosofia e expansão da consciência. Nesta casa nós aprofundamos em nossos próprios pensamentos, onde estão as preocupações, o conhecimento e é onde expandimos nosso potencial. Línguas estrangeiras, religiosidade e viagens são abordadas aqui.

Casa 10

Essa é a casa do seu dom e da sua carreira profissional, representando sua vida pública, sucesso, prestígio e o reconhecimento. Sobretudo, ela fornece as projeções para o seu futuro.

Casa 11

A décima primeira casa abrange seu ciclo social e os grupos os quais você participa. Ela funciona como sua marca social, tem ligação com criatividade, esperança, e questões de comunidade.

Casa 12

A décima segunda casa representa, sobretudo, o “karma”, mais conhecida como “lei do retorno”. Aqui você encontra aspectos da sua saúde mental e a experiência de vida.

Casas no mapa astral: Angulares, Sucedentes e Cadentes

Casas no mapa astral — Características e significados de cada uma
Signos

De maneira idêntica aos signos que tem as definições Cardinal, Fixo e Mutável para dividi-los, as casas tem as denominações Angulares, Sucedentes e Cadentes para se referir às posições análogas das casas. Veja abaixo as características de cada tipo e suas respectivas casas no mapa astral:

Casas Angulares

As casas angulares estão nos ângulos principais do mapa astral, sendo eles a casa 1, casa 4, casa 7 e casa 10. Essas casas têm a finalidade de nos mostrar como lidar com a realidade, como iniciar as coisas e diz muito sobre o próprio ego.

Casas Sucedentes

Os meios que você utiliza e coleciona para alcançar o seu sucesso, seja ele material, financeiro, íntimo ou de segurança, são representados pelas casas sucedentes. Como resultado, esse sucesso te dá alguma satisfação ou prazer. As casas sucedentes são casa 2, casa 5, casa 8 e a casa 11, e estão ligadas aos signos fixos.

Casas Cadentes

As casas cadentes têm como palavra-chave principal a “dispersão”. Portanto, um de seus significados é “dar” ou “doar”, e tem a ver com o processo de ação e reação, a fim de trabalhar como você lida com as consequências dos seus atos. Em resumo, as casas nessa seleção usam o que você aprendeu para dar seguimento aos próximos passos da sua vida. Então, as casas cadentes são casa 3, casa 6, casa 9 e casa 12.

As casas nos hemisférios

Casas no mapa astral — Características e significados de cada uma
Shutterstock

O mapa astral é dividido como uma bússola, em norte, sul, leste e oeste, onde cada um tem um significado distinto, separando as casas. Essa é mais uma divisão que define se o mapa tem mais planetas acima ou abaixo do horizonte (norte e sul) ou se eles estão nascendo ou se pondo (leste e oeste)

Casas no mapa astral: Hemisfério Norte

Este hemisfério está relacionado com seu eu consigo mesmo, ou seja, autoconhecimento. Ele vai da primeira até a sexta casa, e quanto mais planetas nesse hemisfério, mais trancado dentro de si mesmo você é.

Casas no mapa astral: Hemisfério Sul

Quanto mais planetas no hemisfério sul, mais visibilidade no mundo você buscará. Caso você tenha muitos planetas nesse hemisfério, você terá dificuldades de parar para olhar para dentro de si mesmo e resolver seus problemas. As casas vão da sétima até a décima segunda casa.

Casas no mapa astral: Hemisfério Leste

A terceira, segunda, primeira, décima segunda, décima primeira e décima casa fazem parte do hemisfério leste, e quanto mais planetas nessas casas, mais você é ambicioso, egocêntrico e apaixonado no próprio livre arbítrio.

Casas no mapa astral: Hemisfério Oeste

Abrange as casas da nona até a quarta, e quanto mais planetas nesse quadrante, mais dependente dos outros você é. Desse modo, você vai se envolver em situações que não poderá agir como gostaria, mas o seu mapa indicará como você vai aprender essa lição.

Casas no mapa astral — Características e significados de cada uma
Astromundus

A importância das casas no mapa astral

Primeiramente, você precisa saber o horário exato em que nasceu para que seu mapa astral, incluindo planetas e casas sejam certamente definidos. Caso nunca tenha feito o seu mapa astral, veja como fazer aqui. É de extrema importância o conhecimento do horário de nascimento, pois ele dá a sequência para os demais processos de conhecimento do seu mapa astral.

É importante ressaltar que as casas não são energéticas como os planetas, signos e elementos que interferem no ser humano. As casas são responsáveis pelos campos de experiência da vida terrena, onde as energias irão se manifestar.

Por fim, você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Lua Cheia – A energia da lua e fases, ritual de abundância e simpatias

Fontes: Personare, Astrolink, Uol.

Imagens: BBSNEWS, Jornalismo Junior, Freepik, A Gazeta, S, Shutterstock, Astromundus.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você