Dicas & Truques

Como lavar travesseiro – Passo a passo para lavar, secar e clarear

Como lavar travesseiro pode ser uma dúvida de muita gente, mas dependendo do tipo de travesseiro a lavagem é mais simples do que se imagina.

Fala a verdade, uma das melhores sensações da vida é dormir numa cama confortável, com roupa de cama e travesseiros limpos e cheirosos, certo? Contudo, para ter essa sensação é preciso manter tudo sempre bem higienizado. Quanto aos lençóis, não tem muito segredo, o mais difícil é a higienização do travesseiro. Mas afinal, como lavar travesseiro?

Muita gente tem essa dúvida, tendo em vista que se trata de um produto delicado e que demanda uma lavagem específica, ainda mais quando fica com aquele aspecto amarelado. O nosso travesseiro, apesar de nos proporcionar uma bela noite de sono, também é um local muito propício ao acúmulo de ácaros e outras bactérias. Sendo assim, pode causar problemas alérgicos, como asma e rinite. Por isso é muito importante saber como lavar travesseiro corretamente.

Além disso, é importante frisar que os travesseiros têm prazo de validade. Então, o ideal é trocá-los a cada dois anos, e fazer uma higienização a cada 6 meses para evitar a proliferação de bactérias. Portanto, hoje iremos aprender como lavar travesseiro, e dicas de como cuidar do seu parceiro do sono.

Como lavar travesseiro

Dry Wash

Antes de aprender como lavar travesseiro, precisamos primeiramente verificar o tipo de material usado no seu. Isso é muito importante, tendo em vista que cada material deve ser lavado de um jeito. Entre os principais materiais que compõe um travesseiro, podemos citar espuma, penas, plumas, microfibra e viscoelástico.

Então, cada um deles vêm com recomendações de lavagem do fabricante e devem ser seguidas pelos usuários. Então, o primeiro passo é conferir essas instruções. A maioria dos travesseiros podem ser lavados na máquina, outros por sua vez exigem um cuidado especial da lavagem à mão ou lavagem a seco.

Como lavar travesseiro na máquina

Viva Decora

A máquina de lavar é uma verdadeira mão na roda de qualquer dona de casa, facilitando o trabalho de lavar roupas. Sendo assim, muita gente se pergunta se pode lavar o travesseiro na máquina, para ser mais prático. Se nas instruções do produto disser que pode, ótimo, é muito fácil. Os mais comuns de se lavar na máquina, são os travesseiros de plumas, penas e poliéster.

Confira como lavar travesseiro na máquina:

  1. Comece removendo a fronha ou capa protetora do travesseiro;
  2. Então, feito isso coloque o travesseiro na máquina. Mas lembre-se, o ideal é colocar no máximo dois por vez;
  3. Em seguida, coloque o sabão de preferência líquido neutro ou de coco, e no lugar do amaciante, coloque vinagre branco, para garantir que ele fique ainda mais macio;
  4. Ajuste o ciclo de lavagem para suave para evitar de estragar os seus travesseiros;
  5. Desse modo, evite a centrifugação e máquinas secadas para não deformar o travesseiro. O ideal é deixar o travesseiro secar naturalmente em ambiente ventilado por 2 a 3 dias. É importante que ele esteja completamente seco para usar novamente, para evitar mofar.

Como lavar travesseiro na mão

Lavanderia Fontes

Não tem máquina, prefere lavar a moda antiga ou o seu travesseiro é muito delicado? A solução é higienizar o travesseiro na mão. Pode ser um pouco mais trabalhoso, mas nada demais. Confira o passo a passo:

  1. Primeiramente, retire a fronha ou capa protetora como sempre;
  2. Depois, coloque os travesseiros de molho por uma hora em uma mistura de água, bicarbonato de sódio e vinagre branco, isso irá ajudar na higienização e também no clareamento de manchas;
  3. Após o período de molho, com um sabão em barra, de coco, lave todo os travesseiro esfregando delicadamente;
  4. Então, feito isso, enxágue muito bem para remover completamente qualquer resíduo de produto;
  5. Depois, retire o excesso de água e estenda o travesseiro em um ambiente fresco para a secagem completa, que pode levar até 3 dias.

Como tirar manchas do travesseiro

Gshow

Com o tempo, o travesseiro vai absorvendo suor, oleosidade, secreções e saliva, então é normal ficar com manchas amarelas, o que não é nada agradável. Mas felizmente é possível resolver isso facilmente e deixá-los branquinhos novamente.

Uma das principais formas caseiras de fazer isso é usar vinagre branco. Se a lavagem for na máquina, basta aplicar colocar o vinagre no lugar do amaciante na hora da lavagem. Agora se for lavado a mão, o recomendado é fazer uma solução com 1 litro de água, 2 colheres bicarbonato de sódio e 200 ml de vinagre branco. E então borrifar sobre as manchas amareladas e deixar agir por 10 minutos. Em seguida esfregue delicadamente e enxágue como indicado no passo a passo de como lavar travesseiro na mão.

Outra opção para clarear manchas amareladas no travesseiro é com limão. Para isso, basta aplicar o suco do limão sobre as manchas e esfregar delicadamente. Por fim, lavar normalmente, enxaguar bem é colocar pra secar.

Lavagem dos tipos de travesseiros

Theva

Travesseiro de pena

O travesseiro de pena é um dos mais populares, que se destaca pela qualidade e maciez. Então, é normal querer fazer que ele dure o máximo de tempo possível e por isso é comum ter dúvida de como lavar travesseiro de pena. E na verdade é muito simples, na verdade esse tipo de travesseiro pode ser lavado tanto na mão quanto na máquina. Então basta escolher o método e seguir o passo a passo que já ensinamos a cima.

Travesseiro de espuma

Já o travesseiro de espuma, que também é muito usado é um pouco mais delicado e demanda uma lavagem mais delicada. Então, nesse caso, o travesseiro de espuma não deve ser colocado na máquina de lavar. Portanto, a lavagem deve ser feita na mão, seguindo as instruções acima;

Travesseiro da NASA

Os travesseiros da NASA ficaram populares devido a maciez e a adaptação ao corpo de quem usa. Ele é feito de viscoelástico, e por isso demanda uma lavagem especial, feita em uma lavandaria. Não é recomendado lavar esse tipo de travesseiro em casa, já que não pode ir na máquina nem ficar de molho. Portanto, o ideal é fazer uma lavagem profissional.

Cuidados com o seu  travesseiro

Dicas Mary Help

A cada noite, você passa em média 8 horas em contato direto com o seu travesseiro. Então, ele absorve de tudo, desde resíduos de pele, até oleosidade e saliva, criando o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias. Sendo assim, é muito importante tomar alguns cuidados para cuidar da sua saúde e seu travesseiro durar mais tempo.

Primeiramente, deixe-o arejar e retire o excesso de poeira. Além de lavar com intervalos de 6 meses, é importante ter um cuidado diário, com os travesseiros, batendo a poeira e deixando-os por algumas horas em algum local fresco e ventilado para “respirar”.

Também é muito importante trocar a roupa de cama regularmente, preferencialmente toda semana. Trocar os lençóis e as fronhas uma vez por semana é fundamental para manter a sua cama sempre limpa e cheirosa, e livre de de bactérias.

Além disso, opte por usar capa protetora com interior impermeável, que previne a passagem de umidade e acúmulo de ácaros e aumenta a durabilidade do travesseiro. Mas lembrando o que ele não dura para sempre, o recomendado é trocar de travesseiro a cada 2 anos.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Como lavar tapete – Melhores produtos e receitas caseiras.

Fontes: Viva Decora Lave em Casa

Imagens: Universa Dry Wash Lavanderia Fontes Gshow Viva Decora Dicas Mary Help Theva 

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você