Dicas & Truques

Banho Gelado – 9 benefícios para o corpo e para a mente

Apesar de muita gente correr do banho gelado, ele traz diversos benefícios como aliviar dores musculares e age no combate da depressão.

Tomar um banho gelado pode ser que não seja tão agradável assim para algumas pessoas, mas a verdade é que ele pode ser muito benéfico para o corpo e para a mente. Ao acordar cedo e tomar um banho bem gelado, pode melhorar sua disposição para o dia, melhorar dores musculares, além de estimular o metabolismo e combater a depressão.

Caso você não tenha o costume e odeie tomar banho gelado, o indicado é que comece com a água morna e vá introduzindo algumas partes do corpo aos poucos, até que você se acostume com a temperatura. No entanto, para quem não conseguir dessa forma, o melhor é entrar de uma vez com tudo e sofrer os arrepios de uma vez só! Dessa forma, você acorda ainda mais o seu corpo e se refresca com um banho gostoso.

Mas o melhor de tudo são os benefícios ao tomar banho gelado. Separamos nove vantagens para o corpo e para a mente que o banho gelado pode proporcionar. Confira!

Benefícios do banho gelado para a saúde

benefícios banho gelado
Stock

1. Ajuda na circulação sanguínea

Ao banhar na água gelada, o impacto nos braços e pernas causa contração dos vasos sanguíneos, o que faz com que o sangue vá para os órgãos centrais como uma tentativa de equilibrar a temperatura corporal. Dessa forma, o ato é benéfico para a circulação do sangue, porque essa movimentação estimula o processo.

2. Aumenta a disposição

Quando o corpo tem aumento de circulação sanguínea, aumenta também a demanda de oxigênio no corpo. Como resultado, o cansaço pode ser reduzido e, desse modo, você ganha ainda mais disposição para seguir o dia.

3. Banho gelado previne doenças cardiovasculares

água gelada
Stock

Por melhorar a circulação no sangue, banhar na água gelada pode auxiliar a prevenir doenças cardiovasculares. Ademais, os impulsos elétricos enviados para o cérebro durante o banho estimula a produção de noradrenalina, substância capaz de regular a pressão arterial. No entanto, bom ressaltar que isso não substituir qualquer tratamento ou medicação, e por via das dúvidas, sempre consulte seu médico.

No entanto, caso a pessoa possua histórico da família de doenças do coração ou seja portador de alguma alteração, é importante ir ao cardiologista regularmente e fazer o tratamento conforme a orientação, uma vez que o banho gelado não substitui o tratamento indicado pelo médico.

4. Ajuda no tratamento da depressão

De acordo com alguns estudos, o banho gelado pode ajudar no tratamento da depressão. Um dos fatores que são levantados nas pesquisas é que a água fria, ao entrar em contato com a pele, ativa receptores de frio no sistema nervoso, enviando sinais para o cérebro, o que resulta no aumento de endorfina no sangue, um hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Com isso, temos que essa sensação alivia efeitos da depressão.

Contudo, pessoas com quadros depressivos devem se atentar ao tratamento indicado por especialistas, pois o banho gelado é apenas uma iniciativa que pode auxiliar em um tratamento já em andamento.

5. Banho gelado melhora dores musculares

mulher no chuveiro
Stock

A prática de tomar banho gelado após atividade física promove efeito anestésico em pontos de dor no corpo. Assim, atletas frequentemente usam esse recurso, inclusive entram em banheiras de gelo, para redução de dores causadas pelo esforço físico. O que acontece nesse processo é que o banho gelado ajuda a provocar a contração dos vasos sanguíneos, o que faz diminuir dores musculares. Além disso, ele também acelera a condução de sinais no sistema nervoso, o que abafa os sinais de dores enviadas ao cérebro.

Contudo, as dores inflamatórias não devem receber água gelada, mas sim banhos quentes, pois esses promovem relaxamento muscular.

6. Banho gelado acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer

Tomar banhos gelados podem ajudar com um leve empurrãozinho para emagrecer. O que acontece é que, enquanto você banha com a água gelada, a produção de um hormônio chamado irisina é aumentada, cuja substância favorece a conversão de tecido adiposo (gordura) branco em marrom. Como resultado, esse processo favorece o aumento da termogênese e do gasto calórico. Em outras palavras, seu organismo é estimulado a perder peso naturalmente, acelerando o metabolismo, podendo influenciar na redução de gordura no fígado.

7. Melhora a imunidade

mulher ensaboando o corpo
Stock

Ao tomar um banho gelado, você pode estar ajudando a melhorar a imunidade do seu corpo. Isso acontece porque o impacto da água fria batendo na pele estimula a produção de células de defesa do nosso organismo, chamadas de leucócitos. Portanto, tomar banho gelado ajuda seu corpo a ficar mais forte e combater viroses, resfriados e outras doenças.

Todavia, tomar banho gelado e sair diretamente para um ambiente muito quente, ou vice-versa, pode ter o efeito contrário e afetar a imunidade, pois o choque de temperatura é prejudicial para o organismo.

8. Faz bem pra pele e pro cabelo

Se o que você quer é sua pele e cabelos com mais brilho natural, o banho gelado pode te ajudar com isso. O banho gelado evita que você perca a oleosidade natural da pele, ajuda a fechar os poros, além de reduzir a sensação de coceira caso você tenha dermatite ou alguma alergia. Já nos cabelos, a água gelada ajuda a fechar as cutículas, deixando o cabelo ainda mais bonito e reduz a incidência de caspa.

9. Ajuda a dormir

mulher feliz no banheiro
Stock

Quando você vai dormir, a temperatura do seu corpo estando mais baixa pode interferir beneficamente no seu sono. Sendo assim, tomar banho quente antes de se deitar, pode ser que faça com seu sono vá embora. Ou seja, é melhor tomar um banho de água fria quando for dormir, pois ao mesmo tempo em que deixa seu corpo em uma boa temperatura para o sono, ele relaxa e te deixa mais confortável para dormir.

Fontes: Uol, Tua Saúde, A Gazeta.

Imagens: Stock, Stock, Stock, Stock, Stock, Stock.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você