Você sabe identificar brócolis estragados? Primeiramente, os brócolis são alimentos com alto poder nutritivo, ricos em ácido fólico, vitaminas A,B,C, E e K, potássio e fibras. Além disso, também possuem poucas calorias. Portanto, é um vegetal que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, melhora a visão e previne doenças vasculares.
Inclusive, possui fibras suficientes para prevenir doenças do cólon. Por isso, é uma hortaliça muito importante que não pode faltar em uma dieta saudável e nutritiva. Porém, é preciso tomar cuidado e saber identificar quando os brócolis estão estragados.
Pois, quando estragados eles perdem todos os seus nutrientes e ainda podem causar problemas para a saúde do organismo. Felizmente, é muito fácil identificar quando os brócolis perderam sua frescura natural ficando impróprio para o consumo. Confira.
Brócolis estragados: como identificar
1- Cor amarelada
Primeiramente, uma das maneiras mais fáceis de identificar brócolis estragados é observando a sua cor. Em suma, quando está bom para o consumo, o vegetal apresenta a cor verde escuro. Além disso, quanto mais fresco estiver, mais escuro será.
Por outro lado, se ele apresenta uma cor amarelada apenas no topo, indica que já iniciou o processo de apodrecimento. Porém, ainda pode ser aproveitado, basta retirar as partes amareladas e cozinhar o restante.
No entanto, como já começou a mofar, seu gosto pode não ficar muito agradável. Portanto, nesse caso o melhor é descartar o vegetal.
2- Brócolis estragados: mofo
Se você percebeu manchas pretas ou marrons nos talos é sinal de brócolis estragados. Em suma, as manchas são chamadas de podridão mole bacteriana 1. Portanto, indica que o brócolis foi contaminado por uma bactéria, o que faz com que o vegetal apodreça. Sendo que, o processo se inicia no talo progredindo até mofar por completo.
Agora, se o brócolis apresentar pequenas pintas pretas no talo ou em suas folhas, indica que o vegetal foi contaminado por um fungo (mancha de Alternaria 1). Enfim, em ambos os casos o brócolis não deve ser consumido.
3- Textura mole
Outra forma de identificar brócolis estragados é examinando sua textura. Dessa forma, brócolis com textura viscosa significa que o processo de apodrecimento começou. Portanto, não deve ser consumido. Enquanto que, quando está fresco o vegetal apresenta uma textura firme ao toque.
Da mesma forma, se o talo estiver mole e oco por dentro, significa que é velho. Por outro lado, não significa que esteja ruim, mas, que precisa ser cozido o quanto antes. Para que não apodreça.
4- Brócolis estragados: cheiro
Ademais, você também pode identificar brócolis estragados através do cheiro. Em suma, quando está próprio para o consumo o vegetal possui um odor suave, característico de uma hortaliça fresca.
Por outro lado, se apresenta um cheiro mais forte que o normal, azedo ou podre, significa que os brócolis estragaram. Portanto, não devem ser consumido.
Como conservar brócolis por mais tempo
Enfim, para evitar que os brócolis fiquem estragados, e permaneçam frescos por mais tempo, você deve evitar lavá-los antes de guardar. Pois, o excesso de umidade favorece para que o apodrecimento do vegetal seja mais rápido. Além disso, o recomendado é que seu consumo seja até três dias após a compra. Dessa forma, você evita que estraguem.
Ademais, você também pode seguir as seguintes dicas para que os seus brócolis se mantenham frescos por mais tempo. Por exemplo:
- Sempre guarde os brócolis na geladeira.
- Para aumentar sua durabilidade, coloque- o dentro de um copo com água, cobrindo o talo principal. Então, troque a água diariamente. Dessa forma, o vegetal pode durar de 5 a 7 dias.
- Outra opção de armazenamento é colocar o vegetal em um saco plástico ou zip com pequenos furos. Dessa forma, é possível que o ar circule, mantendo-os ventilados.
- Não lave os brócolis antes de guardá-los. Porém, se for brócolis caseiros, é preciso lavá-los antes de guardá-los na geladeira. Para remover insetos e sujeiras.
- Ademais, após lavar os brócolis, é importante secar bem para evitar o aparecimento de mofo.
- Por fim, você também tem a opção de congelar o vegetal para que dure por mais tempo.
Então, se você gostou dessas dicas, leia também: Como saber se o ovo está bom – 3 truques infalíveis para descobrir.