Curiosidades

Usar maquiagem vencida faz mal? Descubra o que pode acontecer!

De acordo com dermatologistas, usar maquiagem vencida pode prejudicar a saúde da pele, causando alguns problemas.

A maquiagem surgiu no Egito, onde os egípcios pintavam os olhos para os protegerem, pois eram considerados como o espelho da alma. E também, como um sinal de respeito ao deus sol. Posteriormente, a maquiagem se popularizou entre os povos e se tornou uma forma versátil de transmitir diversas mensagens e significados.

Além disso, também pode ser considerada como instrumento de manifesto, ou de empoderamento. No entanto, é preciso tomar cuidado ao usar maquiagem vencida.

Ademais, a maquiagem pode trazer cor e vida ao rosto, e também encobrir imperfeições, como marcas ou espinhas. Entretanto, ao usar maquiagem vencida você pode provocar o entupimento dos poros da pele. Consequentemente pode gerar mais acnes e entre as reações mais leves, pode causar a foliculite.

Por outro lado, em casos mais sérios, pode gerar demodicidose, infecção provocada por ácaros que descamam a pele, alergias e até conjuntivites nos olhos.

Em síntese, isso ocorre porque a maquiagem vencida tem a sua composição química desestabilizada. Apesar de ser aplicada apenas na parte externa do corpo, não entrando em contato com a parte interna, ela ainda causa danos. Enfim, a validade desses produtos costuma girar em torno de 36 meses. Portanto, fique atento as datas de validade e use produtos que sejam aprovados pela Anvisa.

A maquiagem tem prazo de validade?

Usar maquiagem vencida: faz mal? Saiba os riscos e como proceder
Gazeta do Povo

As maquiagens apresentam prazo de validade. Ademais, essa validade gira em torno de 36 meses após a data de fabricação. No entanto, os produtos importados consideram o número de meses de validade indicado na embalagem a partir da abertura do produto.

Em suma, essa validade corresponde ao período de estabilidade do produto. Isto é, a capacidade de fixação, cor, odor e outros aspectos de cada maquiagem. Portanto, se você usar maquiagem vencida ela não estará em condições ideais, apresentando um resultado negativo na sua pele.

Por outro lado, a maneira como a maquiagem é armazenada pode interferir na sua validade. Logo, ao armazenar em locais arejados e frescos, a validade irá condizer com a da embalagem. Mas, ao manter em locais muito quentes e com pouca umidade, como no carro ou banheiro, a validade não irá corresponder com a da embalagem.

Pois, ela irá diminuir rapidamente, prejudicando a qualidade do produto. Diante disso, guarde suas maquiagens em locais apropriados que não comprometam a qualidade delas. O que vai garantir uma maior durabilidade.

Qual a validade de cada maquiagem no Brasil?

Conceito IT

Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as maquiagens apresentam um prazo de validade ideal para sua utilização. Logo, ao se manter atento a esse prazo expresso nas embalagens, vai evitar usar maquiagem vencida. Enfim, normalmente as datas são de validade para cada tipo de maquiagem são:

  • Bases aquosas: 12 meses
  • Bases oleosas: 18 meses
  • Batom: 48 meses
  • Corretivos: 18 meses
  • Delineador: de 6 a 12 meses
  • Gloss: de 6 a 12 meses
  • Máscara de cílios: 6 meses
  • Pó (compacto e solto), blush e iluminador: de 18 a 24 meses
  • Sombras compactas: 36 meses

Por outro lado, as maquiagens vindas de outros países apresentam a validade datada em meses. Por exemplo: 12 meses, 24 meses e 36 meses.

Ademais, essa quantidade de meses começam a valer a partir da abertura do produto. Isto é, sendo diferente dos produtos brasileiros, cuja validade é contada a partir da data de fabricação.

Cosméticos também têm prazo de validade?

Uol

Os cosméticos também apresentam prazo de validade, sendo preciso tomar maior cuidado com eles. Visto que, os cosméticos dependem dos componentes ativos. Por exemplo, a vitamina C que é instável e pode oxidar facilmente. Logo, é imprescindível que o produto seja armazenamento corretamente, conforme as indicações de sua embalagem. Além disso, até a forma como manuseamos os cosméticos pode interferir em sua qualidade. Então, se atente para as instruções de cada cosmético que for utilizar.

Usar maquiagem vencida: O que os mantém conservados?

Usar maquiagem vencida: faz mal? Saiba os riscos e como proceder
Vix

Para não usar maquiagem vencida, fique atento ao prazo de validade. Normalmente, as maquiagens costumam vir com o prazo de validade escrito em sua embalagem. Mas, você sabe o que as mantém conservadas durante esse prazo? Basicamente, são os conservantes.

Em suma, os conservantes apresentam a função de aumentar a durabilidade da maquiagem e evitar que elas se contaminem com micro-organismos, como bactérias ou fungos. Atualmente, a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, regulamenta quais substâncias são libertadas para essa finalidade no Brasil.

Ademais, independente se for natural ou sintético, os conservantes são imprescindíveis para garantir a segurança desses produtos.

Usar maquiagem vencida: Quais os sinais de que o produto está vencido?

Fashionismo

Para não usar maquiagem vencida é imprescindível que você se atente ao prazo de validade exposto nas embalagens. No entanto, alguns produtos podem acabar tendo essa informação apagada da embalagem com o passar do tempo.

Dessa forma, é necessário que você observe os aspectos do produto para verificar sua qualidade. Por exemplo, se não sofreu alterações no cheiro, na cor, na consistência ou na fixação. Em suma, a máscara de cílios costuma ressecar e ficar endurecida, a sombra perde a pigmentação e algumas bases ficam aquosas.

Além disso, também é preciso se atentar ao surgimento de pontos verdes, brancos ou cinzas. Pois, eles podem indicar que o produto foi contaminado por fungos ou bactérias. Portanto, devem ser descartados.

O que acontece ao usar maquiagem vencida?

Usar maquiagem vencida: faz mal? Saiba os riscos e como proceder
Tudo Ela

Em suma, a maquiagem atinge o seu limite do prazo de validade quando os conservantes perdem o efeito. Diante disso, sem os princípios ativos, a maquiagem se torna um local propício para a proliferação de fungos ou bactérias.

Então, ao usar maquiagem vencida pode ocasionar diversos efeitos negativos em sua pele. Por exemplo, o entupimento dos poros, que podem gerar acnes e foliculite nas reações mais leves. Ou também, ocasionar irritações e alergias.

Por outro lado, usar maquiagem vencida nos olhos, como rímel e delineador, por exemplo, pode acarretar em quadros de conjuntivite. Isto é, uma inflamação que acomete a membrana que cobre o globo ocular. Além disso, também pode causar coceiras, alergias e infecções na mucosa dos olhos.

Por fim, em casos mais sérios, usar maquiagem vencida pode gerar demodicidose, uma infecção provocada por ácaros que descamam a pele. Portanto, é essencial que você verifique a validade dos seus produtos antes de utilizar. Descartando os que estiverem vencidos.

O que fazer ao usar maquiagem vencida e notar sinal de alergias?

Dicas de Mulher

Ao usar maquiagem vencida e perceber sinais de alergias é preciso recorrer a um dermatologista. Pois, ele irá analisar a situação da sua pele e recomendar um tratamento eficiente para ela.

Além disso, não utilize outros produtos sem a prescrição médica, para evitar possíveis complicações. No entanto, em casos de ardor, lavar o local com água e fazer compressas com soro gelado é uma ótima opção.

O que fazer com a maquiagem vencida?

Usar maquiagem vencida: faz mal? Saiba os riscos e como proceder
Vix

Quando você identificar alguma maquiagem vencida, você deve descartá-la imediatamente. Pois, isso evitará que você acabe utilizando sem querer algum dia. E, caso você esteja buscando maneiras de reutilizar a maquiagem vencida tome cuidado.

Ademais, as marcas não se responsabilizam pelos danos causados após o vencimento do produto. Portanto, tome cuidado e evite o uso para não prejudicar a saúde de sua pele.

Então, se você gostou dessa matéria, saiba mais sobre o assunto em: Esmalte vencido, como identificar? Principais perigos de usá-lo.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você