Saúde

Dieta da banana – Para que serve, cardápio + 8 dicas para começar

O segredos da dieta da banana é consumir a fruta pela manhã, ainda em jejum. A reação e os nutrientes da fruta, no estômago, estimulam o emagrecimento.

Se você está precisando eliminar alguns quilos extras de forma rápida e sem grandes esforços, a dieta da banana pode ser a solução.  Claro que você não vai comer só a fruta enquanto estiver nesse protocolo. No entanto, vai saber usar todo o potencial da banana para manter seu corpo eliminando calorias.

Além disso, a boa notícia é que, com a dieta da banana, não é necessário fazer exercícios físicos esgotantes. Porém, vale lembrar que a prática de exercícios físicos não serve somente para emagrecer. Colocar o corpo em movimento é um hábito importantíssimo para sua saúde física e mental.

Portanto, você deve continuar a praticar a modalidade que você já pratica. O detalhe é que você não precisará fazer qualquer esforço extra por causa da dieta em si.

Origem da dieta da banana

Dieta da banana- Para que serve, cardápio + 8 passos para fazer em casa

Mas, afinal, como a dieta da banana funciona? Se você está se perguntando isso, vale entender um pouquinho de sua origem.

Na verdade, essa dieta foi criada pela farmacêutica japonesa Sumiko Watanabe para seu marido, Hitoshi Watanabe. Logo após, ela se popularizou no Japão e também no mundo, uma vez que proporciona saciedade e estimula a perda de peso.

Assim sendo, essa dieta consiste em comer 4 bananas no café da manhã. Basicamente, as frutas precisam ser acompanhadas por 2 copos de água morna ou chá sem açúcar.

Vale destacar que a água com a banana forma um gel no estômago. Isso é benéfico porque ele demora a para ser digerido pelo organismo. Logo, proporciona a sensação de saciedade que já mencionamos.

Consequentemente, quem está na dieta da banana comerá menos nas próximas refeições. Além do mais, é possível seguir a dieta por quanto tempo desejar, já que ela se trata mais de um truque para enganar o estômago que de um regime em si.

Banana e suas riquezas

Dieta da banana- Para que serve, cardápio + 8 passos para fazer em casa
Fonte: Seguros inteligentes

É importante que você entenda que a banana foi escolhida justamente por carregar amidos e enzimas que auxiliam na digestão. Assim sendo, a fruta consegue melhorar o trânsito intestinal e alguns processos digestivos. E também, como já dissemos, ela pode contribuir para a saciedade e para emagrecer.

Além do mais, essa fruta é fonte de açúcar. Portanto, ingeri-la pela manhã garante energia suficiente para suas atividades físicas e mentais.

Além de tudo, ela é rica em frutooligossacarídeos ou FOS. Basicamente, eles se tratam de um probiótico que promove o crescimento de bactérias benéficas no intestino. Por causa disso, ela pode ajudar a reduzir as toxinas intestinais e ainda melhorar na absorção de nutrientes.

Inclusive, ela também é rica em potássio, mineral que exerce importante papel no controle da pressão arterial. Sem contar que é uma fonte de vitamina B6, a qual pode facilitar a comunicação entre músculos e nervos.

E, por último, a banana possui triptofano. Esse é um importante aminoácido, precursor da serotonina. Por sua vez, esta se trata de um neurotransmissor que ajuda a controlar a depressão, a ansiedade e a insônia.

Cardápio da dieta da banana

Dieta da banana- Para que serve, cardápio + 8 passos para fazer em casa
Fonte: Perdendo barriga

Antes de você perguntar, essa dieta não se resume em consumir somente bananas. Na verdade, ela só exige que você consuma a fruta em jejum, no café da manhã. Ou seja, nas outras refeições do dia você pode comer outros alimentos.

Como destacamos abaixo:

Café da manhã: 4 bananas acompanhada de chá ou 2 copos de água morna sem açúcar.

Almoço: A priori, todos os alimentos, menos doces e frituras estão liberados. Sobretudo, indicamos que você dê preferência para cereais integrais, peixe, legumes e verduras. E claro, em menores quantidades.

Lanche: Uma fruta à escolha.

Jantar: Comer antes das 20hrs. Lembre-se de dar preferência para cereais integrais, peixe, legumes e verduras, assim como no almoço.

Ceia: Não é permitido. Até porque indicamos que você se deite cedo.

Contraindicações

Dieta da banana- Para que serve, cardápio + 8 passos para fazer em casa
Fonte: Vix

A priori, essa dieta se baseia nas fibras da banana, que ajudam a saciar o apetite e a melhorar o intestino. Portanto, o ideal é que se evite banana-maçã, especialmente no caso de pessoas com prisão de ventre.

A melhor escolha para a dieta, aliás, são as bananas nanica ou prata.

8 passos para começar a dieta da banana

1- Coma apenas banana no café da manhã

Dieta da banana- Para que serve, cardápio + 8 passos para fazer em casa
Fonte: Veja.abril

Primeiramente, no café da manhã, você deve consumir exclusivamente as bananas. Ou seja, não vale comer um pãozinho, café ou até mesmo leite junto, tá bom?

Inclusive, o indicado é comer 4 bananas. Essa é uma quantidade mais que suficiente, até porque uma banana tem, em média, de 90 a 100 calorias.

Sobretudo, vale destacar que alguns nutricionistas acreditam que a banana pode não ser suficiente para você ficar saciado e também pode não ser suficiente para você conseguir toda a energia que precisa pela manhã.

Portanto, a dica é você consumir após 30 minutos ou 1 hora, um outro alimento que tenha aproximadamente 200 calorias. Você pode por exemplo, comer outras frutas com cereais integrais, como a aveia; e proteínas, como leite, iogurte, queijo e outros derivados.

2- Coma normalmente no almoço e no jantar

Dieta da banana- Para que serve, cardápio + 8 passos para fazer em casa
Fonte: Minha vida

A priori, na hora do almoço, só não é permitido sobremesas e frituras. O restante você poderá consumir com moderação. Inclusive, é por isso que essa dieta não é considerada rígida.

Sobretudo, o mais indicado é que você faça uso da escala de saciedade, cuja classificação vai de 1 a 10. Basicamente,  você deve entender que o ponto 7 é o que deixa você fica satisfeita, e sem a necessidade de um segundo prato. Enquanto, 10 é aquele que você fica com a sensação de estufamento e com desconforto por ter comido muito.

Portanto, a única coisa que você deve ter na hora dessas refeições maiores é consciência do que você está comendo, da quantidade de cada alimento. Inclusive, você não precisa se preocupar em cortar de vez o arroz do cardápio, por exemplo. Basta que você ingira menores quantidades de carboidratos por refeição.

3- Coma seu alimento conscientemente

Dieta da banana- Para que serve, cardápio + 8 passos para fazer em casa
Fonte: Notícias.uol

Você é daquele tipo que devora a comida em menos de 10 minutos? Se sim, está na hora de mudar esse hábito.

Basicamente, de acordo com especialistas, o nosso corpo pode demorar a entender que estamos comendo. Por isso, é importante que você mastigue bem e coma devagar. Porque assim você dará tempo para o seu organismo entender que você está se alimentando.

Outra dica é saborear o alimento e decifrar seus sabores. Afinal, fazendo isso, você pode transformar a refeição em uma experiência prazerosa.

Ou seja, aquele nome “dieta” deixará de ser o vilão. Até porque você terá dado um novo sentido a sua comida e, por fim, conseguirá abraçar de vez essa alimentação saudável.

4- Beba apenas água

Dieta da banana- Para que serve, cardápio + 8 passos para fazer em casa
Fonte: Viva bem

Primeiramente, a água é imprescindível em qualquer tipo de dieta. Basicamente, ela ajuda na circulação, a manter a temperatura corporal, a frequência cardíaca e a pressão arterial regulada.

Contudo, se for muito difícil para você beber muita água, é possível também incluir ao longo do dia o consumo de chás. Inclusive, eles também podem ser fontes de vitaminas e antioxidantes.

E lembre-se: fique longe de refrigerantes. Resumidamente, eles podem ser um verdadeiro veneno para o seu corpo.

5- Você pode comer um lanche intermediário

Dieta da banana- Para que serve, cardápio + 8 passos para fazer em casa
Fonte: Vix

Vale destacar que, na dieta da banana, é também recomendado que você lanche. O horário mais indicado para isso, aliás, é mais ou menos três horas após o seu almoço. Assim sendo, você pode comer biscoitos integrais, frutas, pipoca, ou até mesmo aquela sobremesa que você esteja com vontade.

Aliás, é importante destacar que o lanche ajuda a manter o nível de glicose no sangue equilibrado. Basicamente, isso contribui para manter afastadas a sensação de fome e a compulsão alimentar. Até porque, quando a glicemia cai é que aparece a vontade de comer em grandes quantidades.

Acima de tudo, o importante é manter o equilíbrio. Inclusive, em uma reeducação alimentar, a média de consumo para um lanche intermediário é de 200 a 300 calorias, para uma dieta de 2.000 calorias diárias.

Vale destacar também que se você estiver com muita fome, após o jantar é possível incluir um pequeno lanche antes de dormir. O consumo de uma fruta, que não seja banana novamente, é um bom exemplo.

6- Vá cedo para a cama

Dieta da banana- Para que serve, cardápio + 8 passos para fazer em casa
Fonte: Maxi popular

A priori, grande parte das pessoas sabe que ter uma boa noite de sono faz bem para a saúde. Com a dieta da banana, certamente, não é diferente.

Aliás, o recomendado é que você se deite, no máximo, até meia-noite. Basicamente, é durante o sono que liberamos hormônios que controlam o apetite, a queima de gordura e a sensação de saciedade.

Ou seja, se o sono não for regulado, essa liberação de hormônios fica comprometida. Consequentemente, o nosso corpo não trabalha com esses níveis hormonais adequados, podendo então contribuir para o aumento de peso.

O ideal, inclusive, é ter um período de quatro horas entre a última refeição e o horário de dormir. Por isso, a recomendação é que você jante, no máximo, até as 20 horas.

Além do mais, o horário que acordamos é tão importante quanto o horário que vamos dormir. Até porque, o ciclo ideal de sono é de seis a oito horas por noite. Ou seja, não adianta você dormir cedo e acordar tarde.

7-  Pratique exercícios físicos

Dieta da banana- Para que serve, cardápio + 8 passos para fazer em casa
Fonte: A folha hoje

A priori, a dieta da banana não quer obrigar você a praticar atividades físicas. Muito menos fazer com que você seja obrigado a praticar atividades extremamente difíceis.

Contudo, é importante que se tenha consciência de que a atividade física não é só importante para o emagrecimento. Na verdade, ela é também importante para a sua saúde.

8- Mantenha um diário de dieta

Dieta da banana- Para que serve, cardápio + 8 passos para fazer em casa
Fonte: Nano

Essa dica, não é uma obrigatória. Na verdade, ela serve como uma ajuda para você observar com mais precisão a sua dieta.

Ou seja, fazer um diário da dieta pode te ajudar a entender melhor os termos calóricos que ingeriu durante o dia. Além do mais, você pode anotar a mudança do seu peso do início da dieta até o último dia.

Inclusive, nesse diário você pode também montar sua tabela de alimentação e os horários para comer. E claro, se você estiver naquele dia de muita ansiedade, e que está com muita vontade de comer um doce, o diário talvez possa ser um amigo que lhe ajudar a desabafar e se acalmar. Portanto, não custa nada tentar.

Está preparada para começar a dieta da banana?

Leia mais: Aprenda a fazer sorvete Fit de banana com canela

Fontes: Tua saúde, Minha vida

Imagem de capa: Alimentos

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você