Dicas & Truques

Como tirar mancha de água sanitária? Dicas para resolver o problema

De forma que seja possível salvar uma roupa de ir para o lixo depois de manchada, confira como tirar mancha de água sanitária.

Por Amanda Birck

-

É comum encontrar em uma ou outra roupa colorida manchas claras que destroem a beleza das peças. O motivo do problema, normalmente, é a água sanitária. Apesar de ser um potente alvejante quando é preciso deixar roupas brancas e limpas, seu efeito em tecidos mais escuros não é nada desejado. Contudo, nesse sentido, nem tudo está completamente perdido. Em algumas situações, é possível aprender a como tirar mancha de água sanitária das roupas e salvá-las do desuso.

Antes de mais nada, é importante entender o poder do produto, de forma que o erro de deixar roupas coloridas perto da água sanitária não seja cometido novamente. Ela é um alvejante potente, removendo manchas, vírus, bactérias e até mesmo odores de qualquer que seja o tecido ou superfície. Todavia, mesmo que seja ideal para salvar peças mais claras, sua ação é abrasiva, portanto, utilizar a água sanitária muitas vezes para a mesma função pode estragar o que deseja ser limpado.

A água sanitária possui em sua composição soda cáustica, uma substância altamente corrosiva e tóxica. Aliada a ela está o cloro, que provoca manchas difíceis de disfarçar e por vezes irreversíveis. Manchas secas dificilmente podem ser removidas, mas outras alternativas para o problema podem ser a solução. Confira abaixo como tirar mancha de água sanitária por meio de receitas caseiras e dicas infalíveis.

Fonte: Hubi Park

Como tirar mancha de água sanitária?

Como tirar mancha de água sanitária
Fonte: Dicas Online

Não é à toa que a água sanitária é muitas vezes identificada como a vilã das roupas. Seu efeito abrasivo é tão potente quanto seu poder de limpeza, o que torna crucial que o produto permaneça bem longe de peças delicadas e de muitas cores. Todavia, acidentes ainda acontecem, e dessa forma, é possível testar a mão em algumas soluções para o problema. Sobretudo, é essencial agir o mais rápido possível, removendo o excesso e impedindo que a mancha seja irreversível.

Confira abaixo os diferentes tipos de situação que devem ser lidados antes de partir para a limpeza da peça. Os casos mais comuns são de manchas recentes, manchas secas, roupas brancas e pretas.

1 – Manchas recentes

As manchas recentes são as que mais possuem salvação quando o assunto é combater o efeito potente da água sanitária. Antes de mais nada, remova o excesso do produto com um pano seco ou papel toalha, de forma que seja possível absorver o máximo de alvejante.

2 – Manchas secas

Infelizmente, manchas secas são irreversíveis. Todavia, é possível tingir a peça ou customizá-la, assim, evitando que a roupa caia em desuso. De forma que você possa economizar o dinheiro da tinturaria, ainda existe a opção de fazer fazer o processo em casa. Existem várias maneiras divertidas de reparar tecido com poucos materiais, como tie dye, por exemplo.

3 – Roupas brancas

Nesse caso, é fácil lidar com as manchas deixadas pela água sanitária. Apenas esfregue a região do tecido manchada com água sanitária diluída em água, e em seguida, lave com sabão de coco. Por fim, é só enxaguar normalmente.

4 – Roupas pretas

Novamente, é essencial retirar todo o excesso do produto antes de tomar qualquer decisão. Junto disso, é possível utilizar canetas pretas de pintar tecido para disfarçar o efeito do alvejante, contando com o fator das peças serem escuras. Caso a roupa escolhida tenha outra cor além de preto na parte de trás, por exemplo, tome cuidado para a caneta não manchar onde não deve. Portanto, utilize um jornal ou qualquer outro material para proteger as regiões que você não deseja pintar.

5 – Jeans

De forma que seja possível tirar mancha de água sanitária dos jeans, além de agir com rapidez, aposte no detergente. Molhe um pano na água e dê algumas leves batidas na mancha, e em seguida, misture água morna e detergente, aplicando a mistura na região desejada. Deixe a solução agir por alguns minutos, removendo o excesso com um pano limpo ou esponja. O detergente também pode ser substituído por vinagre branco.

6 – Tênis

No caso do tênis, é recomendado utilizar bicarbonato de sódio para auxiliar na tarefa. Antes de mais nada, misture o bicarbonato na água, de forma que a mistura vire uma pasta. Em seguida, aplique a solução em cima da mancha e espere secar completamente. Logo depois, esfregue bem com uma escova, retirando o excesso com um pano limpo. Caso não funcione, tente recorrer à mesma opção da roupa preta, a caneta de tecido.

Produtos para tirar mancha de água sanitária

Após aprender os tipos de mancha e possibilidades existentes para salvar a roupa ou calçado do desuso, é hora de conhecer os produtos que podem ser utilizados na tarefa. Os mais comuns são detergente, vinagre e bicarbonato de sódio, que agem com alto poder de limpeza no tecido.

1 – Como tirar mancha de água sanitária com detergente

Fonte: Feliz Melhor Idade

Uma das opções de realizar a remoção de manchas com detergente não leva nada além de água gelada e água morna. Após molhar um pano na água, aplique-o sobre a região manchada com cuidado, de forma que não espalhe para o resto do tecido. Prefira dar batidinhas ao invés de esfregar. Em seguida, misture uma xícara de água morna com uma colher de chá de detergente, aplicando a solução em cima da mancha, deixando agir por 5 minutos. Por fim, remova a mistura com uma esponja limpa. Se necessário, repita o processo.

2 – Como tirar mancha de água sanitária com vinagre

Como tirar mancha de água sanitária
Fonte: Go Outside

Os passos da limpeza com vinagre são praticamente iguais aos do detergente. Novamente, molhe um pano limpo em água gelada e dê algumas batidinhas na região manchada. Em seguida, faça a mesma mistura de água morna, mas dessa vez, com uma colher de chá de vinagre branco. Após aplicar em cima da mancha e deixar agir por 5 minutos, remova tudo com uma esponja.

3 – Bicarbonato de sódio

Fonte: Tua Saúde

Por fim, ainda na solução de manchas de alvejante, considere também utilizar bicarbonato de sódio. O método é simples: misture o produto com um pouco de água, criando uma pasta. Logo depois, esfregue a região manchada com a solução por meio de uma escova de cerdas macias. Finalmente, é só limpar tudo com um pano limpo.

Se você se interessou por essa matéria sobre como tirar mancha de água sanitária, confira também Como tirar manchas do rosto – Ativos, métodos caseiros e tratamentos

Fontes: Dr. Lava Tudo, Casa Prática Qualitá, Consul, Bonde

Imagens: Go Outside, Guia dos Solteiros, Tua Saúde, Hubi Park, Feliz Melhor Idade, Dicas Online

Próxima página »

Escolhidas para você