Curiosidades

Tipos de nariz, quais são? Origem, formatos e características

O tipo de nariz indica a descendência ou região de uma pessoa, é como se fosse uma marca registrada da miscineganção no Brasil.

Atualizado em 30/09/2020
Por Kariny Bianca

Você sabe qual é o tipo do seu nariz? Em síntese, o povo brasileiro possui características físicas misturadas, já que o país foi formado por pessoas com etnias diferentes. Assim, não é possível dizer que uma pessoa tem traços exclusivamente brasileiros, visto que há uma miscigenação no Brasil.

Mesmo assim, muitas pessoas estão insatisfeitas com o formato do seu nariz, até porque cada um tem a sua maneira de pensar. Sobretudo, a cirurgia plástica nem sempre é a solução para o problema, já que cada tipo de nariz corresponde ao estilo do rosto da pessoa.

Por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre os tipos de nariz, talvez você se sinta melhor ao entender que o seu nariz tem origem de uma região ou povos étnicos, diz respeito a sua descendência. Em outras palavras, é uma marca registrada no seu corpo.

Tipos e formatos de narizes

Fino e arrebitado

Esse tipo de nariz é o mais desejado. Basicamente, a ponta é mais alongada para cima, como se fizesse jus à expressão “de nariz empinado”. Portanto, esse formato é mais valorizado esteticamente por causa dos traços finos, ao passo que, muitos famosos escolheram esse estilo para cirurgia plástica. Entretato, cada rosto tem o seu formato ideial, considerando que é uma característica individual da pessoa.

Tipos de nariz
Clínica Planas

Nariz asiático ou curto

Este tipo não há elevação do dorso e possui a ponte entre os olhos mais baixa e larga, conhecido como achatado ou nariz de batata. Em geral, esse tipo de nariz mais arredondado e curto, é característica dos asiáticos e indígenas.

Nariz curto
Médicos da Terra

Negroide

Esse tipo de nariz é o formato mais comum das pessoas de etnia negra ou ascendência africana. Dessa forma, o negroide tem a base mais alargada, pontas arredondadas, e dorso curto, semelhantemente ao asiático. No entanto, algumas pessoas não gostam desse formato, visto que é mais grosseiro, ao contrário do nariz arrebitado.

Tipos de nariz
RedeTV

Tipos de Nariz Romano

Esse tipo se caracteriza pela giba nasal, uma curva localizada no dorso, mais visível quando a pessoa está de lado ou perfil. Assim sendo, esse formato é encontrado em italianos, judeus, e árabes. Em geral, o carocinho causa desconforto e insegurança em alguns donos desse nariz, visto que o excesso de cartilagem e tecinho na região causam esse charme.

Romano
Delas IG

Adunco ou Aquilino

Esse tipo tem o formato de um bico de uma águia ou tucano, como também é apelidado de nariz de bruxa. Assim, o adunco tem a ponta do nariz curvada para baixo, geralmente são comuns em pessoas originárias da Europa, Ásia, Oriente Médio e norte da áfrica. Sobretudo, o motivo de maior insatisfação de algumas pessoas é que esse formato pode deixar o rosto com aparência de mais velho.

adunco
Pais e Filhos

Tipos de Nariz Caucasiano

Esse tipo tem formato alto e estreito, com cartilagens fortes e pele mais fina. Quando a pessoa sorri, é possível ver a ponta um pouco mais caída. Nesse sentido, algumas pessoas buscam a rinoplastia para impinar levemente a ponta.

Caucasiano
Perface

Cirurgia de Rinoplastia

Para quem deseja fazer algumas correções ou adaptações no nariz, a rinoplastia é uma boa opção de cirurgia plástica. Nesse sentido, a reparação tem o objetivo de melhorar a estética de forma natural, mantendo a identidade étnica da pessoa.

Tipos de nariz
Rinoplastia

De forma geral, os cirurgiões plásticos defendem que a beleza miscigenada deve ser preservada, além de respeitar as proporções do rosto do paciente.

Por fim, o que achou dessa matéria? Então, aproveite para conferir essa aqui também: Afinar o nariz sem cirurgia é possível? Modeladores, maquiagem e truques

Fontes: Luciana Pepino, Ser, Minha Vida e Luciana Pepino II

Imagens: Clínica Planas, Médicos da Terra, RedeTV, Pais e Filhos, Beatriz Benevides, Perface e Rinoplastia

Próxima página »

Escolhidas para você