Primeiramente, é importante destacarmos a dieta paleo, é mais bem conhecida como, dieta paleolítica. Isso se dá, justamente por conta dos fundamentos dessa dieta. Basicamente, a dieta paleo tem como princípio, seguir os mesmos regimes alimentares, que nossos ancestrais os homens das cavernas durante a Era Paleolítica faziam.
Sobretudo, a dieta deles se baseava na caça de animais e na coleta de vegetais nas florestas. Assim sendo, a dieta paleo estabelece que a alimentação deve se restringir em mais ou menos, 19 a 35% por proteínas, 22 a 40% por carboidratos e 28 a 47% de gorduras. Além dos alimentos frescos e naturais.
De modo geral, essa dieta é mais indicada para quem quer perder peso, ter uma saúde melhor, controlar os níveis de açúcar no sangue ou que queira modificar o estilo de vida para mais saudável e também mais naturalista. Contudo, essa dieta não é indicada para todas as pessoas e ainda antes de iniciá-la nós indicamos que faça acompanhamentos.
Pois, será necessário que o médico faça o acompanhamento e o plano nutricional específico para você. Basicamente, isso se torna necessário, justamente por ser uma dieta bem restritiva e um pouco radical. Portanto, se quer começar, procure evitar o radicalismo e procure por acompanhamento médico.
Enfim, vem conferir mais sobre a dieta paleo.
Como fazer a dieta paleo?
Antes de mais nada, é importante destacar que a dieta paleo é considerada como um estilo de vida. Até porque, ela não estabelece quantidades de calorias e nem conta o número de refeições ao dia. Ou seja, você pode comer carne à vontade e também poderá estabelecer o seu cardápio.
Assim sendo, essa liberdade de horário pode ser prejudicial para algumas pessoas. Pois, em vez de emagrecer, pode na verdade engordar. De modo geral, para se fazer a dieta paleo você precisa banir do seu cardápio alimentos processados, açúcares, carboidratos, bebidas e todo tipo cereal e leguminosa.
Portanto, você só se alimentará de proteínas, folhas, frutas, alimentos naturais e alimentos ricos em gorduras saudáveis. Como por exemplo, nozes, carnes com baixo teor de gordura, peixe e marisco.
A título de curiosidade, a dieta paleo prega também o jejum intermitente. Inclusive, a justificativa deles para tal atitude, é o fato de que os homens das cavernas às vezes demoravam para encontrar comida. Contudo, o jejum prolongado pode causar hipoglicemia, dificuldade de concentração, perda de massa muscular, e outros males.
O que comer?
Acima de tudo, a base da alimentação da dieta paleo se resume em frutas e vegetais, carnes com baixo teor de gordura, frutos secos, sementes e gorduras, café e chá. Sobretudo, se comparar com as demais dietas, a dieta paleo consome 25 a 30% de proteínas diariamente, enquanto as outras vai mais ou menos até 15% de proteína.
Basicamente, a dieta paleolítica também procuram por alimentos minimamente processados e por gorduras naturais. Como por exemplo, óleo de coco, azeite, castanhas e outros óleos vegetais. E claro, não podemos deixar de destacar as proteínas, que são cortes magros de vaca, peixe, aves, ovos, frutos do mar e queijos curados.
Acima de tudo, as carnes deverão ser consumidas, só se forem baixas em gordura. Contudo, vale destacar que em casos de doença renal crônica e gotas, o consumo excessivo de carnes deve ser evitado.
Enquanto, os carboidratos, só serão aceitos se vierem de raízes e tubérculos. Como por exemplo, batata, mandioca, nhame, mandioquinha e batata doce. Além do mais, nessa dieta eles valorizam muito o consumo de frutas e vegetais, principalmente, se estiverem cruas, com casca ou com bagaço.
1- Proteínas
Podem ser consumidos, carne de rã, porco, frango, peru, ovo, carne de cordeiro, carne de cabra, fígado, língua e tutano. Além disso, também podem ser consumidos pescados e mariscos.
2. Frutos secos, sementes e gorduras
Basicamente, você pode incluir amêndoas, castanha do Pará, castanha de caju, avelãs, nozes, pistache, macadâmia, abóbora, gergelim e sementes de girassol. Além do mais, pode consumir azeite de oliva, de abacate e de linhaça. Mas, com moderação. Pode incluir também mel e frutas secas.
3. Café e chá
Sobretudo, o café e o chá podem ser incluídos na alimentação, mas com moderação. Aliás, nós indicamos que seja 1 vez por dia e sem a adição de açúcar.
Alimentos que devem ser evitados
- Cereais e alimentos que contenham: arroz, trigo, aveia, cevada, quinoa e milho;
- Grãos: feijão, amendoim, soja e todos os produtos, como tofu, ervilhas e lentilhas;
- Tubérculos: mandioca, batata, inhame, aipo e produtos derivados;
- Açúcares e qualquer alimento ou preparação que contenha açúcar, como biscoitos, bolos, sucos pasteurizados e refrigerantes;
- Leite e derivados, como queijos, iogurtes, creme de leite, leite condensado, manteiga e sorvete;
- Alimentos processados e empacotados;
- Carnes gordurosas, como bacon, mortadela, salsicha, pele de peru e de frango, presunto, calabresa, salame, conservas de carne, porco e costelinha;
- Sal e alimentos que o contenham.
Essa dieta é segura?
Basicamente, essa dieta assim como as demais dietas restritivas é necessário acompanhamento médico, para que eles façam o planejamento alimentar de acordo com a sua saúde. Além do mais, se a dieta paleo for planejada sem os devidos acompanhamentos, pode ocorrer deficiência nutricional e aumento dos níveis de gordura no sangue.
Sobretudo, essa dieta não é indicada para indivíduos com problemas nos rins. Pois, nesse caso pode ocorrer a sobrecarga de proteínas. Além do mais, também não é indicada para quem tem compulsão alimentar. Pois, nesse caso o indivíduo pode ter crises, justamente por conta da retirada dos carboidratos.
Acima de tudo, portadores de diabetes e pessoas com problemas cardiovasculares, precisam ainda mais de acompanhamento. Pois, o excesso de gordura saturada pode descontrolar estas doenças. E também, é importante destacar que as pessoas com depressão e outros problemas psiquiátricos precisam de acompanhamento médico.
Dieta Paleo ajuda a emagrecer?
Sobretudo, essa dieta pode ajudar sim a emagrecer. Basicamente, isso ocorre justamente, por ser uma dieta que restringe o consumo de alimentos processados e industrializados. Além de reduzir o consumo de carboidratos, os quais inclusive, são responsáveis por elevar os níveis de glicose na corrente sanguínea.
Ao elevar, a glicose fica em excesso, e consequentemente se transforma em gordura, o que leva ao acúmulo no tecido adiposo. Por isso e por outros motivos, os carboidratos refinados são excluídos da dieta, o que aliás, contribui para o emagrecimento.
A dieta paleo é também rica em vegetais, fibras e proteínas. Basicamente, esses nutrientes podem aumentar a saciedade e reduzir a vontade de comer. Ou seja, pode provocar o emagrecimento. Além do mais, como ela elimina os alimentos industrializados, isso faz com que reduza as calorias do corpo e melhore o metabolismo.
De modo geral, a dieta paleo, é considerada por muitos estudiosos como a dieta que promove a perda de peso mais rápida. Contudo, alguns estudos apontam que os quilos perdidos tendem a voltar um tempo depois. Ou seja, pdoe não ser tão benéfica assim. Pois, pode provocar um efeito sanfona.
Vantagens
- A dieta permite o consumo somente de carboidratos de qualidade e com moderação;
- O consumo de carne se torna vantajoso.Pois a carne possui muita proteína e também aminoácidos essenciais;
- A dieta exige o consumo de bastante frutas e vegetais, os quais são ricos em nutrientes;
- O fato de dieta paleo exigir cortar o açúcar e alimentos processados melhoram a saúde, e também ajudam a emagrecer e manter um peso saudável;
- É uma dieta que exige o consumo de bastante água;
- Ajuda a perder peso e a levar uma vida mais saudável;
- Privilegia alimentos in natura;
- Bane alimentos considerados prejudiciais à saúde. Como os industrializados, embutidos, açúcares e doces
Desvantagens
- O consumo excessivo de alimentos ricos em proteínas, como a carne prejudica a saúde dos rins e retira o cálcio dos ossos;
- As frutas são ricas em frutose, e frutose é um tipo de açúcar. Por conta disso, pode ocorrer um certo exagero e aumento de ingestão de açúcar;
- Seguir essa dieta sem orientação pode levar a consumir muita gordura. Consequentemente, pode ocorrer um aumento de peso e prejuízos no que diz respeito à saúde;
- Alguns radicalistas indicam ficar de 16 a 24 horas sem ingerir nenhum alimento. Basicamente, fazer isso é muito perigoso, pois o jejum prolongado pode provocar problemas como hipoglicemia, irritabilidade, dor de cabeça, dificuldade de concentração, dentre outras complicações;
- A exclusão de alimentos considerados saudáveis e de vitaminas e minerais necessários para o organismo, como o feijão e os cereais integrais, pode trazer deficiências nutricionais.
Diferença entre a dieta Paleo e a Low Carb
De modo geral, a principal diferença entre eles é o fato de que enquanto na dieta paleo se evita todos os tipos de grãos ricos em carboidratos. Como por exemplo, arroz, trigo, milho e aveia, na dieta Low Carb, não é tão radical assim. Basicamente, nessa dieta ainda é permitido o consumo desses grãos. Porém, em pequenas quantidades.
Além dessa diferença, podemos destacar o fato de que a dieta Low Carb é permitido o consumo de alimentos processados. Porém, eles não podem ser ricos em açúcar, farinhas e outros carboidratos. Já na dieta paleo, como você já deve ter visto, indicam que você reduza ao máximo o consumo de industrializados.
Cardápio da Dieta Paleo
Sobretudo, caso você tenha ficado com interesse em começar a dieta paleo, nós trouxemos um cardápio de como se alimentar. Contudo, nós não indicamos essa dieta sem o auxilio médico, e sem o acompanhamento nutricional.
1º dia
- Café da manhã: Café sem açúcar + 2 ovos mexidos com tomate e cebola picados em cubo + 1 maça.
- Lanche da manhã: 1 punhado de frutos secas.
- Almoço/Jantar: 150 g de carne + acelga + tomate + cenoura e beterraba raladas + 1 fio de azeite + 1 tangerina.
- Lanche da tarde: 1 banana assada com 1 colher de chá de sementes de chia.
2º dia
- Café da manhã: Café sem açúcar com leite de amêndoas natural + omelete de espinafre + 2 fatia de abacate + 1 laranja.
- Lanche da manhã: 30 gramas de polpa de coco.
- Almoço/jantar: 150 gramas de salmão acompanhado de aspargos salteados em azeite de oliva + 1 pêra.
- Lanche da tarde: Palitos de cenoura e de aipo com guacamole caseiro.
3º dia
- Café da manhã: Café sem açúcar com leite de coco natural + salada de frutas.
- Lanche da manhã: Batido de abacate com leite de amêndoas natural + 1 colher de sopa de sementes de chia.
- Almoço/jantar: Macarrão com abobrinha com 150 gramas de carne moída com molho de tomate natural + salada crua temperada com azeite + 1/2 xícara de morangos picados.
- Lanche da tarde: 1 ovo cozido + 2 pêssegos médios.
Recomendações
Acima de tudo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica fazer a dieta paleo, com o acompanhamento de um profissional, como nutrólogos e nutricionistas. Pois, assim esses especialistas irão produzir uma dieta que se adeque ao seu caso e ao estado da sua saúde.
Sobretudo, o acompanhamento profissional, se torna imprescindível justamente pelo fato dessa dieta comprometer grande parte da ingestão de nutrientes. O que aliás, pode causar uma série de problemas de saúde. Isto é, se fizer a dieta de forma incorreta.
Enfim, agora que falamos sobre a dieta paleo, e sobre todos os seus benefícios e malefícios. Vale destacar que beber bastante água e praticar atividade física regularmente são atitudes que também podem te ajudar a emagrecer e prevenir doenças. Portanto, tente mudar o seu estilo de vida, também de outra forma.
Agora venha conferir mas uma matéria do Área de Mulher: O que é dieta militar? Como funciona, cardápios e dicas
Fontes: Tua saúde, Viva bem, Minha vida
Imagem de destaque: Dieta nunca mais