Curiosidades

Viajar sozinha é seguro? – Dicas e motivos para colocar o pé na estrada

Você também é do time que tem vontade de viajar sozinha, mas tem medo do que pode acontecer? Se sim, vamos lhe ajudar a mudar o seu pensamento sobre isso.

A princípio, quando se fala em viajar sozinha, muitas mulheres já se apavoram antes mesmo de planejar a viagem. Afinal, porque tanto medo? O que as mulheres sentem quando pensam na hipótese de viajar sozinha?

Basicamente, viajar já é sensacional. Mas, viajar sozinha pode ser ainda mais gostoso.

Isso porque viajar sozinha pode lhe proporcionar vivências incríveis e diferenciadas. Mesmo parecendo intimadora, essa ideia pode ser incrível e libertadora. Até porque, além de liberdade, você também sentirá um mix de emoções enriquecedoras.

Além do mais, essa ideia pode se transformar em empoderamento e independência. Inclusive, com essa ideia, você deixará de lado a sua insegurança, a dependência de alguém e o seu medo. E, assim, partirá para uma aventura com somente a sua própria companhia.

Viajar sozinha pode ser mais seguro do que você imagina. Vem conferir

Sobretudo, é importante destacar que, mesmo sendo muito libertador, ainda é necessário que você siga alguns cuidados e instruções para viajantes. Como por exemplo, obter informações sobre o destino, ter os documentos necessários, se organizar financeiramente, e reservar o local da estadia com antecedência.

Além do mais, nós indicamos que você pesquise o máximo de informações que conseguir sobre o local para o qual você vai. E acima de tudo, abra sua mente e se permita. Pois você pode, você consegue e, com certeza, valerá a pena. Basicamente, o mundo todo está à sua espera para ser explorado por você.

10 dicas para curtir uma viagem sozinha

1. Acerte na escolha do destino

Viajar sozinha pode ser mais seguro do que você imagina. Vem conferir

Provavelmente, você já deve ter pensado ou escolhido um lugar em específico. Sobretudo, antes de escolher, reflita bem sobre suas intenções, seus motivos de ir e o que você pretende conhecer nesse local. Até porque a escolha certa se dá a partir das opções que cada destino pode te oferecer.

Como por exemplo, se o seu intuito for estudar, existem aqueles países que dão mais opções, oportunidades e vantagens para você que procura por estudos.

Agora, se você está à procura de lugares para se divertir e conhecer as culturas, também terá países e cidades específicas para isso. Portanto, o segredo é escolher com sabedoria.

2. Planeje alguns detalhes com antecedência

Viajar sozinha pode ser mais seguro do que você imagina. Vem conferir

A priori, não confunda liberdade com bagunça. Acima de tudo, para viajar sozinha, você precisa ter maturidade e organização.

Até porque você precisa também economizar para que não falte dinheiro durante a viagem. Inclusive, uma das dicas é você levar sempre um pouco a mais de dinheiro do que o esperado.

Além do mais, como em qualquer viagem, é indicado que você procure o quanto antes as passagens aéreas. Se possível, com uns dois meses de antecedência. Até porque assim você terá mais chances de encontrar tarifas mais baixas.

3. Não esqueça seus documentos

Viajar sozinha pode ser mais seguro do que você imagina. Vem conferir

Essa, com certeza, é uma das principais dicas. Porque, até para ir na esquina, recomendam que você leve os seus documentos, ainda mais se for uma viagem internacional.

Assim sendo, verifique com antecedência quais documentos serão necessários para o seu destino. E também procure sempre estar com uma cópia autenticada da documentação,  para possíveis casos de perda ou furto.

4. Faça sua estadia em um local seguro

Viajar sozinha pode ser mais seguro do que você imagina. Vem conferir

Primeiramente, o melhor jeito para você verificar se aquele hotel ou hostel realmente é de confiança, é lendo os comentários e relatos das pessoas que já se hospedaram naquele local.

Inclusive, procure se atentar aos comentários das mulheres. Pois assim você terá uma noção e uma maior segurança do local.

5. Faça um amigo local

Viajar sozinha pode ser mais seguro do que você imagina. Vem conferir

A priori, por você estar sozinha, a possibilidade de fazer novos laços de amizades se tornam maiores. Porém, se você não conseguir fazer nenhum amigo, existem sites e aplicativos na internet que te ajudam a se comunicar com pessoas locais do destino selecionado. Vale a pena tentar.

Além do mais, existem sites também que podem lhe ajudar e lhe oferecer possibilidades de se hospedar em casas de nativos. Conhecer pessoas locais pode se tornar importante porque elas podem auxiliar você com o seu roteiro turístico, e podem também serem bons amigos para trocar ideias e experiências.

6. Saiba o idioma local

Viajar sozinha pode ser mais seguro do que você imagina. Vem conferir

Primeiramente, se você for viajar para outro país, para a sua segurança, é melhor que domine pelo menos o básico do idioma local. Até porque, pode ser que você precise pedir informações para moradores.

7. Para não se sentir sozinha, hospede-se em um hostel

Viajar sozinha pode ser mais seguro do que você imagina. Vem conferir

Caso você já esteja enjoada de ficar sozinha, ou queira conhecer pessoas novas, a nossa dica é você se hospedar em hostel.

Nesses locais, você conseguirá muitas experiências, além de conhecer pessoas de diversos países e culturas. Contudo, é imprescindível que você tenha cuidado consigo e com suas coisas.

8. Tenha em mãos telefones úteis

Viajar sozinha pode ser mais seguro do que você imagina. Vem conferir

Você precisa sempre pensar a frente. Ou seja, sempre esteja preparada para eventuais problemas.

Portanto, procure estar com telefones úteis na sua bolsa, ou no seu celular, ou na sua mão. Por exemplo, é importnte ter os contatos da embaixadora brasileira ou da polícia local, além de seus contatos pessoais, como o número de seus familiares.

9. Saiba administrar seu dinheiro

Viajar sozinha pode ser mais seguro do que você imagina. Vem conferir

Essa dica é de extrema importância. A priori, procure ter sempre consciência e cuidado ao gastar o seu dinheiro. Portanto não gaste como uma louca na sua primeira semana de viagem, mantenha a calma e se concentre.

Assim sendo, o recomendado é que você se planeje bem e se mantenha um pouco de dinheiro em papel com você sempre.

Além do mais, se for viagem internacional, procure pelas informações que você precisa. Como por exemplo, onde comprar dólares, ou euros, ou então o que fazer para usar cartões de créditos no país que você vai.

Portanto, se oriente e corra atrás do máximo de informações possíveis. E claro, não gaste todo o seu dinheiro com besteira. Pois, você não sabe o que pode acontecer no próximo dia.

10. Tente levar o mínimo de coisas possível

Viajar sozinha pode ser mais seguro do que você imagina. Vem conferir

Falar para algumas mulheres para levar pouca coisa é quase que inútil, não é mesmo? Porém, nesse caso, se você é do time que quer levar todo o guarda-roupa para a viagem, precisará mudar esse hábito. Até porque é preciso ser objetiva e procurar levar somente aquilo que lhe for útil de verdade.

Até porque, quanto mais coisa você levar, mais difícil será transportar sua mala, além de correr risco de pagar excesso de peso no aeroporto. Inclusive, se for mochilão, quanto mais leve for sua mala, mais prático e fácil será para transportá-la.

10 motivos para você viajar sozinha

A priori, vantagens e motivos para você viajar sozinha são inúmeros. Sobretudo, nós iremos lhe dizer os 10 principais motivos. Até porque, o nosso intuito é lhe dar coragem e te ajudar a realizar essa viagem sozinha.

1. Não há a necessidade de programar seu calendário com o de outra pessoa

Viajar sozinha pode ser mais seguro do que você imagina. Vem conferir

Primeiramente, você já viajou com amigos? Se sim, provavelmente então você em algum momento da viagem deixou de conhecer, visitar ou passear em algum lugar que queria, não é mesmo? Portanto, o nosso primeiro motivo para você viajar sozinha é justamente esse.

Ou seja, o fato de você viajar sozinha é totalmente libertador. Pois, você pode dormir até a hora que quer, pode conhecer aquele museu famoso no dia que quiser, pode tomar aquela cerveja até a hora que você se sentir confortável. Até porque, você não precisa esperar pela disponibilidade de ninguém além da sua.

Sobretudo, você precisa de organização também. Até porque, sem organização você pode acabar gastando mais dinheiro do que deveria, ou então bagunçando aquele seu planejamento inicial. E se acontecer isso, toda a sua viagem pode ir por água abaixo. Portanto, saiba lidar também com essa liberdade.

2. Não é perigoso viajar sozinha

Viajar sozinha pode ser mais seguro do que você imagina. Vem conferir

Provavelmente, esse é um empecilho que mais sonda a cabeça das mulheres. Inclusive, a insegurança e o medo é um dos motivos que as fazem desistir de viajar sozinhas. Sobretudo, é importante que entenda que os riscos existem em qualquer lugar, e em todos os lugares eles serão os mesmos.

Assim sendo, a nossa dica para você é procurar manter sempre a calma. E claro, procure seguir as dicas tradicionais e comuns de todos os viajantes. Como por exemplo, andar sempre com os documentos, ter telefones úteis anotados e se hospedar em locais de confiança.

Inclusive, além desses cuidados, você precisa também se atentar com as culturas locais. Como por exemplo, alguns países de cultura árabe exigem comportamentos locais que devem ser obedecidos quando se está lá. Portanto, você precisa respeitá-los e obedecer essas tradições.

3. Você dita o ritmo da viagem

Viajar sozinha pode ser mais seguro do que você imagina. Vem conferir

Como você já deve ter percebido, o que você mais vai sentir quando viajar sozinha, é liberdade. Basicamente, quando você viaja sozinha você além de contar só com a sua presença, você também planeja os seus passeios de acordo com a sua preferência.

Inclusive, essa é uma grande diferença da viagem com outras pessoas, e da viagem sozinha. Pois, quando se está sozinha, você pode ditar o itinerário de acordo com o que for melhor para você. Ou seja, você provavelmente aproveitará mais a sua viagem.

4. Você absorve mais a cultura local

Viajar sozinha pode ser mais seguro do que você imagina. Vem conferir

Basicamente, isso se dá pois, quando se está sozinha você acaba observando detalhes que poderiam passar despercebidos se você estivesse com outra pessoa. Até porque, sozinha você passa a prestar atenção em tudo que vê ao seu redor. Sobretudo, o processo de imersão na cultura local é muito mais profundo quando se está sozinha.

5. Maior probabilidade de fazer amizades

Viajar sozinha pode ser mais seguro do que você imagina. Vem conferir

Sobretudo, quando você está sozinha, as probabilidades aumentam de você conhecer pessoas novas, e até mesmo pessoas que assim como você também estão viajando sozinhas.

Inclusive, esse fato diminui quando se está acompanhada ou com grupos de família, por estar acompanhada geralmente a probabilidade de conhecer pessoas novas se tornam menores.

6. É um tempo dedicado totalmente para você

Viajar sozinha pode ser mais seguro do que você imagina. Vem conferir

A priori, viajar sozinha é uma forma de se reencontrar. Basicamente, esse tempo de viagem é um tempo só seu, um tempo que você repõe suas energias, e também um tempo que você se dedica somente as suas vontades. Portanto, viajar sozinha pode ser ainda mais importante. Até porque, todo mundo precisa desse tempo longe de tudo e de todos.

7. Experiências inusitadas

Viajar sozinha pode ser mais seguro do que você imagina. Vem conferir

Basicamente, quando se está com alguém pode ser que aconteça de você querer comer uma comida típica do local, ou então, conhecer um lugar bem excêntrico. Porém, pode ser que ocorra da pessoa que está com você te desestimular, e por fim fazer você mudar de ideia. Resultado: Você não come e nem conhece aquilo que queria.

Assim sendo, quando se está sozinha, quem dita o que você vai comer ou fazer é apenas você mesma. Ou seja, não terá chances de desestímulos e nem de inseguranças. Pois, você fará aquilo que está com vontade, sempre.

8. Você se desprende sem preocupações

Viajar sozinha pode ser mais seguro do que você imagina. Vem conferir

Exatamente, você não se preocupa se aquela pessoa que está com você vai gostar daquele seu plano. Ou seja, você toma iniciativas que nem você imaginava, toma liberdades que você talvez nem sabia que tinha. Além do mais, você cria coragem para dançar daquele seu jeito “doidão”, como se ninguém estivesse vendo.

E é aí que está a mágica, você se diverte consigo mesma e tudo em prol do seu bem estar, da sua vontade e claro, da sua felicidade.

9. Viajar sozinha ajuda a mudar a realidade

Viajar sozinha pode ser mais seguro do que você imagina. Vem conferir

Basicamente, a realidade que estamos referindo, é justamente essa que você vive. Essa a qual você ouve que mulher andando sozinha é perigoso, que mulher deve estar acompanhada de um homem para estar segura. Portanto, o fato de você viajar sozinha pode ser uma forma de quebrar tabus.

Além do mais, viajando sozinha você pode mostrar para essa sociedade que mulheres conseguem e podem viver e se divertirem sozinhas. Portanto, quanto mais mulheres criar coragem e partir sozinha, mais o mundo abrirá portas para nós. Além é claro, de desfrutarmos do prazer que é conhecer culturas, lugares e pessoas novas.

10. Você pode!

Viajar sozinha pode ser mais seguro do que você imagina. Vem conferir

A priori, se alguém te disse que você não pode viajar sozinha, porque você é mulher e é perigoso ir sozinha, lembre-se você pode sim. Aliás, você pode e consegue tudo que quiser. Portanto, mostre esse poder feminino que tem dentro de você, e mostre que você não é inferior, por causa do seu gênero.

Os melhores lugares para viajar sozinha

Viajar sozinha pode ser mais seguro do que você imagina. Vem conferir

Após essas dicas e esses motivos para você viajar sozinha, nós separamos também 5 lugares mais aclamados para quem quer viajar sozinho. Então confira agora para você já começar a sua “vaquinha”.

Varsóvia (Polônia)

A priori, ela é a capital da Polônia. Assim sendo, ela por guardar inúmeras recordações e marcas da Segunda Guerra Mundial, ela pode ser um ótimo destino para quem gosta de aprofundar na história do mundo. Até porque, essa cidade é repleta de palácios e museus, inclusive, ambos foram reerguidos após a guerra.

Zagreb (Croácia)

Primeiramente, se você gosta de museus e passeios culturais, esse lugar com certeza poderá ser o seu destino dos sonhos. Além do mais, ele poderá te oferecer diversos cafés aconchegantes.

Verona (Itália)

Acima de tudo, essa cidade é muito romântica, para quem quer ir de casal. Porém, ela é também um ótimo destino para pessoas que irão sozinhas. Até porque, ela possui uma hospitalidade acolhedora, e também contém muitos pontos históricos para você conhecer. Ou seja, vale a pena.

Cidade do Cabo (África do Sul)

Agora se você não quer nem museu e nem pontos históricos, nós te indicamos esse destino. Pois, ele contém muitas praias e paisagens naturais. Ou seja, aqui a vida social é bastante agitada.

Belgrado (Sérvia)

Quer comida boa? Então pode vir para essa cidade. Aqui além de comida boa, você poderá também encontrar pessoas muito amigáveis. Além do mais, Belgrado é considerado por ser uma cidade tranquila e divertida.

E agora criou coragem para realizar aquela sua viagem dos sonhos? Está pronta?

Confira mais matérias: 7 coisas para fazer sozinha que podem ser bem divertidas

Fontes: Dicas de mulher

Imagens: Dicas de mulher, M de mulher, Classe turista, Trackage, Guia viajar melhor, M pelo mundo, Uol, VH Trans, Amanda viaja, O município, We fashion trends, Voe news, Freesider, Catraca livre, Zurc store, Uol, Júlia Maiorana, Vix, Júlia Maiorana, Volta ao mundo, Guia viajar melhor

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você