Dicas & Truques

Como descongelar carne de forma segura? 5 truques práticos

Se o tempo apertou ou você esqueceu de tirar sua carne para descongelar, aprenda agora como descongelar carne com truques rápidos.

Todo mundo já cometeu o erro de esquecer de tirar a carne para descongelar e acabou se enrolando todo na hora de cozinhar. Esse é um dos casos mais comuns do dia a dia de qualquer um, e muitas vezes, ter que “se virar nos 30” torna-se essencial. Mas afinal, como exatamente se livrar do problema sem estresse? Hoje, você vai descobrir que tem sim como descongelar carne de formas rápidas e práticas. O importante, porém, é lembrar que esse tipo de ajuda não deve servir para o resto de seus dias, e sim para emergências.

Existem várias formas diferentes de descongelar a carne que sequer precisam do micro-ondas, por exemplo. Além disso, as técnicas são seguras e impedem a contaminação. Afinal, realizar o processo de forma inadequada pode ser muito perigoso. Nesse sentido, o risco de contrair certas doenças por proliferação de bactérias é maior.

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre como descongelar carne de formas práticas e seguras, e ainda salvar aquele almoço que ia atrasar (e muito).

Como descongelar carne?

Antes de mais nada, o essencial é lembrar que o modo mais seguro e preferível de todos é descongelar a carne na geladeira. Nesse sentido, carnes nunca devem ser descongeladas em temperatura ambiente. Isso faz com que a parte exterior se aqueça muito mais rápido que a interior, o que faz com que as bactérias aumentem. Assim, para descongelar na geladeira, apenas coloque sua carne em um prato e deixe-a na parte inferior. Essa técnica, porém, só funciona se você se preparar com antecedência.

1 – Vinagre para descongelar carne

Fonte: Saúde

O vinagre é um salva-vidas para todos os tipos de emergência na cozinha e na limpeza diária da casa. Para os dias em que você estiver com muita pressa, retire a carne congelada da embalagem e banhe com vinagre branco. Logo depois, deixe a sua carne marinar por mais ou menos 15 minutos. Esse processo ajuda a aumentar a temperatura da carne. Por fim, é só lavar bem e fazer a receita de sua preferência.

2 – Zip-lock

Fonte: Embalagem Ideal

Nesse sentido, tudo que você vai precisar é de um saquinho zip-lock e uma panela com água. Deixe a panela em fogo baixo, e assim que bolinhas de ar começarem a se formar no fundo, desligue o fogo. Em seguida, coloque a carne a ser descongelada dentro do zip-lock e, por fim, dentro da panela. 15 minutos serão o suficiente para descongelar a sua carne e garantir a refeição.

3 – Água fria para descongelar carne

Como descongelar carne
Fonte: Banco da Saúde

A água fria ajuda muito a descongelar as carnes de forma mais rápida. Mas lembre-se que ela precisa ser fria, jamais morna ou quente quando em contato direto. Você só precisa colocar a carne a ser descongelada dentro de um recipiente com água fria, e trocá-la a cada meia-hora. Outra opção também é deixá-la embaixo da água corrente.

4 – Micro-ondas

Fonte: Guia Esperto

Você sabia que a grande maioria dos micro-ondas já possuem um programa próprio para descongelamento de carne? Se não, confira agora mesmo no painel de comando do seu. Além de rápido, o processo é seguro, e ainda quebra um galho. Porém, ainda existem algumas ressalvas. Ao descongelar a carne, é comum que o processo não seja tão uniforme quanto na geladeira. Assim, algumas partes da carne podem ficar cozidas e secas, portanto é essencial tomar cuidado e cozinhar a carne imediatamente após tirá-la do micro-ondas.

5 – Direto na panela

Como descongelar carne
Fonte: Estadão

Pode ser que sua carne não fique tão suculenta quanto deveria, mas a técnica é segura e rápida. O tempo de cozimento, porém, pode aumentar em pelo menos 50% diferente de uma carne já descongelada. Nesse sentido, o cozimento por meio do forno é o mais seguro de todos, já que é prolongado e faz com que o interior da carne também permaneça em uma temperatura segura.

Congelar carne de forma segura

Como descongelar carne
Fonte: Receiteria

Agora que você aprendeu como descongelar carne da maneira certa, nada mais interessante do que também aprender a congelá-la. Após adquirir sua compra, a melhor opção é armazená-la no congelador rapidamente, com papel manteiga, sacos plásticos para congelador, papel alumínio ou recipientes hermeticamente fechados. O problema da famosa sacola de supermercado é seu alimento correr o risco de “queimar” por causa da presença de ar.

Além disso, após descongelar a carne, evite colocá-la novamente no congelador. Isso só pode acontecer caso ela já tenha sido cozida. Após congelar de novo, é possível que o sabor e a qualidade da carne mudem, bem como a probabilidade de bactérias surgirem.

Fonte: Fundação Sanepar, Tudo Gostoso, Espetinho de Sucesso

Imagens: Receiteria, Estadão, Guia Esperto, Banco de Saúde, Embalagem Ideal, Saúde, Notícias ao Minuto

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você