Curiosidades

Decanatos dos signos: o que são e como influenciam todo o zodíaco

Os decanatos dos signos acabam influenciando diretamente a sua personalidade e são definidos pelo dia em que você nasceu.

Qualquer pessoa apaixonada em astrologia sabe que seu signo solar não lhe diz muito sobre sua personalidade. Na verdade, o signo solar apenas arranha a superfície de tudo que nós somos. Muitos tentam se compreender mais ao estudar o signo lunar ou seu ascendente. Contudo, outros procuram se aprofundar em conceitos mais intrincados, como os decanatos dos signos!

Para entender os decanatos, primeiro você precisa saber que a Roda do Zodíaco possui 360 graus. A Roda é dividida em doze partes iguais, cada uma com 30 graus, que representam os signos. Os decanatos nada mais são que a divisão entre os graus do próprio signo.

Como cada signo têm três decanatos, ou seja, cada um deles é representado por 10 graus. Para ficar mais fácil de entender, relacione esses graus com dias no mês. Por exemplo, se você nasceu entre os dias 21 e 30 de março, você é do primeiro decanato de Áries, e assim sucessivamente.

Cada decanato é definido pela triplicidade, que nada mais é que uma palavra difícil para explicar os elementos presentes no zodíaco. A palavra Triplicidade representa um grupo de três signos que pertencem ao mesmo elemento.

Você provavelmente conhece o elemento de seu próprio signo, mas vamos conhecer todos agora? Bem, existem três signos de Fogo, sendo eles: Áries, Leão e Sagitário. Três signos de Terra que são Touro, Virgem e Capricórnio. Três signos de Ar conhecidos como Gêmeos, Libra e Aquário. E três signos de Água: Câncer, Escorpião e Peixes.

Como descobrir os decanatos dos signos?

Como já foi explicado, cada signo é dividido em três decanatos, e a influência de cada decanato é definida pela triplicidade. O primeiro decanato do signo representa o tipo “mais puro” do signo, enquanto a segunda é um tanto influenciada pelo signo seguinte da mesma triplicidade, e a terceira parte novamente pelo próximo signo do elemento.

Por exemplo, dez dias do signo de Áries são o decanato ariano mais puro, os dez dias seguintes emprestam algumas qualidades de Leão, o segundo signo de fogo na ordem e, finalmente, o terceiro decanato é influenciado por Sagitário. Deu pra entender?

Mas, você achou que acabava por aqui? Não mesmo! Você provavelmente sabe que cada signo é regido por um planeta, certo? Portanto, além dos decanatos definirem algumas outras características “emprestadas” dos signos na triplicidade, eles também pegam um pouco de seu planeta regente.

Sendo assim, se você for um ariano do segundo decanato, por exemplo, além de ter alguns traços de personalidade de Áries e de seu planeta regente Marte, também terá traços de leoninos e também será regido pelo Sol. Muito complicado, né? Mas também é muito interessante! E aí, quer conhecer mais sobre o seu decanato? É só procurar sua data de aniversário na nossa lista!

Confira os decanatos dos signos!

Áries: 21 de março a 19 de abril

Áries

Primeiramente, áries é regido pelo planeta Marte, nomeado em homenagem ao deus romano da guerra. Isso faz completo sentido, já que é o planeta da ação, da paixão e, também, da agressividade! Se você conhece um ariano, sabe bem o que isso significa. Além de apaixonados, os arianos também tendem a ser confiantes, competitivos, ambiciosos e independentes.

A pessoa nascida entre 21 e 30 de março faz parte do primeiro decanato de Áries, que é governado por Marte. Ou seja, as pessoas nascidas entre esses dias vão ser arianas puras! Entre o dia 30 de março e 9 de abril nascem os pertencentes ao segundo decanato de Áries, que emprestam algumas qualidades de Leão e também são regidos pelo Sol. Dessa forma, entre 10 e 19 de abril se encontra o terceiro decanato de Áries, regido por Sagitário e tendo Júpiter como seu regente secundário.

Touro: 20 de abril a 20 de maio

Touro

Esse signo é regido por Vênus, um planeta que preza pelo amor, prazer sensual e também por dinheiro. Sendo assim, um típico taurino se interessa por estética e gosta de envolver seus sentidos tanto quanto possível. Apesar do gosto refinado, taurinos também são conhecidos por sua paciência, já que quem espera sempre alcança, não é mesmo?

Bem, os nascidos entre 20 e 29 de abril são do primeiro decanato de Touro, governado por Vênus. Pessoas nascidas neste decanato irão, portanto, ser taurinas clássicas. Entre 30 de abril e 9 de maio nascem os taurinos do decanato de Virgem, que tem Mercúrio como seu segundo regente. Já os nascidos entre 10 e 19 de maio são do terceiro decanato de Touro, pegando algumas influências de Capricórnio e Saturno.

Gêmeos: 21 de maio a 20 de junho

Gêmeos

Esse signo é regido por Mercúrio, que foi nomeado a partir do mensageiro dos deuses romanos! Sendo assim, nada mais justo que Gêmeos ser o signo mais sociável do zodíaco, não é mesmo? Além de ser o planeta da comunicação, Mercúrio também é considerado um planeta do intelecto. Dessa forma, os geminianos são conhecidos por serem sociáveis, curiosos, perspicazes e bem informados.

Entre 21 e 30 de maio nascem nossos geminianos puros, do primeiro decanato de Gêmeos e regidos por Mercúrio. De 31 de maio a 9 de junho vem os nascidos do segundo decanato, o de Libra, sendo regidos também por Vênus. Para finalizar o signo de Gêmeos, o terceiro decanato é representante dos nascidos entre 10 e 20 de junho, sendo influenciado por Aquário e Urano.

Câncer: 21 de junho a 22 de julho

Câncer

Esse signo é regido pela Lua, que além de controlar a maré dos mares também controla as emoções humanas. Contudo, uma coisa que a Lua não consegue controlar são suas fases e isso também é real para o seu signo regido. Por esse motivo, os cancerianos tendem a ser sensíveis, intuitivos, profundos e, por vezes, instáveis.

Os puros cancerianos nascem entre 21 e 30 de junho. Já entre 1 de julho e 10 de julho nascem os cancerianos do segundo decanato, influenciados por Escorpião e Plutão. Ademais, entre 11 e 22 de julho nascem os cancerianos do terceiro decanato, que pegam algumas referências de Peixes e são regidos por Netuno.

Leão: 23 de julho a 22 de agosto

Leão

Esse signo é regido pelo Sol, que traz calor, brilho e chama a atenção de todo o cosmos. Tudo bem que o Sol não é bem um planeta, mas é certo que ele faz os planetas girarem ao seu redor, não é mesmo? Mais uma vez isso se prova real para seus regidos, já que todo leonino é conhecido por ser apaixonado por atenção e por ser ardente e brilhante como o Sol!

Nossos solzinhos puros nascem entre os dias 23 de julho e 1º de agosto, sendo do primeiro decanato de Leão e regidos pelo sol. Através dos dias 2 e 11 de agosto nascem os leoninos do segundo decanato, o de Sagitário, regido também por Júpiter. Sendo assim, entre 12 e 22 de agosto nascem os leoninos do terceiro decanato, o de Áries e Marte!

Virgem: 23 de agosto a 22 de setembro

Virgem

O astro em questão também é regido por Mercúrio, nosso planeta comunicativo e intelectual. Mas, diferente dos geminianos que puxaram o lado mais comunicativo de seu planeta, os virginianos certamente puxaram os traços intelectuais, já que tendem a ser pensadores profundos. Além disso, Mercúrio também influencia os virginianos a serem organizados, detalhistas e sempre pontuais.

Os virginianos puros vêm ao mundo entre 23 de agosto e 1 de setembro, fazendo parte do primeiro decanato de Virgem e sendo regidos por Mercúrio. Em seguida vêm os nascidos entre 2 e 11 de setembro, que pertencem ao segundo decanato de Virgem, influenciados por Capricórnio e Saturno. Sendo assim, entre 12 e 22 de setembro, nascem os virginianos do terceiro decanato, o de Touro e Vênus.

Libra: 23 de setembro a 22 de outubro

Libra

Mais um repeteco: Libra é regida por Vênus, o planeta do amor e do prazer sensual. Contudo, os librianos, diferente dos taurinos, tendem a ser um pouco mais românticos, demonstrando também um interesse e dom para a estética.

De 23 de setembro a 2 de outubro nascem os pertencentes ao primeiro decanato de Libra, regidos por Vênus. Depois disso, entre 3 e 12 de outubro, vêm os pertencentes ao segundo decanato, o de Aquário e Urano. Por fim, entre 13 e 22 de outubro, nascem os librianos do terceiro decanato, influenciados diretamente pelo signo de Gêmeos e pelo planeta Mercúrio.

Escorpião: 23 de outubro a 21 de novembro

Escorpião

Esse signo é regido por Plutão, o planeta da escuridão e do mistério. Sendo nomeado em homenagem ao deus do submundo, nada mais natural que um certo mistério tenha sido atrelado ao signo regido por este planeta. Além de todo esse mistério, os escorpianos são conhecidos por seus charmes enigmáticos e por sua intuição aguçada. 

Os escorpianos mais puros nascem entre 23 de outubro e 1 de novembro, sendo eles do primeiro decanato de Escorpião e regidos por Plutão. Depois disso, entre 2 e 11 de novembro, vêm os nascidos do segundo decanato, o de Peixes e Netuno. Já entre 12 e 21 de novembro nascem os escorpianos do terceiro decanato, influenciados por Câncer e também pela Lua.

Sagitário: 22 de novembro a 21 de dezembro

Sagitário

Esse signo é regido por Júpiter, o planeta da fortuna e da aventura. Como resultado, os nascidos sob este signo tendem a ser otimistas, de espírito livre e sempre dispostos a uma experiência nova.

Os bem afortunados 100% sagitarianos nascem entre os dias 22 de novembro e 1 de dezembro, sendo do primeiro decanato e regidos por Júpiter. Além disso, entre 2 e 11 de dezembro, nascem os sagitarianos do segundo decanato, o de Áries, sendo regidos também por Marte. Sobretudo, entre 12 e 21 de dezembro se encontra o terceiro decanato de Sagitário, o de Leão e do Sol.

Capricórnio: 22 de dezembro a 19 de janeiro

Capricórnio

Esse signo é regido por Saturno, o planeta da disciplina, do trabalho árduo e da ambição. Como resultado, os capricornianos são todas essas coisas: trabalhadores, disciplinados e ambiciosos. Eles vivem para esmagar até mesmo os objetivos mais desafiadores!

Os capricornianos mais determinados nascem entre 22 e 31 de dezembro sendo do primeiro decanato de Capricórnio e regidos por Saturno. Depois disso, entre 1 e 10 de janeiro, nascem os capricornianos mais apaixonados, os do segundo decanato, regidos por Touro e Vênus. Sendo assim, os capricornianos do terceiro decanato nascem entre 11 e 19 de janeiro, emprestando algumas características de Virgem e de Mercúrio.

Aquário: 20 de janeiro a 18 de fevereiro

Aquário

Esse signo é regido por Urano, o planeta da individualidade e do radicalismo. Sendo assim, os nascidos deste signo tendem a estar à frente de seu tempo, são extremamente inovadores e até mesmo um pouco excêntricos.

Entre 20 e 29 de janeiro nascem os aquarianos puros, do primeiro decanato de Aquário, e regidos por Urano. Depois disso, entre 30 de janeiro e 8 de fevereiro, nascem os aquarianos do segundo decanato, o de Gêmeos e Mercúrio. Sendo assim, entre 9 e 18 de fevereiro nascem os aquarianos do terceiro decanato, que tem algumas qualidades de Libra e de Vênus!

Peixes: 19 de fevereiro a 20 de março

Peixes

Enfim, peixes é regido por Netuno, o planeta da imaginação e da espiritualidade. Indivíduos típicos de Peixes são conhecidos por sua criatividade e intuitividade natas, além de serem intensos emocionalmente. 

Os piscianos mais puros nascem no primeiro decanato, entre 19 e 28 de fevereiro, e são regidos por Netuno. Entre 1 e 10 de março nascem os piscianos do segundo decanato, o de Câncer, sendo então parcialmente regidos pela Lua. E, finalmente, entre 11 e 20 de março vem os piscianos do terceiro decanato, o de Escorpião e Plutão!

Por fim, você curtiu descobrir os decanatos dos signos? Então você também vai gostar desse: Signo de leão no amor: os signos que mais combinam com os leoninos

Fontes: Astrocentro, Metrópoles, Tarot, Well + Good, Astroroom, Tão Feminino

Imagens: Pixabay, iStock Allexxandar, Wallpaper Abyss, iStock Pixelparticle

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você