Dicas & Truques

Como limpar panela de inox?

Se você ainda não aprendeu como limpar panela de inox ou a tirar as manchas de queimado, tudo vai ficar muito mais fácil com essas dicas.

As panelas de inox são adições perfeitas para a cozinha. Não são apenas resistentes, mas também bonitas, e ajudam a distribuir o calor da forma mais uniforme possível. Além disso, não liberam resíduos na comida, o que torna os pratos mais saudáveis. Todavia, ao longo do tempo, o contato da água, alimento e altas temperaturas com o material fazem com que o inox mude de cor. Isso o torna escurecido e até com manchas, o que é desagradável. Porém, a boa notícia é que aprender como limpar panela de inox não é nada além de simples e prático.

Existem algumas dicas muito simples que são o suficiente para devolver a beleza e o brilho de qualquer panela de inox. Da mesma forma, os materiais necessários para realizar a tarefa são fáceis de encontrar, e na maioria das vezes, você já tem todos em casa. É fato que água quente, sabão neutro e álcool já fazem milagres na cozinha, e além de eficientes, não estragam seus utensílios. Quando se fala em aço inox, é essencial pensar na melhor forma de higienizar e manter o brilho do material.

Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre como limpar panela de inox, bem como um passo a passo simples de se seguir. Além disso, confira também as melhores formas de tirar manchas escuras ou de queimado do material, e o que você vai precisar para a limpeza.

Como limpar panela de inox?

Como limpar panela de inox
Fonte: Viva Decora

Na hora de aprender como limpar panela de inox, tudo que você vai precisar fazer é seguir um passo a passo simples e prático. Muitas vezes, nem todos os passos são necessários, mas no caso de panelas mais sujas ou engorduradas, seguir a receita à risca é a forma mais eficiente. Nesse sentido, você só vai precisar de:

  • Esponja;
  • Sabão neutro;
  • Saponáceo líquido (opcional);
  • Vinagre ou limão;
  • Álcool 70.

1º passo

Antes de mais nada, comece a limpeza seguindo o procedimento comum. Apenas lave as panelas de inox com esponja e sabão neutro. Nesse sentido, utilize a parte verde da esponja na parte interna, e a amarela nas laterais. Caso desejar, utilize também saponáceo líquido, que ajuda a reforçar o brilho do material. Caso sua panela tenha manchas brancas no fundo, normalmente depósitos de amido dos alimentos, esfregue com vinagre ou limão.

2º passo

Depois de lavar bem sua panela de inox, derrame água quente, acima de 80º C, por cima de tudo que lavou. Além das panelas, isso inclui talheres, pratos e outros utensílios, como a esponja de lavar louça. Limpar a esponja evita que ela acumule bactérias e mau cheiro. A água quente é essencial para desengordurar as panelas, mas seu uso é universal. Na pia, por exemplo, ela ajuda a evitar o acúmulo de sujeira na caixa de gordura, acabar com o mau cheiro e desobstruir os canos.

3º passo

O álcool 70 é excelente para higienizar a cozinha e manter o brilho das panelas de inox. Depois que os utensílios secarem no escorredor, borrife álcool 70 e com um pano de prato seco, lustre o material. Assim, você evita manchas como as de gotículas de água após secar. Quanto mais você buscar conservar e higienizar o inox, mais ele irá durar.

Outras formas de como limpar panela de inox

Existem ainda outras receitas caseiras extremamente úteis para tirar a sujeira da sua panela de inox. Algumas utilizam até mesmo ingredientes curiosos, como refrigerante. Nesse caso, todas as receitas abaixo funcionam para retirar manchas de queimado das panelas, que costumam ser estressantes.

1 – Vinagre branco

Fonte: Tudo Gostoso

O vinagre é um ingrediente universal na cozinha e também na limpeza. Quando se fala em retirar sujeiras ou resolver algum problema da área, ele é praticamente milagroso. Nesse sentido, para remover manchas de queimado, coloque vinagre branco na panela até cobrir o queimado. Em seguida, deixe ferver, e com o auxílio de uma esponja, esfregue a região queimada. Por fim, enxague e lave a panela como sempre.

2 – Sal de cozinha

Fonte: Tudo Gostoso

Para utilizar o sal de cozinha, primeiramente, coloque água na panela de inox até cobrir a parte queimada. Logo depois, acrescente duas colheres de sal de cozinha. Deixe a mistura ferver por alguns minutos, e então esfregue o fundo da panela com uma esponja. Por último, lave a panela normalmente.

3 – Álcool etílico na panela de inox

Como limpar panela de inox
Fonte: CFQ

Para essa receita, você vai precisar fazer uma mistura de bicarbonato de sódio dissolvido com álcool etílico, até que forme uma pasta. Pegue um pano macio ou uma bucha de nylon e passe a pasta na superfície do aço inox, sempre de forma suave, com passadas longas e uniformes. Faça isso no sentido das listras do acabamento, evitando esfregar em movimentos circulares. Por fim, enxague com água morna e seque com um pano macio.

O bicarbonato de sódio é um ingrediente que pode entrar para a rotina de limpeza diária de suas panelas de inox, pois ele evita a formação de manchas. Para utilizá-lo, dissolva uma colher de bicarbonato em um litro de água, e lave as panelas com a mistura.

4 – Refrigerante na panela de inox

Fonte: Namu

Você sabia que até mesmo o refrigerante ajuda a limpar manchas na panela de inox? Nesse sentido, ele funciona para panelas com poucas manchas. Assim, acrescente um refrigerante tipo cola dentro da panela, e deixe aquecendo até começar a ferver. Depois que esfriar, esfregue com a esponja e lave normalmente.

5 – Limão

Como limpar panela de inox
Fonte: Tua Saúde

Para limpar com limão, esprema dois limões dentro da panela, ou o suficiente para cobrir o queimado. Deixe de molho por algumas horas, e depois disso, é só lavar normalmente.

Se você se interessou por essa matéria sobre como limpar panela de inox, aproveite para conferir Como limpar geladeira de inox? Dicas e materiais necessários

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você