Curiosidades

Participantes do Mestre do Sabor 2020 – Quem são os mestres da edição?

Os participantes do Mestre do Sabor 2020 são de diversas regiões do Brasil e apresentam histórias, temperos e preferencias diversas.

Atualizado em 11/05/2020

Os participantes do Mestre do Sabor 2020 mostram que para cozinhar, é necessário muita garra, estudo e, talvez, uma dose de talento natural. Mas, vamos com calma, primeiramente Mestre do Sabor é um reality show gastronômico da Rede Globo.

A primeira temporada aconteceu em outubro de 2019 e foi um sucesso. O vencedor da edição disputou contra 23 participantes. O cozinheiro Gabriel Coelho levou para casa R$ 250 mil e um carro.

Em contraste, com 2019, agora a competição culinária também irá contar com repescagem ao longo da edição. Apesar da mudança, o prêmio continua o mesmo

Como funciona o programa?

Inicialmente, você precisa saber que o programa conta com a apresentação de Claude Troisgros e João Batista. Ao todo, são 18 participantes do Mestre do Sabor 2020. Eles passarão por vários desafios e etapas complexas, onde literalmente irão precisar colocar a mão na massa.

Além disso, para chegar até a grande final, os competidores precisam passar pelas seguintes etapas:

  • Prato de entrada;
  • Na pressão;
  • Duelos;
  • Repescagem;
  • Na peneira;
  • Semifinal;
  • Grande final.

Conheça um pouco sobre os mestres e líderes dos times

José Avillez

Participantes do Mestre do Sabor 2020- veja os cozinheiros da temporada
Pinterest

Primeiramente, Avillez é conhecido por seu grande conhecimento na culinária portuguesa. Ele é lembrado, sobretudo, por ser inovador e autêntico na gastronomia.

Em resumo, ele começou sua carreira na cozinha ainda muito novo e estagiou com grandes chefs. Atualmente, possui diversos restaurantes onde emprega centenas de colaboradores.

Kátia Barbosa

Participantes do Mestre do Sabor 2020- veja os cozinheiros da temporada
Prazeres da mesa

Carioca, Kátia é a única chef mulher da competição. Acima de tudo, é uma amante da cozinha afetiva, sempre passando um pouco da sua história e carinho através dos pratos.

Ela também percebeu seu amor pela cozinha ainda na infância. Apesar disso, não chegou a se formar em gastronomia.

Ela começou a trabalhar com garçonete e auxiliar em alguns restaurantes e nessa fase se descobriu cozinheira. Atualmente, além de apresentar o Mestre dos Sabor, Barbosa também é dona do próprio negócio.

Leo Paixão

Participantes do Mestre do Sabor 2020- veja os cozinheiros da temporada
Tribuna do Ceará

O chef mineiro também é dono de vários restaurantes e possui grande carreira na gastronomia. Uma curiosidade que poucos sabem é que além de ser referência culinária,ele também é formado em medicina. Inclusive chegou a trabalhar com médico por um tempo, mas o amor pela gastronomia falou mais alto.

Mudanças por conta do Covid-19

Uma das fortes características do Mestre do Sabor é a grande platéia, onde há bastante interação com os apresentadores. A maioria das gravações da segunda temporada começaram no início de março. Apesar disso, a edição não foi completamente gravada. Em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19), as etapas finais serão gravadas sem a participação do público.

Além disso, devido ao Coronavírus houve uma mudança de chefs. Os programas já gravados contam com a presença de José Avillez. Contudo, ele decidiu viver o isolamento social em Portugal com seus familiares e não fará parte das próximas gravações. Consequentemente, o chef carioca Rafael Costa e Silva ocupará o seu lugar na disputa.

Participantes do Mestre do Sabor 2020

Na primeira etapa da fase “Pratos de entrada” nove participantes participam da competição. Inicialmente, os três mestres provaram os pratos sem ver os autores. Conheça os primeiros participantes do Mestre do Sabor 2020.

Milena Barros

Participantes do Mestre do Sabor 2020- veja os cozinheiros da temporada
Globo

Natural de Divinópolis, Tocantins, Milena começou seu trabalho na cozinha desde muito cedo. Em síntese a tocantinense de 34 anos cozinhava para os irmãos, uma vez que sua mãe trabalhava fora.

Além disso, chegou a trabalhar como empregada doméstica e babá. Posteriormente, também passou a vender produtos à base de mandioca.

Apesar das várias profissões, ela cursou gastronomia e conseguiu abrir seu próprio negócio em Tocantins. Por ter a cozinha caipira como origem, optou por fazer um arroz com carne de porco na banha. Por fim, entrou para o time Avillez.

Júnior Marinho

Participantes do Mestre do Sabor 2020- veja os cozinheiros da temporada
Globo

Júnior nasceu em Rio Branco no Acre e aos 19 anos saiu da casa dos pais logo após se assumir homossexual. Acima de tudo, ele assumiu passar por conflitos com familiares.

Atualmente ele mora em Goiânia e também é dono de um dos restaurantes mais conhecidos da cidade. Ele chegou a cursar outras profissões, contudo foi na gastronomia que encontrou aptidão e, também, felicidade.

Por fazer parte dos cozinheiros que amam a gastronomia norte/nordeste, ele não podia fazer outro prato em sua estréia no programa: certamente se arriscou no nhoque de macaxeira com molho de vatapá. Por fim, o nortista foi escolhido por todos os chefs e decidiu entrar para grupo de Kátia Barbosa.

Moacir Santana

Participantes do Mestre do Sabor 2020- veja os cozinheiros da temporada
Globo

Baião de dois cremoso foi o prato que o baiano Moacir Santana fez para entrar no programa. Certamente, ele escolheu a receita certa.

Atualmente, mora no interior de São Paulo e também já trabalhou em diversos restaurantes. Em síntese, Moacir descobriu o amor pela gastronomia na adolescência. O jovem morava em um abrigo, onde teve seu primeiro contato com a cozinha. Por fim, o chef integra a equipe de Léo Paixão.

Mariana schurt

Participantes do Mestre do Sabor 2020- veja os cozinheiros da temporada
Globo

A jovem paranaense tem sete anos de carreira gastronômica e, acima de tudo, uma bagagem imensa no currículo. A cozinheira fez intercambio em restaurantes na Espanha e também trabalhou em vários estabelecimentos. Hoje é subchefe do Corrutela, um restaurante que preza sobretudo pela sustentabilidade.

Mariana fez agnolini de abobora e recebeu grandes elogios dos mestres. Ela entrou para a equipe da Kátia.

Kaywa Hilton

Participantes do Mestre do Sabor 2020- veja os cozinheiros da temporada
Globo

Primeiramente, é impossível definir Kaywa com apenas uma origem. Ele é metade baiano e metade francês. Claro, de uma perspectiva genética, já que seu pai nasceu na Bahia e sua mãe na França.

Ele começou a carreira com apenas 17 anos e já tem muita história para contar. Basicamente, o jovem já foi chef em restaurantes de vários países, mas resolveu voltar para sua terra (Salvador). Ele está planejando abrir seu próprio estabelecimento. Além disso, está cheio de expectativa para essa etapa logo depois do programa.

Ele fez uma barriga de porco com lagostins e endívias e agradou os chefs. Recebeu vários elogios dos mestres e, por fim, escolheu Avillez.

Francisco Pinheiro

Participantes do Mestre do Sabor 2020- veja os cozinheiros da temporada
Globo

Rosto conhecido entre os participantes do Mestre dos Sabor 2020? Também temos. Sobretudo quem é amante de programas culinários certamente vai lembrar do famoso e polêmico Francisco Pinheiro que participou da segunda temporada do Master Chef Profissionais. O cozinheiro foi vice campeão da edição e mostrou que veio preparado para a nova disputa.

Ele possui um currículo extenso, já trabalhou com o famoso chef francês Laurent Suaudeau e também Alex Atala. Ele já palestrou cursos sobre culinária e é dono de uma estrela Michelin. Para agradar os mestres, ele preparou uma linguiça de camarão, com feijão verde e faz parte do time Kátia.

Claudia Krauspenhar

Participantes do Mestre do Sabor 2020- veja os cozinheiros da temporada
Globo

Primeiramente, a participante já declarou ser amante de ostras e peixes desde a infância. Afirma que certamente esse é um dos seus pratos favoritos. Portanto ela fez uma costela de peixe pacu defumada com purê de banana da terra. Natural de Foz do Iguaçu, Cláudia se formou em direito, mas em seguida partiu para seu amor maior: a gastronomia, onde definitivamente é o seu lugar.

Além disso, ela sempre opta pelos ingredientes naturais e gosta da linha da culinária caseira, inclusive possui um restaurante onde serve comidas de alta gastronomia, porém simples e tradicionais. Cláudia foi escolhida por todos os chefs e, por fim, decidiu seguir Avillez.

Lydia Gonzalez

Participantes do Mestre do Sabor 2020- veja os cozinheiros da temporada
Globo

Outra participante da estréia é Lydia Gonzalez, chef carioca de 35 anos. Ela entrou na gastronomia com o apoio de seu pai, que não pode acompanhar todo o sucesso da filha.

Além de cozinheira, ela ama conhecer novos lugares. Inclusive, já morou em diversos estados brasileiros e, até mesmo, fora do país. Atualmente, mora em Petrópolis, onde possui seu estabelecimento culinário.

Para ser uma das participantes do Mestre dos Sabor 2020, aliás, ela fez um crudo de robalo com granité de cajá. Ela entrou para o grupo de Léo Paixão.

Álvaro Gasparetto

Participantes do Mestre do Sabor 2020- veja os cozinheiros da temporada
Globo

Álvaro Gasparetto é outros participantes do Mestre dos Sabor 2020. Ele fez uma terrine de costelinha de porco defumada com acompanhamentos.

Em suma, ele estudou na Suíça. Além de amar a cozinha também é apaixonado por esportes. Sobretudo ele pratica Jiu-jitsu, tem 29 anos, é de Mogi das Cruzes, mas mora em Goiânia. Ele escolheu o chef Léo por achar que trabalham de forma parecida.

Por fim, Gasparetto já trabalhou em vários lugares. Além disso, já chegou a participar de competições culinárias fora do Brasil. Hoje se dedica completamente ao restaurante Parrilla, onde trabalha sobretudo com gastronomia uruguaiana.

Novos participantes

Agora a equipe está completa, todos os participantes do Mestre do Sabor 2020 já foram apresentados e, certamente, você pode conhecer todos eles. Finalmente, veja os outros 18 participantes.

Dário Costa

Participantes do Mestre do Sabor 2020 - Quem são os mestres da edição?
Uol

Dário Costa não é um participante comum dessa temporada de Mestres do Sabor: ele estava no elenco da 1ª temporada do MasterChef Profissionais, aquele reality famoso da concorrente, Band. Ele mora no Guarujá e entrou para o programa com o prato “Peixe do Dia com Escamas de Banana, Limão Craco e Taioba”.

Arthur Pendragon

Participantes do Mestre do Sabor 2020 - Quem são os mestres da edição?
Uol

O baiano, Arthur Pendragon, abriu o Chef em Casa, serviço de entrega de marmitas em domicílio. O “Ravioli de Maniçoba ao Molho de Moqueca” foi o responsável pela sua entrada no programa e, certamente, é um dos motivos do seu sucesso.

Jackie Watanabe

Participantes do Mestre do Sabor 2020 - Quem são os mestres da edição?
Uol

De São José do Rio Preto, Jackie Watanabe é chef do restaurante Arumã. Provavelmente não teria seria uma das participantes do programa se não fosse sua “Moqueca de Camarão com Pirão de Wasabi na Taioba e Farofa de Banana”.

Caio Soter

Participantes do Mestre do Sabor 2020 - Quem são os mestres da edição?
Uol

Caio Soter, nascido em Belo Horizonte, está à frente do restaurante Alma Chef. Além disso, para entrar no programa, fez um “Arroz de Quintal”.

Mel Freitas

Participantes do Mestre do Sabor 2020 - Quem são os mestres da edição?
Uol

Primeiramente, a cearense abriu o restaurante de comida caseira Landelina, em 2019. O empreendimento foi feito em homenagem à sua avó, na Praia do Preá. O que apresentou para entrar no programa? Um “Tartar de Atum”.

Gi Nacarato

Participantes do Mestre do Sabor 2020 - Quem são os mestres da edição?
Uol

A baiana, da capital Salvador, Gi Nacarato é sub-chef do restaurante Esquina do Futuro. Para entrar no programa e, acima de tudo, concorrer ao prêmio, fez o prato “O Sertanejo”.

Ana Zambelli

Participantes do Mestre do Sabor 2020 - Quem são os mestres da edição?
Uol

Provavelmente você não saiba, mas Ana Zambelli participou da 1ª edição do ‘Super Chef’, reality show do ‘Mais Você’, programa da emissora apresentado por Ana Maria Braga.

Além de cozinheira, a paulista também é professora. Ela dá aulas de culinária no Instituto Gourmet.

Por fim, entrou no programa graças a um “Cuscuz Paulista em Texturas”.

Bruno Hoffmann

Participantes do Mestre do Sabor 2020 - Quem são os mestres da edição?
Uol

Primeiramente, Bruno Hoffmann é paulista. Certamente possui uma experiência gigante, uma vez que já trabalhou em muitos restaurantes diferentes. Acima de tudo, o “Tortelli de Queijos Brasileiros, Tomate e Azeitona” foi sua porta de entrada para o programa.

Serginho Jucá

Participantes do Mestre do Sabor 2020 - Quem são os mestres da edição?
Uol

O último dos 18 participantes é, certamente, um dos mais preparados. Primeiramente, nascido em Maceió, tem um restaurante em Alagoas, desde 2019. Acima de tudo, tem a confiança que pode ser, entre os participantes do Mestre do Sabor 2020, o ganhador da edição. Por fim, entrou graças a uma “Tapioquinha de Siri e suas Tintas”.

Gostou da matéria sobre os participantes do Mestre do Sabor 2020? então leia também: Claude Troisgros, quem é? Biografia, carreira e trajetória na TV e Batista, quem é? Biografia e carreia do parceiro de cozinha de chef Claude

Fontes: Gshow Destemperados José Avillez

Imagens: Globo Tribuna do Ceará Prazeres da mesa Pinterest Dom total