Curiosidades

Sonhar com cobra – Significados e interpretações

Apesar do que pode sugerir, sonhar com cobra não é sempre um mau presságio, mas também um sinal de regeneração e prosperidade.

Você já teve sonhos estranhos com animais de todos os tipos? E com cobras? Quando o animal aparece em seu momento de descanso, talvez seja importante avaliar seu significado. Nesse sentido, todos eles são um alerta para alguma situação do mundo real, mas sonhar com cobras pode ser um presságio para traições e enganos. Todavia, nem tudo que gira ao redor da cobra está relacionado ao seu simbolismo traiçoeiro e assustador. Por vezes, ela também pode remeter aos elementos da medicina, nutrição e fisioterapia.

Antes de mais nada, é importante avaliar o contexto do sonho em si. A cor, tamanho e posição da cobra, bem como a situação em que ela está envolvida devem ser levadas em conta, pois cada detalhe possui um significado diferente. Até mesmo suas reações perante o animal ou vice-versa contam, todos os pontos sendo uma forma do inconsciente enviar uma mensagem até você.

Acima de tudo, sonhar com cobras deve ser visto como um momento de reflexão. Cada elemento deve servir como uma forma de analisar sua postura defensiva, constante impulsividade e estagnação, pontos que estão relacionados ao animal e que podem ser o motivo dele ter surgido em seu inconsciente.

Sonhar com cobra
Fonte: Galileu

Confira abaixo possíveis aplicações diferentes ao sonhar com cobras e o que cada uma delas significa.

O que significa sonhar com cobra?

De antemão, a grande maioria dos sonhos relacionados ao animal dizem respeito às suas amizades e as diferentes situações aplicadas a elas, como a fidelidade. Por exemplo, sonhar com uma cobra rastejando pode ser um alerta para lhe fazer prestar atenção ao seu círculo de amizades em busca de traições, ou uma cobra dentro de casa, que pode significar que a traição ocorre na família.

1 – Sonhar que está matando a cobra

Ao sonhar que você está matando uma cobra, o significado da mensagem não possui relação alguma com a morte, mas sim com a libertação. No caso, significa livrar-se de angústias e dos medos gerados por seus instintos, quando suas ações têm sido negativas e impulsivas, porém prejudiciais.

O sonho também pode adquirir um caráter negativo quando, ao matar a cobra, você se exponha a uma situação a qual não vivencia em muito tempo, remetendo aos limites e à passividade da mente.

2 – Sonhar que é morto por uma cobra

Esse tipo de sonho em específico pode indicar certa impulsividade, porém de forma negativa. Nesse caso, os instintos dominam a consciência e a racionalidade, fazendo com que você tome decisões premeditadas que são prejudiciais. Além disso, há ainda certo egoísmo e egocentrismo envolvidos.

3 – Cobra preta

Fonte: iQuilíbrio

Sonhar com uma cobra preta não é de forma alguma um mau presságio, mas sim um aviso. A serpente surge de forma que possa servir como um alerta para situações que não estão sendo levadas em conta e passando despercebidas. É também um sinal para que você perceba que determinadas coisas que um dia integraram sua vida não estão mais nela, e devem ser deixadas de lado, como um relacionamento que um dia foi bom, mas que agora apenas trará mágoas. Choques de realidade também estão envolvidos, por exemplo.

4 – Cobra amarela

A cobra amarela possui dois lados ao ser associada a sonhos. Dependendo do momento sendo vivido, ela pode significar traição, principalmente das pessoas que estão ao seu redor, que podem estar sendo venenosas. Todavia, ela também pode representar o luxo, já que a cor amarela é associada às riquezas, bem como a felicidade. Talvez você ganhe muito dinheiro em breve.

5 – Sonho com cobra gigante

Você já sonhou com uma cobra gigante? O significado, na maioria das vezes, infelizmente é negativo. O tamanho da cobra representa a impotência diante dos grandes desafios, bem como as coisas ruins que tornam-se ainda mais preocupantes na vida, relacionadas às perdas e prejuízos.

Contudo, diferentes situações associadas à cobra gigante representam diferentes coisas. Caso a cobra esteja enrolada ao redor de você, isso pode significar fracasso relacionado a determinados desafios ou projetos. Caso ela esteja te engolindo, ela prova que você já foi ou pode ser derrotado facilmente, abalando o emocional.

6 – Sonho com cobra pequena

Fonte: Cultura

Da mesma forma, a cobra pequena também é associada aos maus presságios. Muitas vezes, as menores coisas são as responsáveis pelas maiores catástrofes, e o sonho com o pequeno animal prova isso. Ela serve como um alerta para situações mínimas que podem não possuir importância, mas que se tornarão problemas no futuro.

Apesar disso, o sonho ainda pode ser positivo, dependendo da situação. Caso a cobra seja mansa, isso pode significar que você irá encarar os perigos do futuro sem medo das consequências.

7 – Na água

Anda com muitas preocupações ultimamente? Se a resposta for sim e uma cobra na água aparecer em seus sonhos, a situação pode ser mais alarmante do que parece. O animal no ambiente aquático está normalmente associado à angústia, inveja ou raiva, bem como uma pessoa que está te fazendo mal.

Para as diferentes possibilidades do sonho: se a cobra for mansa ou calma, isso pode significar que você aprendeu a domar suas emoções e tudo aquilo que lhe prejudica. Caso ela esteja agitada, a angústia deve perdurar por mais tempo e com maior intensidade.

8 – Sonhar com várias cobras

Sonhar com cobra
Fonte: Segredos do Sonho

Tal qual o simbolismo da cobra e de seu valor de animal peçonhento e traiçoeiro, sonhar com várias ao mesmo tempo pode funcionar como um alerta para as pessoas que você mantém ao seu redor. Elas podem estar nutrindo certa falsidade ou vontade de lhe prejudicar. Se as cobras tentarem te atacar, do mesmo modo, tais pessoas podem tentar fazer o mesmo, sentindo raiva de você sem que você possa agir. O aviso é claro: permaneça bem longe de tudo aquilo que faz mal.

9 – Cobra-coral

Fonte: Segredos do Mundo

Assim como a cobra-coral, que é venenosa e oferece perigo, o sonho habitado pelo animal busca alertar para situações parecidas. É preciso tomar cuidado com o que o futuro lhe reserva, pois coisas ruins podem acontecer em breve, e tudo será fruto de suas próprias ações.

10 – Naja

O que você sabe sobre a naja? A cobra possui uma simbologia forte, sendo associada ao ataque letal e o misticismo. Ela possui um dos venenos mais poderosos entre as serpentes, e também mortífero. Do mesmo modo, sua representação nos sonhos alerta para perigos inevitáveis, mas o agente do mal pode estar mais próximo do que você imagina.

11 – Uma cobra enrolada

Sonhar com cobra
Fonte: GreenMe

Apesar do que pode parecer, cobras enrodilhadas não são um mau presságio. Caso ela esteja enrolada ao redor do seu corpo ou qualquer outro lugar, ela apenas significa que você deseja viver intensamente, com muita liberdade e vontade de aproveitar a vida. Nesse sentido, você detesta ficar como a cobra enrolada, estagnada e presa.

12 – Picada de cobra

O significado do animal presente em sonhos picando é extremamente intuitivo. Assim como a ação nociva, isso significa que pessoas extremamente venenosas ao seu redor estão esperando o momento certo para dar o bote. As presenças podem ser muito próximas e parecerem amigáveis, mas suas intenções são as piores possíveis. É preciso ficar atento às mentiras e decepções. Além disso, a picada de cobra também pode significar que você terá prejuízo ou azar com dinheiro.

13 – Cobra verde

Fonte: Sonho com Cobra

Ao contrário das cobras pretas e amarelas, a cobra verde não apresenta nenhum perigo iminente. Não é necessário temer a presença do animal, pois ele apenas significa que algo novo está gradualmente sendo aceito por você, como um novo amor ou um novo emprego.

14 – Cobra branca

Sonhar com cobra
Fonte: Vez da Voz

A cobra branca é um animal extremamente raro e difícil de encontrar. Assim como sua representação no mundo real, ela busca sinalizar situações onde oportunidades únicas surgirão em sua vida, as quais devem ser agarradas, já que dificilmente se apresentarão novamente. Os acontecimentos são normalmente inusitados e inéditos.

Caso a cobra branca esteja lhe seguindo no sonho, isso pode significar que algo que você buscou por muito tempo está próximo e logo deve ser encontrado. Caso ela lhe pique, é possível que você esteja sofrendo a influência de estranhos.

15 – Na cama

Caso você sonhe com uma cobra em sua cama ou uma cama qualquer, a aparição é um sinal para que você deixe de lado medos ou inseguranças que te acompanham há muito tempo, buscando maior amadurecimento.

Se você se interessou por essa matéria, considere também conferir Sonho com sapo, o que significa? Simbologia do sonho

Fontes: Sonhos, Personare, Psicanálise Clínica

Imagens: Vez da Voz, SC, iQuilíbrio, Galileu, GreenMe, Segredos do Mundo, Cultura, Segredos do Sonho, G1

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você