Tipos de nariz: quais são os mais comuns?

O tipo de nariz indica a descendência ou região de uma pessoa, é como se fosse uma marca registrada da miscineganção no Brasil.

Rinoplastia

Não é novidade pra gente que aqui no Brasil há uma grande diversidade na cultura, que foi construída a partir do encontro de diversos povos. Essa miscigenação fez surgir uma diversidade em relação aos tipos de nariz dos brasileiros. Podemos encontrar de vários tipos: redondo, romano, rebitado e muitos outros.

Você sabe identificar a diferença entre os tipos de nariz? Ou ainda, você sabe identificar o seu tipo de nariz? Abaixo falaremos sobre cada um deles. Boa leitura!

Quais são os tipos mais comuns de nariz?

Como foi mencionado acima, somos resultado do encontro de diversas etnias. E essa pluralidade também é vista em características físicas. Inclusive no nariz. Sendo assim, é possível afirmar que há uma ampla variedade de formatos e tamanhos, desde narizes mais largos e achatados até os mais afilados e pontiagudos, representando a diversidade étnica brasileira, que inclui influências indígenas, africanas, europeias e de outras origens. Confira abaixo os tipos mais comuns:

Nariz redondo

O nariz redondo é um tipo de nariz que tem uma ponta arredondada, sem apresentar proeminências ou ângulos definidos. Geralmente, é caracterizado por ter uma forma suave e arredondada na extremidade, sem pontas proeminentes.
É uma característica facial variável e única em cada pessoa, contribuindo para a diversidade e singularidade das características faciais de cada pessoa.

Nariz negroide

Muitos afirmam que esse tipo de nariz é bastante comum em pessoas de pele negra. No entanto, é importante mencionar que não é ideal fazer esse tipo de generalização, considerando que esse formato também pode ser encontrado em pessoas de pele branca. Esse é um ponto particularmente relevante em um país altamente miscigenado como o Brasil.
O termo “nariz negroide” foi historicamente usado para descrever um tipo de nariz associado a pessoas de ascendência africana ou afrodescendente. Caracteriza-se por apresentar uma ponte nasal mais baixa e larga, narinas mais amplas e uma base mais larga. Mas é importante ressaltar que a diversidade humana é vasta e generalizar características físicas com base em grupos étnicos pode ser impreciso, e muitas vezes até mesmo ofensivo.
Por isso memso, o uso desse termo hoje em dia é considerado antiquado e inadequado, pois perpetua estereótipos raciais.

Nariz adunco ou aquilino

O nariz adunco é um termo usado para descrever um nariz que é proeminente e possui uma curvatura pronunciada na ponta. Ele pode ser longo e fino, com uma curvatura proeminente na parte superior, resultando em uma ponta mais inclinada para baixo.
Esse tipo de nariz é frequentemente associado a características com tom pejorativo, a exemplo do termo “nariz de bruxa”, devido à ponta ter a curvatura com o aspecto de “caido”.
Além disso, um aspecto referente a esse tipo de nariz é o de que ele é o causador de muita insatisfação de pessoas, motivando-as a buscar soluções na cirurgia plástica. Muitas pessoas se queixam que ele traz um aspecto de rosto envelhecido.

Nariz fino e arrebitado

Um nariz fino e arrebitado é caracterizado por suas traços mais estreitos e pontiagudos. Costumam ter: ponte e narinas estreitas, ponta do nariz apontando ligeiramente para cima e dorso levemente côncavo.
Este tipo de nariz é comumente associado a características estéticas específicas em diferentes culturas, mas é importante lembrar que a beleza e a percepção estética variam amplamente de pessoa para pessoa e de cultura para cultura.
Portanto, algumas pessoas podem considerar um nariz fino e arrebitado como um traço bonito, enquanto outras preferem outros tipos de narizes. Essa característica costuma ser objeto de desejo por muitos quando procuram aperfeiçoar as suas características com a ajuda da cirurgia plástica.

Nariz romano

Uma característica do nariz romano é uma protuberância presente na ponta do nariz, a qual pode ser facilmente identificada quando a pessoa está de perfil.
Sendo assim, o nariz romano é uma característica facial que se destaca por ser reto, longo e muitas vezes com uma proeminência mais pronunciada na ponte nasal. Ele tende a ser retilíneo, sem a curvatura comum em outros tipos de narizes.
Esse formato recebe o nome de “romano” devido a sua associação com as estátuas e retratos de figuras da Roma Antiga. É considerado uma característica estética clássica e é encontrado em diferentes etnias.
Por fim, vale mencionar que esse tipo de nariz é um grande motivador de cirurgias, pois as pessoas costumam ficar insatisfeitas com o seu formato.

Nariz torto

O nariz torto tem como característica marcante o desvio do dorso nasal, o qual pode ser encontrado em formatos “C” ou “S”. Pessoas com esse tipo de nariz têm uma predisposição para sofrer com o desvio de septo. Diante disso, esse nariz surge a partir de dois fatores: genético ou de acidentes que geram algum tipo de trauma.
Por fim, as pessoas que apresentam um nariz com essa característica buscam corrigir por causa de fatores estéticos, pois acreditam que o seu rosto não apresenta uma harmonia e simetria, e também por fatores respiratórios, pois o desvio de septo pode gerar uma espécie de desconforto para respirar.

Nariz nixon

O tipo de nariz de Nixon é frequentemente descrito como um nariz aquilino ou reto, com uma ponta proeminente e uma leve curva para baixo. Richard Nixon foi o 37º presidente dos Estados Unidos e seu nariz distintivo se tornou uma característica reconhecível de sua aparência.

Nariz asiático

Os narizes asiáticos variam em forma e tamanho, mas geralmente têm características específicas, como ser mais baixo em perfil, com pontes mais baixas e larguras nas narinas, por vezes, mais amplas.
Esses traços são comuns em algumas populações asiáticas, mas é importante notar que há diversidade dentro dos grupos étnicos e as características faciais podem variar amplamente de pessoa para pessoa.

Nariz grego

O nariz grego é um tipo específico de formato nasal, caracterizado por uma linha reta e uma ponta mais estreita. Ele recebe esse nome devido a sua semelhança com as esculturas antigas da Grécia clássica, onde esse tipo de nariz era comum.
Geralmente, o nariz grego é reto e possui uma base mais estreita e uma ponta levemente arrebitada em contraste com outros formatos de nariz, como o nariz aquilino ou o nariz romano. Essa característica é valorizada por causa da sua referência clássica e tem sido apreciada historicamente na arte e na cultura.

Nariz com ponta superprojetada

Esse tipo de nariz costuma ter sua ponta com um destaque maior em relação ao todo que compõe a sua simetria. Portanto, um nariz com ponta superprojetada é caracterizado por uma ponta que se projeta muito além do perfil facial, muitas vezes resultando em uma aparência mais proeminente ou definida. Ele pode variar em formas e tamanhos, mas é definido principalmente pela projeção acentuada da ponta em relação ao resto do rosto.
Por fim, em alguns casos, pessoas optam por procedimentos cirúrgicos, como a rinoplastia, para ajustar a projeção da ponta do nariz de acordo com suas preferências estéticas.-

Nariz côncavo

Um nariz côncavo é aquele em que a parte central do nariz apresenta uma curvatura ou depressão na região da ponte nasal. Em contraste com o nariz reto, o nariz côncavo possui uma curvatura voltada para dentro, criando uma forma que se afunda levemente na parte superior central.

Essa característica pode variar em grau e forma, com algumas pessoas apresentando uma curvatura sutil e outras uma curvatura mais pronunciada. O nariz côncavo pode ter diferentes estilos e proporções, mas é identificado principalmente pela curvatura na ponte nasal, dando-lhe uma aparência distintiva em relação a outros tipos de narizes.

Nariz caucasiano

Por último, o nariz caucasiano é caracterizado pela ponta que é caída. Ele é constituído por certas características, como uma ponte nasal mais proeminente e reta, com uma curva suave em direção à ponta. Geralmente, é mais estreito em comparação com outros tipos de narizes e pode ter uma aparência mais refinada.
Esses foram os tipos de nariz mais comuns que encontramos. Se gostou da matéria continue com a gente e leia também: As 3 melhores consultorias de imagem e estilo do Brasil

Outras postagens

3 comentários em “Tipos de nariz: quais são os mais comuns?

  1. Também achei um comentário bem infeliz! Grosseiro ou não, é subjetivo! Ao autor(a), que talvez não tenha tido por mal, deve experimentar ver a beleza nas coisas, e não o que vê como defeito! Deve se questionar, POR QUE você, autor, acha grosseiro?

    Algumas pessoas não gostam desse formato, pois infelizmente ainda vivemos resquícios de preconceito e depreciação sobre a cultura africana e negra. E a mídia ainda vende como desejável, apenas a cultura “branca”. O que deve ser combatido diariamente, afinal, porque o nariz do italiano tem um “charme” e o negroide é “grosseiro”? Percebe? As vezes o preconceito está enraizado e sai, sem você perceber! Todos devemos nos policiar para mudarmos uma realidade injusta. E assim, vivermos em um mundo de amor e união e combater o preconceito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.