Curiosidades

Shallow now, o que significa a expressão da música de Paula Fernandes?

O refrão "juntos e shallow now" está na moda, seja para acompanhar Paula Fernandes, seja para fazer piadinhas. Mas você sabe o que a expressão significa?

Atualizado em 23/05/2019

Shallow, música emblemática do filme de Nasce uma Estrela, estrelado por Lady Gaga e Bradley Cooper; ganhou uma versão brasileira. No último domingo, 19, Paula Fernandes e Luan Santana lançaram Juntos (ou Juntos e Shallow Now, como diz o refrão), baseada na música vencedora do Oscar 2019 de Melhor Canção Original.

Contudo, mesmo estando entre os tópicos mais comentados da internet brasileira nos últimos dias, a música não agradou muito. Nas redes sociais, por exemplo,  as pessoas ironizaram a adaptação de Paula Fernandes e vários foram os memes em referência ao refrão que diz “juntos e shallow now”.

Mas, ironias à parte, você sabe o que quer dizer a expressão em inglês? Qual será o significado de Shallow now, junção de palavras que também aparece na versão original da canção?

Significado de Shallow Now

Basicamente, antes de irmos ao significado de Shallow Now, vale voltar à história da música. Ela conta, na verdade, a história dos personagens Ally e Jackson, vividos por Lady Gaga e Bradley Cooper, em Nasce uma Estrela.

Por isso, a música é cheia de metáforas. Para entender melhor, aliás, aconselhamos que você, depois do post, você assista o filme, caso ainda não tenha visto.

Mas, de forma geral, a música fala sobre como o casal da ficção estão nas profundezas, nesse lugar onde ninguém consegue alcançar ou julgar os dois. Em resumo, a música fala de um lugar seguro para os dois.

Já, sobre o significado da palavra shallow, em português, quer dizer “raso”. Assim, quando o refrão música original diz “we’re far from the shallow now”, na verdade, está dizendo “estamos longe do raso agora”.

Como resultado disso, a versão em português ficou um tanto descontextualizada ao usar a expressão em inglês. Contudo, a gente aposta que a cantora tenha usado “juntos e shallow now” como refrão pela sonoridade, e para referenciar a música em de Gaga. Uma vez que na tradução, o refrão de Paula Fernandes e Luan Santana, diz “Juntos e raso agora”.

Abaixo, você confere a letra de Juntos. Na sequência, disponibilizamos também o vídeo no qual você pode ouvir a música em português.

Letra de Juntos (e Shallow Now)

Diga, meu amor

Se anda um pouco triste como eu

Diga o que ficou

Da história que a gente viveu

Eu caí

E tudo agora lembra você

Viver sem a gente

Não dá mais, porque sei que sou seu

Diga por que se foi

E quantas vezes se sentiu sozinho, longe

Diga o que pensou

Pra vir buscar agora o que vivemos antes

Eu caí

E vi nascer uma força que nem sei de onde

Pra seguir

E suportar a falta desse amor

Diga o que te fez sentir saudade

Bote um ponto final

Cole de uma vez nossas metades

Juntos e shallow now

Diga o que te fez sentir saudade

Bote um ponto final

Cole de uma vez nossas metades

Juntos e shallow now

Diga o que te fez sentir saudade

Bote um ponto final

Cole de uma vez nossas metades

Juntos e shallow now

In the shallow, shallow

In the shallow, shallow

In the shallow, shallow

Juntos e shallow now

Ouça a música de Paula Fernandes e Luan Santana

E, no final das contas, o que você achou da versão brasileira de Shallow? Comente!

Vale lembrar ainda que, apesar dos protestos na internet, e dos pedidos para que Juntos seja cancelada, a versão de Paula Fernandes foi autorizada pela própria Lady Gaga.

Agora, para tirar a música da mente, que tal ver outros filmes de romance? Confira também: 10 comédias românticas pouco aclamadas, mas que você deveria assistir.

Fonte: Correio, O Globo, Letras

Imagens: Revista Cifras, GShow,

Por <a href='https://areademulher.r7.com/author/thamyris/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Thamyris Fernandes</a>
Por Thamyris Fernandes
Jornalista pela PUC Goiás. Já flertou com assessoria de imprensa, passou um tempo em jornais impressos e encontrou na internet seu habitat natural. Basicamente, uma taurina curiosa. Gosta de vinho, café, livros, um bom papo e aconchego. Ama o que faz e faz o que ama por aqui. Instagram: @thamyriscf