Dicas & Truques

Como lavar calcinha – Cuidados com a roupa íntima

Existem cuidados básicos para não estragar sua roupa íntima e não proliferar fungos e bactérias. Veja mais dicas de como lavar calcinha.

Para muitas mulheres, lavar calcinha não é uma tarefa com segredos. Porém, é importante se atentar para hábitos de lavagem e secagem da roupa íntima, que tem um papel fundamental na saúde da região íntima feminina.

Por isso, é importante se atentar à etapa da secagem, principalmente. Basicamente, fungos e bactérias existentes naturalmente na região genital feminina, podem se proliferar na região e passar para a calcinha.

Sem a higienização correta, problemas recorrentes como candidíase de repetição e corrimento pode atrapalhar o bem estar da mulher.

Como lavar calcinha

Para manter a saúde íntima , higienizar bem as calcinhas é fundamental. Sendo assim, atente-se para as dicas de lavagem e secagem ideais para peças comuns e específicas. Em suma, é importante lavar as calcinhas separadamente das roupas comuns.

Lavagem

Para limpar bem as calcinhas, não é necessário uma mistura mirabolante de produtos, basta utilizar um sabão neutro. Ainda, caso queira ser mais eficiente, pode usar um sabão antibacteriano, para evitar a proliferação de fungos e bactérias mais resistentes e transmissíveis na peça.

Como lavar calcinha – Cuidados básicos da roupa íntima
Fonte: Mimar Lingerie

Lavar calcinha à mão

O melhor jeito de se lavar calcinha é fora da máquina de lavar, pois não estraga o tecido e não tem a chance de transmitir microrganismos para outras peças. Sendo assim, você pode fazer um procedimento simples.

Primeiro, encha um balde ou bacia com água morna, colocando o sabão e misturando em seguida. Em seguida, deixe as calcinhas de molho nessa água por 1 hora, sem outro tipo de peça junto. Por fim, enxágue bem cada peça em água corrente, esfregando delicadamente cada uma.

Como lavar calcinha na máquina

Fonte: Fabiana Scaranzi

Caso ainda tenha que lavar as calcinhas na máquina de lavar, o que costuma ser errado, atente-se para que a mesma não estrague suas peças. Pelo tecido delicado, as calcinhas devem ser colocados no modo de lavagem delicada.

Ainda assim, é mais seguro colocá-las em um saco de lavagem específico para máquinas, para evitar qualquer dano maior, ainda mais se tiverem pingentes e lacinhos. Por fim, não se esqueça de dar preferência para um sabão  antibacteriano.

Temperatura de lavagem

Como as calcinhas costumam ser feitas de tecidos sensíveis, o ideal é lavá-las em temperatura que não ultrapasse 30ºC. Contudo, não ignore as instruções de lavagem e secagem que existe na etiqueta de cada uma.

Não lave calcinha durante o banho

Como lavar calcinha – Cuidados básicos
Fonte: UOL

Evite lavar calcinha durante o banho, algo tão comum que parece não ter problema algum. Mas tem! Na verdade, o maior problema nem é lavar a calcinha no chuveiro.

O grande vilão dessa história é deixar a calcinha secando na área do box ou dentro do banheiro. Resumindo, por ser uma área úmida, a calcinha tem maiores chances de propagar fungos e bactérias no tecido, trazendo problemas recorrentes para a região vaginal, como a candidíase.

Enxaguar bem

Além de lavar bem, o enxague da peça íntima também deve ser bem feito, principalmente se for de algodão. Basicamente esse tipo de tecido absorve muito bem a água e, desse modo, os produtos utilizados na lavagem podem ficar impregnados nele.

Fazendo um bom enxágue, você evita isso e a possível ocorrência de alergias e irritações na região íntima.

Cuidados ao secar

Ginecologistas também explicam que a secagem da roupa íntima é sem dúvidas a parte mais crucial para garantir que os fungos e bactérias não vão se proliferar caso esteja úmida.

Não use secadora de roupas

Secadoras de roupas não devem ser usadas para secar as calcinhas, pois podem danificar o tecido facilmente com o calor excessivo e ao se misturarem com outras roupas.

Como lavar calcinha – Cuidados básicos da roupa íntima
Fonte: Luana Lia

Varal é o ideal

Para que a roupa íntima seque corretamente, a melhor maneira é coloca-la no varal, em um ambiente que seja arejado e com bastante sol, pois assim a chance dos fungos e bactérias se proliferarem é menor, além de não danificar o tecido.

Gostou das dicas de como lavar calcinha? Então você também pode gostar de: Como lavar sutiã – Cuidados na lavagem de cada peça, Usos do amaciante – 10 maneiras inteligentes nada convencionais

Fontes: Cleanipedia, Casa Prática Qualitá, Wome’ns Health Brasil

Imagens: Portal de Louveira, UOL, Fabiana Scaranzi, Luana Lia, Mimar Lingerie

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você