Devido a rotina exaustiva de trabalho é normal que você fique com uma maior concentração de estresse físico e mental, o que gera muitas dores, principalmente nos pés que são nossa base de sustentação. Por isso, hoje, nós, da Àrea de Mulher, separamos uma dica de como fazer escalda-pés para o relaxamento.
Para quem ainda não conhece, o escalda pés é uma prática milenar valorizada por diversas culturas ao redor do mundo. E, é indicado para tratar problemas como, por exemplo, o estresse, dores musculares, micoses, cansaço, problemas de circulação e calos.
Além disso, a prática milenar, baseada no equilíbrio do yin e yang, também auxilia na distribuição da energia yang (na cabeça) para a extremidade fria dos pés (energia yin). Portanto, é uma ótima opção para tratar ansiedade, depressão e insônia.
Ademais, confira abaixo algumas dicas de como fazer escalda-pés, além de alguns outros benefícios que ele proporciona para o corpo e mente.
Benefícios do escalda-pés
- Reduz o inchaço das pernas – Por ativar a circulação sanguínea e linfática, o escalda pés é, portanto, uma excelente opção para redução do inchaço tanto das pernas, quanto dos pés.
Melhora o fluxo sanguíneo – Ao colocar os pés na água quente, os vasos sanguíneos se dilatam e melhoram assim o fluxo sanguíneo de todo o corpo. - Ajuda a reduzir o estresse, ansiedade e insônia;
- Combate gripes e resfriados.
Como fazer escalda-pés
Primeiramente, para saber como fazer escalda-pés de maneira eficaz é preciso estar atento aos mínimos detalhes, como, por exemplo, a preparação do ambiente, o local deve estar limpo e tranquilo.
Além disso, vale ressaltar que a água deve estar morna ou levemente quente. Enfim, temperaturas muito altas podem causar dores e até mesmo queimaduras.
Então, sem mais delongas, confira a baixo algumas receitas de como fazer escalda-pés em casa.
Para o relaxamento
Você irá precisar de:
- 3l de água quente;
- 1 Xícara de sal grosso;
- 5 Gotas de óleo essencial de lavanda.
Como fazer escalda-pés para dor
Você irá precisar de:
- 3l de água quente;
- ½ Xícara de sal grosso;
- 3 Gotas de óleo essencial de gerânio;
- 1 Gota de óleo essencial de cipreste.
Para acalmar
Você irá precisar de:
- Água quente;
- 10 sachês de chá de camomila;
- Óleo Amêndoas.
Como fazer?
Para realizar o ritual é necessário repousar os pés na água com os óleos por um período de 15 minutos. Nós indicamos que, durante o escalda-pés, você coloque uma música, relaxe e tente não pensar nos problemas do dia a dia.
Por fim, após realizá-lo, aproveite para passar hidratante e massagear a área. Além disso, faça uma esfoliação dos pés para retirar as células mortas.
Então, o que achou dessa matéria? Aproveite para conferir também: Massagem relaxante, o que é? Tipos , benefícios e contraindicações.
Fontes: Natura, Doctorshoes, Namu.
Fontes das imagens: R7, Simplesmente Genial, UMcomo, Freepik.