Casa & Decoração

Como limpar geladeira de inox? Dicas e materiais necessários

O inox é um material sofisticado e resistente. Aprender a como limpar geladeira de inox ajuda a manter seu bom aspecto e alta durabilidade.

O inox é um material moderno e perfeito para aplicações na cozinha, mas que necessita de uma limpeza atenciosa. As geladeiras de inox, que se tornam cada vez mais populares, são diferentes dos modelos do eletrodoméstico branco, e dão um toque diferente e sofisticado ao ambiente. Todavia, pelo fato do inox ser mais resistente, precisa de uma manutenção diferente das demais. Assim, aprender como limpar geladeira de inox é a melhor forma de manter sua durabilidade e bom aspecto.

Mas afinal, por que o inox? A abreviatura para aço inoxidável é na verdade uma liga formada por cromo, com muita durabilidade e qualidade. Além disso, existe ainda a camada extra de verniz aplicada por cima do material, que torna as geladeiras ainda mais brilhosas. Contudo, isso também as deixa mais sensíveis. Seja como for, não é preciso mais do que um pouco de cuidado na hora de limpar para evitar possíveis manchas e atingir bons resultados com facilidade.

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre como limpar geladeira de inox. Aprenda também sobre os materiais necessários, passo a passo, dicas valiosas e outros cuidados do eletrodoméstico cromado.

Fonte: TudoGostoso

Como limpar geladeira de inox?

Antes de mais nada, é importante ter em mente que serão necessários alguns materiais essenciais para a manutenção do bom aspecto da geladeira. Nenhum deles é difícil de ser encontrado, e rapidamente torna-se fácil realizar a rotina de limpeza ou seguir as orientações para uma limpeza mais pesada. São eles:

  • Água;
  • Papel toalha;
  • Vinagre;
  • Óleo vegetal;
  • Pano macio ou microfibra;
  • Detergente neutro;
  • Produto para limpar inox.

1 – Limpeza diária

Como limpar geladeira de inox
Fonte: Vix

Agora que você já sabe quais são os materiais necessários para limpar a geladeira de inox, fazê-la fica muito simples. Primeiramente, passe um pano seco por todo o eletrodoméstico. Assim, você retira toda a poeira e sujeira que se acumula ali durante o dia.

No caso de gordura ou manchas, apenas pingue algumas gotas de detergente neutro no pano umedecido com água e esfregue delicadamente por toda a superfície.  Por fim, passe um pano umedecido apenas com água, removendo o detergente, e então seque com papel toalha, para evitar fiapos. Caso sua geladeira seja de aço escovado, lembre-se sempre de esfregar o pano no sentido das “listras” do eletrodoméstico.

2 – Limpeza pesada

Fonte: TudoGostoso

Já na limpeza pesada, é possível utilizar outros produtos para garantir que sua geladeira esteja sempre com uma boa aparência, eliminando até as manchas mais difíceis. Nesse sentido, opta-se pelo vinagre branco, que pode ser usado sem medo, já que não risca o material. Além disso, outra solução para uma boa limpeza é apenas utilizar produtos próprios para inox, onde só é preciso seguir as orientações do rótulo e então realizar a faxina.

Antes de mais nada, utilize um borrifador para preparar a mistura que será esguichada no material. Serão necessárias 3 partes de vinagre para cada 1 parte de água. Também é possível fazer isso em um balde. Em seguida, apenas borrife a mistura por toda a geladeira, passando um pano em seguida. No caso do balde, molhe um pano macio e que não solte fiapos no vinagre com água, torcendo bem. Só é preciso que ele esteja levemente umedecido.

Por fim, para garantir a limpeza e um bom brilho, umedeça a ponta de um pano com óleo vegetal. Não é preciso exagerar, já que o efeito pode acabar sendo o contrário do esperado, acabando com uma geladeira gordurosa. Lustre o eletrodoméstico seguindo as listras do aço escovado. Também é possível realizar movimentos circulares, caso sua geladeira não possua textura.

Como remover manchas na geladeira de inox

É normal que, vez ou outra, surjam manchas de gordura e consideravelmente difíceis de serem removidas com os materiais do dia a dia. Todavia, a limpeza ainda pode ser feita sem estresse, com a ajuda de produtos que você com certeza tem em casa.

1 – Detergente e água quente

Como limpar geladeira de inox
Fonte: Como Fazer

A solução de limpeza de detergente e água quente é extremamente simples de ser utilizada e não requer muito esforço. Apenas umedeça um pano macio e pingue algumas gotas de detergente, esfregando diretamente sob a mancha. Em seguida, enxague com água quente e seque com papel toalha, para evitar fiapos.

2 – Vinagre na geladeira inox

Fonte: Casa e Cozinha

O vinagre é um dos produtos mais versáteis quando se fala na limpeza da casa. Além disso, ele é o melhor aliado para possíveis manchas de gordura, mãos e dedos que surgirem em sua geladeira inox. Para utilizá-lo, prepare a mesma mistura da limpeza pesada, que consiste em três partes de vinagre para uma parte de água em um borrifador. Dessa vez, porém, aplique diretamente sob a mancha. Por fim, seque com papel toalha ou pano de microfibra.

Cuidados ao limpar geladeira de inox

Como limpar geladeira de inox
Fonte: Freepik

Mesmo com a limpeza ideal apresentada em outros pontos, adotar alguns cuidados extras em sua rotina de manutenção da geladeira de inox é essencial. Assim, é possível aumentar sua durabilidade, além de manter seu aspecto de nova.

1 – Evite água sanitária

A água sanitária, mesmo que um excelente desinfetante, não deve ser utilizada de forma alguma em sua geladeira de inox. O produto químico pode ser corrosivo, causando danos e tirando o brilho do material.

2 – Não utilize álcool

Os verdadeiros perigos podem até ser o cloro e a água sanitária, mas o álcool ainda não é indicado para realizar a limpeza da geladeira. De forma que o material não perca seu brilho, evite utilizá-lo na rotina de faxina do eletrodoméstico.

3 – Seque imediatamente a geladeira inox

Deixar que o material seque por si só após ser limpo pode deixá-lo manchado. Portanto, lembre-se sempre de passar um pano seco de microfibra ou papel toalha, deixando-a brilhante e livre de manchas do material de limpeza.

4 – Siga as fibras do inox

No caso dos modelos de aço escovado, onde a textura exige que as “listras” sejam seguidas, passe sempre o pano no sentido correto das fibras. Assim, a limpeza torna-se muito mais fácil, além de deixar o material mais brilhante e evitar manchas e riscos.

5 – Não use cloro

Assim como a água sanitária e o álcool, o cloro pode ser extremamente corrosivo para o aço inoxidável. Além de acabar com seu brilho natural, ele danifica o material. Prefira sempre outras alternativas, como o vinagre e o detergente com água quente, mesmo que exijam maior dedicação na hora de limpar.

E aí, o que você achou dessa matéria sobre como limpar geladeira de inox? Se te interessou, confira também Como limpar prata? 7 dicas caseiras que funcionam

Fontes: Decorfácil, Zoom, Abinox, Blumpa, VivaDecora, Consul

Imagens: VivaDecora, Vix, TudoGostoso, TudoGostoso, Casa e Cozinha, Como Fazer, Freepik

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você