Dicas & Truques

Como limpar parede com 5 dicas caseiras? Aprenda agora!

Saber como limpar parede é muito importante pra não danificar a pintura da casa, e essas dicas de limpeza irão te ajudar com isso. Confira.

Quando se trata da limpeza da casa, muitas vezes deixamos passar um detalhe importante: como limpar parede?

Quem tem criança pequena em casa está familiarizado com diversas manchas na parede, seja riscos de lápis, giz de cera, caneta, ou simplesmente marcas de mãos sujas. E como não tem como controlar os pequenos, quando você menos espera aparece outra mancha na parede, nesse caso é preciso estar fazendo uma limpeza regular das paredes.

No entanto, dependendo do tipo de tinta, muitas pessoas tem um certo receio de como fazer isso sem estragar a pintura. Felizmente, existem diversos truques caseiros simples capazes de limpar a parede, removendo todas as manchas e sujeiras sem danificar a sua parede.

Preparação

Antes de aprender como limpar parede é preciso fazer uma preparação, e algumas dicas são fundamentais nessa etapa. A primeira é sobre quando for pintar as paredes da sua casa, que o ideal é investir em uma tinta lavável que irá facilitar o processo de limpeza. Até porque assim é possível ter uma maior liberdade quanto aos produtos usados na limpeza sem o risco de danificara parede.

Portanto, antes de começar a higienização das paredes, é importante saber qual a tina usada. Caso tenha sido você que o responsável, será mais fácil descobrir. Se você não souber qual a tinta usada na pintura das paredes, ou se for tinta comum, a dica é usar produtos não abrasivos, como água, detergente neutro e esponja ou pano, para não correr riscos de estragar a pintura.

Para paredes pintadas com tinta epóxi, um tipo mais resistente de tintura, tem ainda a possibilidade de usar produtos mais fortes, à base de solventes que ainda assim não estragará a pintura. Lembrando que paredes com tintas à base de água não podem ser esfregadas, nesse caso apenas um pano com detergente já é suficiente.

Como limpar diferentes tipos de paredes

Agora sim vamos falar de dicas de como limpar parede, desde a limpeza diária até a limpeza profunda de vários tipos de manchas.

1. Limpeza do dia a dia

Para evitar manchas difíceis de sair, a melhor opção é fazer uma limpeza simples no dia a dia. Desse modo você consegue manter paredes limpas e livres de sujeiras pesadas.

  • Ao perceber alguma mancha ou sujeira na parede, limpe imediatamente usando água e detergente neutro em um pano ou esponja, secando logo em seguida.
  • Não precisa molhar a parede, apenas umedecer o pano na mistura de água e detergente.
  • Depois é só deixar as janelas e portas abertas para ventilar bem o ambiente.

2. Limpeza de manchas

No caso de manchas específicas é preciso identificar o motivo da mancha para poder removê-la da melhor forma:

  • Para marcas de mão por exemplo, aquelas causadas por mãos sujas de terra ou poeira, você pode usar um pouco de bicarbonato de sódio. Para isso é só colocar um pouco do pó em uma esponja seca e passar sobre a parede.
  • No caso de mancas de gordura você pode usar o bicarbonato também, mas misturado com água morna, formando uma espécie de pasta. Desse modo, aplique a pasta sobre a mancha esfregando-a com um pano limpo ou uma esponja seca. Caso a mancha esteja difícil de sair, faça uma mistura de água morna com vinagre e esfregue novamente até sair.
  • Agora se a mancha for de lápis, é muito mais simples, apenas uma borracha já é suficiente para remover o rabisco. No entanto, se for um rabisco com giz de cera ou canetinha, a pasta de dente, lenço umedecido ou esponja úmida com bicarbonato resolve o problema.
  • Manchas de caneta são facilmente removidas com acetona ou álcool, basta esfregar um pano umedecido com a solução sobre a marca e a parede estará limpa novamente. Cuidado para fazer isso em tintas coloridas, que podem perder a tonalidade.
  • Para remover mofo, a melhor solução é a água e vinagre. Desse modo, adicione em um borrifador um litro de água morna e uma colher de vinagre e borrife sobre a mancha, deixando agir por alguns minutos. Por fim, passe um pano para remover o mofo.
  • Se a mancha for de sangue e não tiver sido limpa na hora, você pode usar um cotonete umedecido em água oxigenada e passar sobre o sangue seco na parede. Mas cuidado para não esfregar a mancha com panos ou esponjas e espalhar a sujeira pela parede.

3. Limpeza profunda

Para uma limpeza mais profunda e profissional é preciso começar removendo a mancha principal, como vimos a cima, de acordo com a sujeira.

  • Misture detergente e água em um balde e mergulhe a esponja.
  • Em seguida, esfregue por toda a parede  (somente no caso de tinta lavável, se for pintura à base de água, o método não é recomendado) de forma suave.
  • Caso a parede esteja muito encardida, adicione vinagre na água e passe na parede.

4. Como limpar papel de parede

No caso de papel de parede, a limpeza deve ser um pouco mais delicada, para que não danifique o papel ou faça com que ele descole da parede.

  • Primeiramente, remova a poeira da parede, usando uma vassoura enrolada em um pano ou como aspirador de pó.
  • Feito isso, prepare uma mistura de água morna e detergente neutro e umedeça um pano ou esponja macia e esfregue suavemente o papel de parede.
  • Caso o revestimento seja de vinil, utilize água morna e vinagre branco, que além de limpar, também remove o mofo.
  • Por fim é só secar e deixar entrar ar no ambiente.

5. Como limpar parede sem sofrer

Então, agora que você já aprendeu como limpar parede, vamos a algumas dicas básicas para tornar a limpeza mais prática e manter suas paredes sempre limpas e bonitas:

  • Evite deixar acumular sujeira na parede para facilitar a limpeza. Ou seja, assim que notar a mancha já limpe imediatamente.
  • Invista em uma tinta lavável para as paredes da sua casa, para facilitar na hora da limpeza.
  • Para as crianças dê preferência para canetas à base de água. Isso porque é inevitável que elas rabisquem a parede, mas com essas canetas é mais fácil a remoção.
  • Cuidado com os produtos químicos usados na parede. Dependendo de qual for, pode acabar manchando, desbotando ou até removendo a pintura. Então, evite produtos como solventes, removedores e qualquer tipo de abrasão.
  • Mantenha o ambiente sempre arejado. Essa dica é fundamental, especialmente para lidar como problema de mofo na parede.

Lembrando que além de limpar as paredes frequentemente, de tempos em tempos é recomendado renovar a pintura das paredes. Desse modo, além de dar um novo ar ao ambiente, também garante uma parede nova e livre de sujeiras.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Como tirar cheiro de mofo dos cômodos, objetos e paredes.

Fontes: G1 Metrópoles Decor Fácil

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você