Curiosidades

O que é borax e para que serve? 7 utilidades e cuidados ao usar

Muita pessoas já ouviram falar desse produto, inclusive, virou o queridinho das crianças para fazer slime. Mas, você sabe o que é borax?

Provavelmente você já ouviu falar no nome Borax em algum momento. Mas, você sabe o que é borax? O Borax, também chamado de Borato de Sódio, consiste em um mineral natural. Ademais, ele é derivado da mistura de um tipo de sal com ácido bórico. Ou também, pode ser obtido através da evaporação de lagos de água salgada. Normalmente, não provoca nenhuma reação alérgica. No entanto, se for usado em grandes doses e com muita frequência pode ocasionar reações nas pessoas.

Ademais, o borato de sódio apresenta pH alto, sendo uma base bastante forte. Por isso, quando usado em grandes quantidades pode danificar a camada de gordura que protege a pele. Logo, provocando lesões e feridas avermelhadas, que coçam e ardem. Por outro lado, se for ingerido ou inalado pode acarretar em dores abdominais, náuseas, vômitos e hemorragias no sistema digestivo. Ou também, quando o contato com o produto for muito frequente, pode ocasionar o desgaste das digitais e dermatites.

O que é borax: 7 utilidades e cuidados ao usar o produto
Uol

Em suma, trata-se de um produto muito comercializado nas indústrias. Pois, apresenta propriedades antissépticas, anti-fúngicas, antivirais e antibacterianas. Desse modo, pode garantir diversos benefícios para a saúde se for usado de forma correta. Por exemplo, tratando micoses, otites, lesões, e até mesmo agindo como produto de limpeza. E também, é benéfico para a manutenção dos ossos e das articulações. Visto que, seus componentes auxiliam na refutação da absorção e metabolismo do cálcio, magnésio e fósforo.

Portanto, é imprescindível que o uso do borato de sódio seja feito segundo recomendações médicas. Pois, as quantidades ideais variam conforme cada tratamento. Além disso, poderá evitar qualquer tipo de reação ou infecção se for usada corretamente. Por exemplo, intoxicação, que gera náuseas, diarreia, erupções cutâneas, depressão do sistema nervoso central, convulsões e febre.

O que é borax: Utilidades

1 – Tratamento de micoses

GlobalMed

Após compreender o que é borax, você pode se atentar para uma variedade de utilidades que ele apresenta. A princípio, o borax contém propriedades fungicidas. Por isso, ele pode ser usado para o tratamento de micoses. Por exemplo, o pé de atleta ou a candidíase. Geralmente, ele vem em soluções ou pomadas, que devem ser aplicadas em uma camada fina, por duas vezes ao dia.

2 – Lesões na pele

Tua Saúde

Da mesma forma, o borax também atua no alívio de sintomas ligados a lesões na pele. Por exemplo, pele seca, queimaduras, picadas e inseto ou outras infecções. Ademais, feridas provocadas por Herpes simplex também podem ser tratadas com o ácido bórico. Normalmente, as pomadas devem ser aplicadas duas vezes ao dia no local das feridas.

3 – O que é borax: Enxaguante bucal

BBC

Por outro lado, o borax também apresenta propriedades antissépticas e antimicrobianas. Diante disso, ele pode ser diluído em água e utilizado como enxaguante bucal. Dessa forma, ele ajuda a evitar o surgimento de cáries, além de tratar feridas ali já presentes na boca e na língua.

4 – Tratamento de Otite

O que é borax: 7 utilidades e cuidados ao usar o produto
Hipolabor

O borax pode ser utilizado para o tratamento de otites e no pós-operatório do ouvido. Visto que, ele apresenta propriedades bacteriostáticas e fungistáticas. Em síntese, são feitas soluções alcoólicas saturadas com ácido bórico ou com 2% de concentração.

Assim, essas soluções são aplicadas no ouvido que está com problemas. Geralmente, são colocadas entre 3 a 6 gotas, que atuam por 5 minutos. Ademais, devem ser aplicadas a cada 3 horas por cerca de 7 a 10 dias.

5 – Preparação de sais de banho

Tua Saúde

As propriedades presentes na fórmula do borax deixam a pele com um aspecto mais suave e macio. Por isso, você pode usá-lo na preparação de sais de banhos.

6 – O que é borax: Produtos de limpeza

Melhor com Saúde

Ademais, o uso do borax não está apenas ligado a questões estéticas, ele também faz parte de certos produtos de limpeza. Pois, ele não causa prejuízos ao meio ambiente, sendo bastante benéfico. Em suma, pode usá-lo como limpador multiuso, em panelas, vasos sanitários, armários e pias. Por outro lado, também serve para eliminar ferrugem nos objetos, ou em desodorizações.

7 – Manutenção dos ossos e articulações

O que é borax: 7 utilidades e cuidados ao usar o produto
Uol

Por fim, também é possível usar o borax para auxiliar na manutenção dos ossos e articulações. Isto é, os componentes de sua fórmula contribuem com a regulação da absorção e metabolismo do cálcio, magnésio e fósforo. Porém, evitar exageros é essencial para um bom funcionamento. Por isso, consulte um médico antes de começar a usar o produto.

Cuidados com o borax nos slimes

Globo

Os slimes ganharam bastante fama entre diversas crianças e adolescentes de diversos países. Ademais, o slime consiste em uma massa elástica e gosmenta de diversas cores, tamanhos e estilos. No entanto, um dos componentes do slime é o bórax. Cujo uso indevido pode causar problemas à saúde.

Em síntese, os vendidos por lojas não representam riscos, e sim aqueles que são feitos em casa pelas próprias crianças. Pois, elas fazem a mistura de diversas substâncias e em quantidades aleatórias, como o bórax, por exemplo.

Por isso, essas misturas podem acarretar em alergias. Logo, quando manusear o slime é preciso que tenha alguns cuidados. Por exemplo:

  • Optar por slimes comprados prontos em lojas;
  • Dar preferência a produtos que não apresente o bórax, como a água boricada, por exemplo;
  • Se for feito em casa, é importante que tenha um adulto ou responsável por perto;
  • Utilize avental e luvas na hora de misturar os ingredientes.
  • Realize as misturas em ambientes abertos e arejados.
  • Evite colocar amaciantes ou espumas de barbear. Pois, podem reagir ao ácido bórico;
  • Após o uso, guarde bem os produtos em locais que as crianças não irão encontrar;
  • Limite o tempo de brincadeira até uns 30min;
  • Após finalizar a brincadeira, lavar bem as mãos.
  • Por fim, passe creme hidratante nos locais onde o slime teve contato com a pele.

O que é borax: Quem não deve usar?

Vix

Além de entender o que é borax, é preciso se atentar para as contraindicações do produto. Ademais, crianças com menos de 3 anos de idade não devem usar o produto. Portanto, não utilize o produto em grande quantidade durante muito tempo. Pois, pode penetrar na corrente sanguínea. Consequentemente, provocando toxicidade.

Por fim, pessoas que possuam hipersensibilidade ao ácido bórico ou a outros componentes contidos em sua fórmula não devem usar o borax. E em casos de reações adversas ao produto, consulte um médico.

Então, se você gostou dessa matéria, leia também: Benefícios do ácido hialurônico para a pele + como aplicá-lo.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você