Curiosidades

Saturno retrógado, o que é? Como o planeta influencia na sua vida

Saturno retrógado é um momento de reavaliar e aprender lições antigas, evoluir e amadurecer. Pode não ser fácil, mas será recompensador.

Quando o assunto é astrologia e a influencia dos astros na nossa vida, tem um tópico sensível que assusta muita gente: o movimento retrógado dos planetas. Mas não há com o que se preocupar, até porque todos os planetas do sistema solar ficam retrógados, e isso faz parte do ciclo desses planetas. Mas é claro que isso tem uma certa influência na nossa vida, como Saturno retrógado, que vamos falar hoje.

Assim como os demais planetas, Saturno também fazer esse movimento retrógado, que na verdade não é bem retrógado. O movimento retrógado significa que o planeta não está girando em sua rotação e velocidade comum. Na prática, é meio como se fosse uma ilusão de ótica dependendo do ponto de vista. Contudo, apesar de ser uma ilusão de ótima, esse movimento é um fenômeno de grande importância para interpretações astrológicas.

Saturno retrógado é um bom momento para aprender uma lição antiga, que mesmo após várias tentativas não foi concluída. Portanto, é um momento que demandará um esforço ainda maior para finalmente entender questões passadas. Mas ao mesmo tempo, pode ser uma oportunidade de trabalhar a favor dessa energia e tirar proveito desse momento, já que nada é em vão na astrologia.

Sendo assim, vamos entender melhor o conceito de Saturno retrógado, e como esse movimento influencia os signos e a vida das pessoas.

Saturno

Universa

Antes de falar sobre Saturno retrógado, vamos primeiro conhecer mais sobre esse planeta. Saturno é um planeta do sistema, o sexto a partir do sol, e segundo maior, ficando atrás apenas de Júpiter. Sua órbita é de 29 anos, e por isso, leva cerca de 2 anos e meio para transitar por um signo.

Saturno é o planeta que representa o tempo, a disciplina, os medos, os limites, o trabalho, e as ambições profissionais, simbolizado por estruturas sólidas e sistemas rígidos. Também é o planeta da responsabilidade, do compromisso e maturidade, e principalmente o esforço necessário para evoluir, desenvolver potenciais e atingir os objetivos.

Sendo assim, imagine Saturno como um pai disciplinador, que cobra comportamento digno e postura de seus filhos, custe o que custar. Não por acaso que aqueles que tem Saturno retrógado no mapa astral tendem a ser pessoas imaturas, com grandes dificuldades para crescer. São aqueles que estão sempre fugindo de compromissos e responsabilidades.

Por isso tudo, é um planeta ligado às dificuldades e obstáculos da vida, não sendo o planeta mais fácil entre todos. Prova disso é que na astrologia clássica, Saturno é considerado um planeta maléfico. Mas, como todos os demais planetas, ele também fica retrógado, quando parece estar se movimento no sentido contrário a sua órbita, o que tem grande influência sobre os signos e vida das pessoas.

Saturno retrógado

Astro Center

O movimento retrógado de Saturno representa um período importante, no qual as pessoas terão de enfrentar situações difíceis. Mas é também uma ótima oportunidade de rever seus objetivos, reavaliar seus conceitos e valores. Saturno retrógado no mapa astral, indica o que deve ser visto, quais áreas da vida devem ser reforçadas, quais devem ser preservadas e principalmente, quais demandam ainda mais esforço.

Esse movimento retrógado é dividido basicamente em três frases. A primeira, é quando o planeta fica em estado estacionário, se preparando para voltar. Já a segunda é o período qual o planeta volta até o ponto que fica novamente estacionário. E por último, quando o planeta retoma o seu movimento direto.

Então, podemos dizer que a primeira fase é uma espécie de aviso, o que nos da uma chance de rever tudo o que precisa ser revisto e a segunda, que é quando ele passa pelo menos ponto, é a hora de colocar em ação essas revisões tão necessárias para a evolução.

É um momento difícil, não tem como negar isso, marcado por atrasos, adiamentos, interrupções e obstáculos, que podem deixar as pessoas mais cansadas e cobradas que o normal. Seria uma fase em que a vida nos impõe mais responsabilidades, limites e restrições.

Portanto, saturno retrógado não é uma fase muito divertida, mas apesar de dura, esse momento será recompensado para aqueles que se esforçam e fazem o que tem que ser feito. Não há motivo para se preocupar com Saturno retrógado, já que ao saber disso, podemos usar isso a nosso favor e fazer com que a passagem seja mais fácil e tirar o maior proveito possível dela.

Efeitos de Saturno retrógado

Canal do Pava

Então, como vimos até aqui, podemos resumir Saturno retrógado como um momento de ensinamento, reforçar a necessidade de aprender uma lição, que mesmo após outras tentativas, não foi aprendida. Até porque, quando falamos de retrógado, sempre tem algo que volta a tona e que você não concluiu. Portanto, é um momento que demandará ainda mais esforço para assimilar tudo o que precisa ser aprendido.

E com uma força disciplinar, o planeta não desiste na primeira tentativa e nem na décima. Ele continuará até que o objetivo seja alcançado e o alvo finalmente consiga desenvolver as competências que lhe foram designadas. E isso é uma consequência natural do processo de amadurecimento proporcionado por Saturno retrógado.

Sendo assim, durante o movimento retrógado de Saturno todos tem uma missão a fazer. É preciso reavaliar muitas coisas, rever padrões de comportamento, analisar com o pé no chão todos os erros e acertos até o presente momento. Principalmente no quesito profissional e nas áreas que demandam mais seriedade e compromisso a longo prazo.

Mas durante esse período, as pessoas podem passar por situações específicas, como discutir com uma autoridade, se culpar por tudo, ter uma dificuldade imensa de confiar em si mesmo e passar por uma fase de tristeza e depressão. No entanto, também terá mais consciência das mudanças que são essenciais para a sua vida e estará mais paciente com tudo.

Portanto, é um período que é preciso ter maturidade para encarar e aceitar todas as responsabilidades que só cabem a você. Provavelmente não será algo fácil, mas é preciso passar por isso. Para quando finalmente o clico retrógado chegar ao fim e Saturno retomar seu movimento direto, podermos continuar nossos projetos com bases mais sólidas, e principalmente, com mais segurança.

Saturno retrógado e os signos

O Petróleo

E para finalizar, vamos ver como Saturno retrógado transita pelos signos, com base nos ascendentes:

Ascendente em Áries

Para quem tem ascendente em Áries, há uma grande chance de Saturno retrógado transitar pela casa 10, que está associada ao trabalho e carreira. Sendo assim, pode indicar uma sobrecarga de trabalho e muito cansaço. Além disso, Saturno nessa área pode indicar atrasos, adiamentos e dificuldades na área profissional. Apesar disso, também pode ser uma oportunidade de se reestruturar para enfrentar os obstáculos e progredir.

Ascendente em Touro

No caso de ascendente em Touro, provavelmente Saturno retrógado transita pela casa 9, relacionada às convicções filosóficas, éticas e religiosas, bem como o conhecimento. Nesse período específico, viagens programadas podem sofrer atrasos, adiamentos e até serem canceladas. Portanto, pode frustrar muitas expectativas, além de outras áreas, como estudos e cursos não serem tão produtivas. Mas se torna uma boa oportunidade para estruturar o conhecimento.

Ascendente em Gêmeos

Já para aqueles com ascendente em Gêmeos, o movimento retrógado de Saturno transitará pela casa 8, associada ao que está oculto, ao instinto vital e aos bens alheios. Então, nessa fase, pode ser que a a pessoa se sinta em crise, mesmo sem nenhum motivo aparente. Além disso, pode indicar a necessidade e até a oportunidade de conhecer mais sobre psicologia, ocultismo e coisas do tipo.

Saturno retrógado e ascendente em Câncer

iQuilibrio

O ascendente em Câncer terá provavelmente Saturno retrógado transitando pela casa 7, que está ligada aos parceiros afetivos, afetivos ou comerciais, como amantes, sócios e clientes. Então, nessa fase a recomendação é exercitar a tolerância, gentileza, paciência e diplomacia, sendo coerente com os limites impostos. Até mesmo para evitar situações desgastantes que coloquem relações em risco.

Ascendente em Leão

Para ascendente em Leão, Saturno retrógado estará em algum lugar da casa 6, essa que está ligado aos cuidados com a saúde, cotidiano, animais domésticos e etc. Então, pode indicar que o dia a dia ficará menos divertido e exigirá muito mais de você. Aproveite o momento para cuidar da saúde, até porque o trânsito planetário pode indicar a possibilidade de contrair uma doença crônica, entre outros problemas de saúde. Mas, o movimento também trás a disciplina e responsabilidade necessária para corrigir hábitos não saudáveis.

Ascendente em Virgem

Para aqueles com ascendente em Virgem, Saturno retrógado transita pela casa 5, que está ligado a criatividade, e tudo que se cria, como os filhos, por exemplo. Além disso, é uma área de diversão, romances como forma de alegria, lazer, entretenimento entre outros aspectos divertidos da vida. Nesse caso, pode ser um indicativo para ser mais seletivo sobre o que lhe diverte. Nesse momento, não estão disponíveis o tempo todo, o que torna as pessoas mais exigentes nesse aspecto.

Ascendente em Libra

Se você tem o ascendente em Libra, muito provavelmente que o movimento retrógado de Saturno está transitando pela casa 4, que está relacionada às suas origens, família, ao passado e emoções. Então, pode ser um período que você tenha que reestrutura essas áreas ou então, enfrentar algum tipo de dificuldade. Como por exemplo, a relação familiar ser abalada e exigir mais de você para manter a paz.

Saturno retrógado e ascendente em Escorpião

iQuilibrio

Para os com ascendente em Escorpião, Saturno retrógado transita entre a casa 3, essa que por sua vez está associada aos contatos, forma de pensar e se comunicar, bem como relações interpessoais com parentes, vizinhos e colegas. Então, esse momento pode ser marcado por diferentes dificuldades nessas áreas. Sendo assim, pode ser o momento perfeito para exercitar a paciência e diplomacia e não assumir uma postura intransigente.

Ascendente em Sagitário

Aquele com o ascendente em Sagitário muito possivelmente terá Saturno retrógado transitando pela casa 2, a ligada aos bens materiais, dinheiro e tudo mais que a pessoa precisa para viver. Sendo assim, é um bom momento para ter mais cautela, e não arriscar tanto, focando no longo prazo em relação às finanças. Pode ser que nessa fase, ocorra atrasos e a fonte seque, o que exigirá medidas eficazes para revolver a situação. Então, aproveite o período para usar como uma oportunidade de reestruturar suas finanças.

Ascendente em Capricórnio

Então, o Ascendente em Capricórnio deixa Saturno retrógado transitando na casa 1, muito ligada a personalidade, imagem, ao eu em si. Então, pode ser que a pessoa fique mais exigente consigo mesma e se sinta um pouco cansada, indisposta e até mesmo pessimista. Por isso, pode ser um momento para cuidar mais da saúde, evitar estresse e desgastes desnecessários, até porque podem surgir no caminhos obrigações que exigem muito de você.

Ascendente em Aquário

Para aqueles com ascendente em Aquário, a uma grande chance de Saturno retrógado está transitando pela casa 12, que diz respeito ao mundo inteiro, ao retiro voluntário ou compulsório e aos momentos de solidão do todo. Se trata de uma casa dos inimigos ocultos, mas também do amor incondicional. Então, nesse período pode ser que a pessoa sinta uma necessidade de buscar por algo que não pode ser acessado pelos sentidos e não pode ser sentido no mundo visível. Um bom momento para recolhimento, estudar o tema e trilhar um caminho espiritual.

Saturno retrógado e ascendente em Peixes

iQuilibrio

Agora para quem tem ascendente em Peixes, Saturno retrógado estará transitando pela casa 11, essa que está ligada as amizades, grupos de pessoas com interesses parecidos, ideais e projetos coletivos. Pode ser um momento para se isolar um pouco e não estar tão disponível aos outros. Até porque a pessoa pode ficar mais intolerante e não aceitar coisas que antes não a incomodava, mas agora sim, o que pode afastar alguns amigos e mudar a dinâmica de alguns projetos.

Lembrando que isso são projeções, e como Saturno pode transitar por mais de uma casa, o ideal é confirmar isso no seu mapa astral ou com um astrólogo.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Retorno de Saturno, o que é? Tudo que você precisa saber sobre.

Fontes: Horóscopo Virtual Astro Centro Signos Viastral

Imagens: Pinterest Universa Astro Center Canal do Pava O Petróleo iQuilibrio

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você