Saúde

Quais são os remédios que causam alergia? Sintomas e como proceder

É importante tomar cuidado com remédios que causam alergia. Para isso, é necessário saber quais são e evitá-los.

Algumas pessoas são mais sensíveis do que outras. Dessa forma, é comum que alguns remédios que causam alergia afetem aqueles mais sensíveis a certos tipos de substâncias. Enfim, os medicamentos com o risco mais elevado de causar alergia é o ibuprofeno, penicilina, antibióticos, barbitúricos, anticonvulsivantes e em alguns casos até mesmo a insulina.

Dessa forma, os principais sintomas de alergia são coceira na pele, inchaço dos lábios e olhos, vermelhidão na pele e até mesmo febre acima de 38º C. Ademais, em casos mais graves pode causar inchaço na língua, impedindo a passagem de ar. Normalmente, os sintomas aparecem logo após serem usados ou até 1 hora após o consumo. Como acontece com comprimidos.

No entanto, em alguns casos a alergia também pode surgir mesmo que você já tenha tomado o remédio antes e nunca provocou qualquer tipo de reação. Portanto, é preciso estar atento e sempre ter cuidado ao tomar qualquer tipo de medicamento. E caso apresente qualquer sintoma, é importante ir ao pronto-socorro o mais rápido possível.

Remédios que causam alergia

Remédios que causam alergia: principais sintomas e como proceder
Blog Alergo Imuno

Entre os medicamentos disponíveis, existem alguns remédios que causam alergia mais facilmente. Por exemplo:

  • Antibióticos, como Penicilina, Eritromicina, Amoxicilina, Ampicilina ou Tetraciclina.
  • Anticonvulsivantes, como a Carbamazepina, Lamotrigina ou Fenitoína;
  • Insulina de origem animal.
  • Contraste de iodo para exames de raio-x.
  • Aspirina e anti-inflamatórios não-esteroides, como Ibuprofeno ou Naproxeno.
  • Remédios para quimioterapia.
  • Remédios contra o HIV, como Nevirapina ou Abacavir.
  • Relaxantes musculares, como Atracúrio, Suxametônio ou Vecurônio.

Enfim, além dos listados acima, outros tipos de remédios também podem causar alergia. Principalmente, quando administrado diretamente na veia ou durante muito tempo. Inclusive, pessoas que já tenham algum outro tipo de alergia, são mais suscetíveis.

Normalmente, o que costuma causar alergia é alguns dos componentes presentes na composição do remédio. Por exemplo, corantes, proteína de ovo ou látex.

Principais sintomas

Metrópoles

Alguns sintomas de remédios que causam alergia podem ser mais leves. Tais como:

  • Coceira e vermelhidão numa região da pele ou em todo o corpo.
  • Febre acima de 38ºC.
  • Sensação de nariz escorrendo.
  • Olhos vermelhos, lacrimejando e inchados.
  • Dificuldade para abrir os olhos.

Enfim, caso apresente alguns desses sintomas, o indicado é tomar um anti-histamínico. Por exemplo, a hidroxizina em comprimido. No entanto, algumas pessoas podem ser alérgicas a esse medicamento também. Portanto, antes de usar qualquer tipo de remédio, é importante consultar um médico antes.

Da mesma forma, para amenizar olhos vermelhos e reduzir o inchaço provocados por remédios que causam alergia, você pode aplicar compressas de soro fisiológico gelado. Entretanto, se os sintomas não melhorarem após uma hora, é melhor ir até um pronto-socorro.

Remédios que causam alergia: principais sintomas e como proceder
Uol

Por outro lado, a alergia a medicamentos pode apresentar sintomas mais graves, como a anafilaxia, que pode colocar a vida da pessoa em risco. Enfim, os sintomas da anafilaxia são:

  • Inchaço da língua ou da garganta.
  • Dificuldade para respirar.
  • Tonturas.
  • Sensação de desmaio.
  • Confusão mental.
  • Náuseas.
  • Diarreia.
  • Aumento dos batimentos cardíacos.

Dessa forma, ao apresentar esses sintomas a pessoa deve ser levada imediatamente ao hospital ou deve-se chamar uma ambulância. Onde os primeiros socorros serão administrados, onde o paciente receberá anti-histamínico, corticoides ou remédios broncodilatadores, que atuam facilitando a respiração.

No entanto, em caso de uma reação anafilática, pode haver a necessidade de administrar no paciente uma injeção de adrenalina. Além disso, é preciso que o paciente fique internado por algumas horas para o monitoramento dos sinais vitais.

Como saber se tenho alergia a algum medicamento?

Beep Saúde

Normalmente, para saber quais são os remédios que causam alergia em você é necessário consultar um clínico geral. Dessa forma, o médico vai determinar qual medicamento pode dar alergia observando o histórico clínico e sintomas desenvolvidos após o uso.

Além disso, o médico também pode fazer o teste de alergia, onde é aplicada uma gota do medicamento na pele e então, se observa a reação. Por outro lado, o risco de fazer o teste é muito elevado. Portanto, alguns médicos preferem fazer o diagnóstico da alergia apenas observando o histórico clínico do paciente.

Remédios que causam alergia: como evitar

Remédios que causam alergia: principais sintomas e como proceder
Vix

Em suma, para evitar remédios que causam alergia você precisa saber quais são e evitá-los. Além disso, é importante avisar médicos, enfermeiros e dentistas sobre medicamentos que você seja alérgica sempre que for iniciar qualquer tipo de tratamento. Enfim, uma boa opção é usar uma pulseira indicando o tipo de alergia e o nome dos medicamentos.

O que fazer em caso de alergia

Remédios que causam alergia: principais sintomas e como proceder
Clínico Pró Saúde

Assim que surgirem os sintomas que indiquem uma alergia ao remédio, o mais recomendado é ir até um hospital o quanto antes. Pois, caso não seja tratado logo, os sintomas podem se agravar e colocar em risco a vida da pessoa. Portanto, fique atento quanto aos remédios que causam alergia e evite usá-los.

Então, se você gostou dessa matéria, leia também: Alergia ao sol – Sintomas, causas, tratamentos e prevenção.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você