Antes de mais nada você pode precisa saber que salsão e aipo são definitivamente a mesma coisa. Entretanto cada região chama de uma maneira, mas a raiz sobretudo é a mesma. Seu nome Científico é Apium graveolens e sua origem é da Europa. Sobretudo em algumas partes do mundo, ele é cultivado principalmente por suas sementes, comumente usadas como especiarias quando esmagadas e que contêm um composto oleoso especial chamado apiol, que é usado medicinalmente e como um agente aromatizante.
Contudo é uma hortaliça bastante cultivada nos países de clima temperado. Em síntese a verdura é bastante utilizada em diversas receitas de sopas e saladas bem como também pode ser utilizada como remédio caseiro para emagrecer e até mesmo para tratar distúrbios renais.
Mas no Brasil, o seu consumo ainda é restrito, sendo o estado de São Paulo o maior produtor e consumidor. A região sudeste apresenta condições climáticas adequadas para a cultura, com plantios idealmente nos meses de março a maio, quando a temperatura é mais amena, e a umidade do ar é mais baixa, ocasionando uma menor incidência de doenças.
Em suma todas as partes do salsão podem ser consumidas, inclusive as sementes, que têm benefícios relevantes, pois ajudam a diminuir a inflamação e combater infecções bacterianas.
Propriedades
A raiz do salsão em geral é utilizada para preparar sopas e caldos; o caule, por ser levemente crocante, vai muito bem em saladas e receitas mais complexas, além de ser usado para enfeitar o famoso coquetel Bloody Mary. Já as folhas do salsão funcionam como tempero e têm um gosto parecido com o da salsa.
O salsão é rico em vitaminas — principalmente a K e a C — e em minerais, como magnésio. Sobretudo tem ainda uma quantidade enorme de fibras, o dobro das presentes numa mesma porção de alface comum, por exemplo. Bem como é rico em flavonoides, água, ferro, potássio, fósforo, cálcio, sódio e vitamina B.
Benefícios do salsão
Definitivamente o salsão possui muitos benefícios para a saúde devido às suas propriedades diuréticas, expectorantes, laxantes, tônicas e é rico em flavonoides, vitaminas e minerais que fortalecem as defesas imunitárias e o metabolismo. Veja alguns exemplos.
1- Ajuda a regular o sono
Como dito anteriormente o salsão contém magnésio e esse nutriente provoca um efeito relaxante e calmante nos nervos, o que promove um bom padrão de sono. Isso significa que se você enfrenta um distúrbio do sono como a insônia, você pode incluir na dieta e experimentar estes benefícios do salsão.
2- Ajuda combater acidez estomacal
Esse é mais um de seus vários benefícios. Para obter esse resultado basta passar algumas folhas ou talos de salsão pela centrífuga e tome o suco concentrado quando necessário.
3- Protege contra o câncer
Isso de acordo com um estudo feito pela Universidade de Missouri, nos Estados Unidos. Basicamente quando o tumor está em desenvolvimento, uma rede de vasos sanguíneos forma-se a seu redor para alimentá-lo. A apigenina presente no salsão bloqueia a formação deles, atrapalhando a formação do tumor.
Segundo outros estudos feitos sobre esse tema, os poliacetilenos ajudam a reduzir a toxicidade e combatem a formação de câncer, principalmente o de mama, intestinal e leucemia.
4- Ajuda a combater infecções
O salsão é usado medicinalmente há séculos como um alimento antibacteriano. Comprovação feita com base em um relatório que foi publicado no Journal of Pharmacy and Pharmacology em 2009, onde mostrou que o salsão contém componentes antimicrobianos especiais, que são encontrados nas suas sementes.
5- Ajuda em crises de alergia
Para o resultado disso basta espremer o suco de uma raiz de aipo fresco. Tome uma a duas colheres de chá três vezes ao dia, 30 minutos antes das refeições.
6- É diurético
O salsão estimula o bom funcionamento dos rins, melhora a circulação e elimina toxinas do organismo. Consumido como chá, trata infecção urinária, combatendo os micro-organismos que prejudicam a bexiga.
7- É digestivo
Em suma o salsão estimula também o bom funcionamento do aparelho digestivo e diminui a acidez no estômago, prevenindo azia e má-digestão.
8- Ajuda a perder peso
Em síntese isso acontece porque ele é um alimento com baixas calorias, mas com nutrientes relevantes que ajudam a perder peso. Sua composição ajuda a regular o metabolismo lipídico e fornece antioxidantes, eletrólitos, vitaminas e minerais, como vitamina C, vitaminas do complexo B e potássio, todos com pouquíssimas calorias.
9- Auxilia na saúde do fígado
A ação da verdura definitivamente ajuda a reduzir o acúmulo de gordura no órgão. Isso significa que se você está sofrendo da doença do fígado gorduroso, o salsão pode ser um alimento imprescindível e que vai colaborar positivamente com o tratamento desta condição. Tudo isso ficou evidente após uma pesquisa realizada pelo Departamento de Nutrição e Ciência de Alimentos da Universidade de Helwan, no Egito.
10- Ajuda na prevenção de pressão alta
Em suma suas sementes contêm extratos hexânicos, metanólicos e aquoso-etanólicos que melhoram a circulação, diminuem a inflamação e ajudam a controlar a pressão arterial. Bem como é um relaxante muscular, melhorando o fluxo de cálcio e potássio para dentro e para fora das células.
11- Ajuda a baixar o colesterol alto
O alimento basicamente contém um composto exclusivo chamado 3-n-butilftalida (BuPh) que tem ação hipolipemiante que ajuda a reduzir os lipídios. Segundo uma pesquisa realizada pelo Departamento de Farmacologia da Universidade de Cingapura tudo isso ficou comprovado após uma análise feita em ratos.
12- Ajuda a melhorar o hálito
O chá de salsão através da clorofila e de seu poder alcalinizante ajuda a purificar o hálito e melhorar a saúde bucal.
13- Ajuda reduzir inflamações
O salsão contém antioxidantes e polissacarídeos que são conhecidos por atuar como anti-inflamatórios, especialmente flavonoides e polifenóis. Portanto apoiam a saúde geral, ainda mais à medida que envelhecemos, lutando contra os danos dos radicais livres que podem levar à inflamação.
14- Ajuda a prevenir úlceras
Primeiramente que a descoberta foi feita com um estudo publicado no Journal of Pharmaceutical Biology. Contudo na pesquisa foi constatado que o salsão contém um tipo especial de extrato de etanol que é útil para proteger o revestimento do trato digestivo de úlceras. Tal extrato tem a capacidade de repor significativamente os níveis esgotados de muco gástrico, que é necessário no revestimento do estômago para evitar a formação de pequenos orifícios e aberturas.
15- Alivia cólica menstrual
Em suma basicamente o chá de salsão pode ser um grande aliado para diminuir dores e cólicas, devido à sua ação antiespasmódica.
Usado como remédio caseiro
- Ácido útico elevado: Tomar o chá de salsão 3 vezes ao dia;
- Soltar o catarro: Passar as folhas ou talos de salsão pela centrífuga e tomar este suco concentrado com 1 colher de mel diariamente.
- Rouquidão: Fazer gargarejos com o chá da verdura.
- Frieira: Amassar as folhas dele com um pilão até formar uma pasta. Aplicar a pasta na frieira 3 vezes ao dia até que desapareçam.
Cuidados
Antes de mais nada o salsão ou aipo possui sim diversos benefícios. Primeiramente que os cuidados já começam na compra. Em suma, na hora de escolher qual pé de salsão levar para casa, é importante saber que quanto mais escura for a cor do vegetal, mais forte será o seu sabor.
Sobretudo tenha atenção também na forma de conservação. Portanto o indicado é cortar o aipo ainda fresco em pedaços pequenos e logo depois congelar.
Contudo pessoas que possuem alergia ao pólen de bétula e artemísia são propensos a desenvolverem reações alérgicas. Portanto não é recomendado.
Bem como também não é recomendado para pessoas com problemas renais, isso em virtude dele possuir função diurética. Por fim, da mesma forma não é indicado também para grávidas. Já que ele pode induzir o sangramento e contrações no útero.
Receita: Salsão refogado
Ingredientes:
- Talos e folhas de salsão picados;
- Alho, cebola e azeite;
- Sal, pimenta e especiarias à gosto.
Modo de preparo:
Primeiramente, refogue a cebola no azeite e, logo depois, acrescente o alho e deixe dourar. Então, acrescente o salsão, frite por alguns minutos e acrescente água para cozinhas. Por fim, espere secar, tempere e sirva.
Caponata de berinjela com salsão
Ingredientes:
- 2 berinjelas;
- 3 tomates;
- 1 cebola;
- 3 colheres (sopa) de azeitonas;
- 3 colheres (chá) de alcaparras;
- Óleo;
- ½ copo de vinagre de vinho;
- 1 colher (café) de açúcar mascavo;
- Uma pitada de sal;
- 6 folhas de manjericão;
- 1 punhado de salsão.
Modo de preparo:
Em primeiro lugar, lave e corte os talos de salsão e leve para ferver por cinco minutos. Então, escorra e deixe descansar sobre um pano limpo. Em seguida, corte os outros ingredientes e leve-os para refogar. Por fim, adicione o salsão, ervas e temperos.
Então esse foi nosso conteúdo! Aliás, se você gostou que tal ler também a seguinte matéria: 13 benefícios do alho para sua saúde (muito além do tempero)
Imagem de destaque: Horta e flores
Fontes: Ecycle Mundo boa forma