Todo mundo já cometeu o erro de esquecer de tirar a carne para descongelar e acabou se enrolando todo na hora de cozinhar. Esse é um dos casos mais comuns do dia a dia de qualquer um, e muitas vezes, ter que “se virar nos 30” torna-se essencial. Mas afinal, como exatamente se livrar do problema sem estresse? Hoje, você vai descobrir que tem sim como descongelar carne de formas rápidas e práticas. O importante, porém, é lembrar que esse tipo de ajuda não deve servir para o resto de seus dias, e sim para emergências.
Existem várias formas diferentes de descongelar a carne que sequer precisam do micro-ondas, por exemplo. Além disso, as técnicas são seguras e impedem a contaminação. Afinal, realizar o processo de forma inadequada pode ser muito perigoso. Nesse sentido, o risco de contrair certas doenças por proliferação de bactérias é maior.
Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre como descongelar carne de formas práticas e seguras, e ainda salvar aquele almoço que ia atrasar (e muito).
Como descongelar carne?
Antes de mais nada, o essencial é lembrar que o modo mais seguro e preferível de todos é descongelar a carne na geladeira. Nesse sentido, carnes nunca devem ser descongeladas em temperatura ambiente. Isso faz com que a parte exterior se aqueça muito mais rápido que a interior, o que faz com que as bactérias aumentem. Assim, para descongelar na geladeira, apenas coloque sua carne em um prato e deixe-a na parte inferior. Essa técnica, porém, só funciona se você se preparar com antecedência.
1 – Vinagre para descongelar carne
O vinagre é um salva-vidas para todos os tipos de emergência na cozinha e na limpeza diária da casa. Para os dias em que você estiver com muita pressa, retire a carne congelada da embalagem e banhe com vinagre branco. Logo depois, deixe a sua carne marinar por mais ou menos 15 minutos. Esse processo ajuda a aumentar a temperatura da carne. Por fim, é só lavar bem e fazer a receita de sua preferência.
2 – Zip-lock
Nesse sentido, tudo que você vai precisar é de um saquinho zip-lock e uma panela com água. Deixe a panela em fogo baixo, e assim que bolinhas de ar começarem a se formar no fundo, desligue o fogo. Em seguida, coloque a carne a ser descongelada dentro do zip-lock e, por fim, dentro da panela. 15 minutos serão o suficiente para descongelar a sua carne e garantir a refeição.
3 – Água fria para descongelar carne
A água fria ajuda muito a descongelar as carnes de forma mais rápida. Mas lembre-se que ela precisa ser fria, jamais morna ou quente quando em contato direto. Você só precisa colocar a carne a ser descongelada dentro de um recipiente com água fria, e trocá-la a cada meia-hora. Outra opção também é deixá-la embaixo da água corrente.
4 – Micro-ondas
Você sabia que a grande maioria dos micro-ondas já possuem um programa próprio para descongelamento de carne? Se não, confira agora mesmo no painel de comando do seu. Além de rápido, o processo é seguro, e ainda quebra um galho. Porém, ainda existem algumas ressalvas. Ao descongelar a carne, é comum que o processo não seja tão uniforme quanto na geladeira. Assim, algumas partes da carne podem ficar cozidas e secas, portanto é essencial tomar cuidado e cozinhar a carne imediatamente após tirá-la do micro-ondas.
5 – Direto na panela
Pode ser que sua carne não fique tão suculenta quanto deveria, mas a técnica é segura e rápida. O tempo de cozimento, porém, pode aumentar em pelo menos 50% diferente de uma carne já descongelada. Nesse sentido, o cozimento por meio do forno é o mais seguro de todos, já que é prolongado e faz com que o interior da carne também permaneça em uma temperatura segura.
Congelar carne de forma segura
Agora que você aprendeu como descongelar carne da maneira certa, nada mais interessante do que também aprender a congelá-la. Após adquirir sua compra, a melhor opção é armazená-la no congelador rapidamente, com papel manteiga, sacos plásticos para congelador, papel alumínio ou recipientes hermeticamente fechados. O problema da famosa sacola de supermercado é seu alimento correr o risco de “queimar” por causa da presença de ar.
Além disso, após descongelar a carne, evite colocá-la novamente no congelador. Isso só pode acontecer caso ela já tenha sido cozida. Após congelar de novo, é possível que o sabor e a qualidade da carne mudem, bem como a probabilidade de bactérias surgirem.
Fonte: Fundação Sanepar, Tudo Gostoso, Espetinho de Sucesso
Imagens: Receiteria, Estadão, Guia Esperto, Banco de Saúde, Embalagem Ideal, Saúde, Notícias ao Minuto