Quando se vê pessoas bonitas e com olhos claros, é bastante comum, nós desejarmos ter olhos claros, como os delas. Assim sendo, muitas pessoas com o intuito de ter os olhos azuis, verdes ou outra cor, acaba se entregando para as lentes de contato colorida.
Basicamente, as lentes de contato colorida são opções atraentes, porém elas podem ser usadas com duas finalidades. Ou é para estética, ou seja, para quem quer mudar o visual, e as usam como acessórios. Ou então, para quem tem problemas de vista. Que aliás, por conta disso opta pelas lentes de contato, ao invés dos óculos de grau.
Sobretudo, independente da sua finalidade ao usar as lentes de contato colorida, é recomendado que você siga alguns cuidados necessários. Afinal, com a saúde dos olhos não se brinca, por isso é imprescindível manter a atenção, antes de usá-las.
Portanto, embora as lentes de contato colorida sejam bem fáceis de se usar, elas podem também serem perigosas, caso sejam usadas de forma incorreta. Vem conferir.
Por que usar lentes de contato colorida?
Acima de tudo, as lentes de contato colorida têm como principal função a estética. Afinal, são utilizadas como forma de melhorar ou transformar a aparência natural da íris. Por isso, você consegue encontrar lentes de contato colorida em modelo mais opaco, ou então mais transparente. Que inclusive, realçam mais a cor natural dos olhos.
De modo geral, as lentes de contato colorida são opções perfeitas para quem está em busca de uma mudança no visual. Seja uma mudança mais natural, ou uma mudança bastante exótica. Aliás, é válido destacar que existem opções de lentes que conseguem aprimorar as características exclusivas dos seus olhos.
Aliás, caso você não saiba toda íris contém padrões, formas e manchas diferentes. Ou seja, as lentes de contato colorida do seu amigo, pode não ficar igual e bonito em você, como ficou nele. Por isso, e por outros motivos, indicamos que você não compartilhe suas lentes de contato com outras pessoas.
Tipos de lentes de contato colorida
Lentes coloridas de realce
Primeiramente, essas lentes de contato colorida, como o próprio nome diz, são usadas com a finalidade de intensificar a aparência natural dos olhos. Por isso, são mais indicadas para quem quer potencializar a cor natural dos olhos, sem modificar a aparência natural.
Lentes coloridas opacas
Já esses modelos de lentes de contato colorida, são responsáveis por mudar significativamente a tonalidade dos seus olhos. Aliás, são lentes com tonalidades mais fortes e sólidas. Vale destacar, que são esses modelos de lentes que as pessoas que fazem cosplay ou teatros usam.
Sobretudo, essas lentes também podem corrigir miopia, hipermetropia e até astigmatismo. Portanto, você pode modificar a cor dos seus olhos e ao mesmo tempo cuidar dos seus problemas oculares.
Recomendações antes do uso das suas lentes
- Lave e seque suas mãos antes de manusear suas lentes;
- Limpe suas lentes de contato com solução própria para lentes depois de tirá-las;
- Armazene-as em uma caixa de lentes de contato com uma solução nova (a menos que sejam descartáveis);
- Nunca compartilhe suas lentes com outras pessoas;
- Insira suas lentes antes de aplicar maquiagem e remova-as antes de retirar a maquiagem;
- Utilize as suas lentes apenas durante o tempo recomendado pelo seu oftalmologista;
- O uso diário determinado das lentes de contato é de 8 a 14 horas, aproximadamente;
- Não durma com as lentes de contato. Pois, isso pode causar infecções oculares.
- Em casos de dor ocular, olhos vermelhos e intolerância às lentes, seu uso deve ser imediatamente suspenso;
- Vá em um oftalmologista de todo jeito antes de usar as lentes, não importa se está procurando as lentes de contato colorida para completar uma roupa de fantasia ou procurando apenas para realçar sua aparência.
Cuidados antes de usar uma lente
1- Não ignore o oftalmologista
Acima de tudo, procure um oftalmologista antes de usar as lentes de contato colorida. Aliás, procure um médico para qualquer finalidade, seja para usar com fins estéticos ou para problemas oculares. Afinal, não é porque normalmente as lentes não possuem grau, que elas poderão serem utilizadas livremente e de qualquer jeito.
Sobretudo, somente os oftalmologistas poderão indicar o uso de qualquer lente de contato, seja ela colorida ou não, com grau ou sem grau. Até porque esse profissional estará apto a fazer os exames indicados, os quais verificam se seus olhos estão preparados para o uso de lentes. Ou se existem chances de rejeição.
De modo geral, recomendamos que você procure por um médico, pois as lentes de contato coloridas possuem pigmentos que podem dificultar a oxigenação da córnea. Além do mais, as lentes precisam ser personalizadas de acordo com o seu grau, se você tiver, e também de acordo com o formato da suas córnea.
2- Verifique a procedência das lentes coloridas que você deseja comprar
Primeiramente, não compre qualquer tipo de lente de contato. Antes de comprar, procure recomendações médicas e procure por marcas confiáveis. Além do mais, é importante verificar se a empresa que comercializa as lentes possui registro e permissão para vendê-las.
Portanto, procure informações da empresa, se ela possui um bom histórico. E também se as pessoas que usaram as lentes elogiaram ou não o produto.
Cirurgia refrativa
Acima de tudo, como já dissemos a maioria das pessoas que usam as lentes de contato colorida, são pessoas que querem mudar o visual e a estética. Sobretudo, a outra parcela das pessoas que usam as lentes de contato são aquelas que tem problemas oculares.
Desse modo, as pessoas que tem problemas oculares diante da dependência do acessório, procura por pequenos “benefícios”, como é o caso da mudança da tonalidade dos olhos. Contudo, caso você não goste de usar nem lentes de contato e nem, óculos, você pode optar pela cirurgia refrativa.
Basicamente, a cirurgia refrativa pode ser uma alternativa para quem quer corrigir completamente o grau. Contudo, antes de fazer essa cirurgia, o paciente precisa estar com o grau estabilizado há mais de um ano. Além do mais, o paciente não pode sofrer com doenças oculares mais graves ou doenças sistêmicas autoimunes.
Dentre as doenças mais graves, podemos destacar, ceratocone, catarata, glaucoma, ambliopia severa, herpes ocular, entre outras. De modo geral, a cirurgia refrativa é uma alternativa que procura corrigir de vez o seu problema de visão. Além do mais, possibilita que você viva sem a dependência de óculos ou lentes de contato.
Perigos em usar lentes de contato coloridas
Sobretudo, caso você não saiba as lentes de contato só podem ser usadas eventualmente. Caso seja usada de forma abusiva, elas podem tocar a córnea e causar uma erosão. O que aliás, se torna porta de entrada para bactérias. Por conta disso, e por ela ser invasiva, que nós recomendamos que você procure por um oftalmologista, antes de usá-las.
Até porque, as lentes de contato colorida ou de grau, precisam ser adaptadas para o seus olhos. Além do mais, o pigmento que colore a lente pode causar lesões na córnea. O que inclusive, se torna necessário ter um cuidado maior em seu uso.
De modo geral, precisa ter também às trocas de lentes. Pois, quando não se faz as trocas das lentes, ocorre intolerância, sensação de olho seco, alergias, ceratite, conjuntivite, acúmulo de líquido na córnea, úlcera corneana e infecção nos olhos. Em casos mais graves, pode ocorrer perfuração, o que será necessário um transplante de córnea.
Higienização
Além desses cuidados, é importante também ter atenção na higienização das lentes. Sobretudo, a limpeza das lentes de contato sempre devem ser feitas com produtos adequados, antes e depois do uso. Inclusive, vale destacar que não recomendamos o uso de saliva e de água para higienizar as lentes.
E lembre-se as lentes de contato colorida devem ser guardadas em estojos e produtos de limpeza próprios. Além do mais, o estojo deve ser limpo, pelo menos uma vez por semana, com água fervida e xampu neutro infantil.
+ Fotos de lentes de contato colorida
Enfim, o que achou da nossa matéria? Aprendeu como usar as lentes de contato colorida?
Vem conferir mais uma matéria do Área de Mulher: Olheiras escuras, o que causa, como prevenir e como tratar
Fontes: Viva oftalmologia, Bonde, Central Oftálmica
Imagem de destaque: Eye Colors