Como tirar cheiro de mofo dos cômodos, objetos e paredes

Água sanitária, álcool, bicarbonato de sódio, açúcar, esponja. Com eles você vai aprender a como tirar cheiro de mofo da sua casa rapidamente.

O mofo em paredes ou em qualquer coisa é péssimo. Além de deixar um cheiro característico, ele também é uma péssima presença para quem tem problemas respiratórios. Umidade, pouca luz e falta de circulação de ar podem fazer ele aparecer em qualquer lugar. Assim, separamos algumas dicas para você saber como tirar cheiro de mofo da sua casa.

Em suma, é possível acabar com o cheiro de mofo mesmo que ele esteja no na parede, chão e até no guarda-roupas. Desse modo, produtos básicos e baratos como vinagre, água sanitária, bicarbonato de sódio e até açúcar podem ser usados.

Cheiro de mofo

Como tirar cheiro de mofo – cômodos, objetos e paredes
Fonte: Opas

Você sabe o que é mofo? Basicamente, são fungos que proliferam facilmente em lugares fechados, com umidade, calor e falta de ventilação. Com isso, as manchinhas pretas na superfície e aquele cheiro popularmente chamado de “cheiro de lugar fechado” ou “cheiro de coisa guardada” fica evidente.

Com isso, o mofo causa até mesmo problemas respiratórios ou agrava os que já existem. Sendo assim, existem soluções baratas que podem ser feitas em casa mesmo para acabar com o cheiro de mofo em quase qualquer superfície.

Dicas: como tirar cheiro de mofo

Em suma, você pode tirar cheiro de mofo do ambiente com misturinhas simples de alguns produtos básicos que praticamente todo mundo tem em casa. Assim, confira as ficas para acabar com ele de diversas formas.

Mofo em paredes

Fonte: Decorfacil

Essa receitinha vai ser fatal para o fungo que estiver na sua parede. No entanto, caso seja em papel de parede, o ideal é tirar o papel velho, limpar a superfície e depois colocar um novo.

  • 1 copo de água sanitária;
  • 2 copos de água.

Em um pulverizador, misture a água e água sanitária. Em seguida, espirre a solução em cima da mancha de mofo, deixando agir por cerca de 20 minutos.

Depois, borrife novamente a mistura e deixe por mais 20 minutos. Por fim, basta passar um pano limpo na parede.

Roupas

Fonte: CicloVivo

Roupas brancas:

  • 1 litro de água sanitária;
  • 1 xícara de açúcar.

Para tirar cheiro de mofo das roupas, aplique a solução e deixe por 1 hora. Depois, enxágue-as e já pode lavá-las como de costume.

Roupas coloridas:

  • Água;
  • Vinagre.

Com a mesma medida de vinagre e água, coloque a mistura em um borrifador e deixe agir na roupa por 20 minutos. Por fim, enxágue e lave normalmente.

Colchões

Fonte: Colchões Americanflex

Para tirar o cheiro de mofo do colchão, é importante esperar por um dia de sol. No entanto, caso não seja possível ou você more em um apartamento, procure um espaço que seja o mais ventilado possível.

  • 5 gotas de óleo de melaleuca;
  • Água morna.

Depois de misturar a água e o óleo, esfregue a solução no colchão inteiro usando uma esponja ou bucha. Depois, deixe no sol para secar, de preferência por um dia inteiro.

Mofo em madeiras

Como tirar cheiro de mofo – cômodos, objetos e paredes
Fonte: Móveis Henn
  • 1 litro de água;
  • 100ml de água sanitária.

Depois de misturados, borrife a solução na madeira mofada, deixando agir com 30 minutos. Por fim, passe um pano ou esponja para tirar todo o cheiro de mofo.

Guarda-roupas

Fonte: Bonde

Para tirar todo o odor de mofo do guarda-roupas, é preciso esvaziar ele todo. Depois disso, coloque uma vasilha ou pote com vinagre branco dentro dele e deixe totalmente fechado por um dia.

Passe o mesmo vinagre por todo o guarda-roupas no dia seguinte, nas partes internas, claro. Depois, deixe-o aberto por um dia inteiro para secar e sair o cheiro de vinagre. Assim que isso acontecer, já pode colocar as roupas novamente.

Evitando o cheiro de mofo

Para que o cheiro de mofo não volte à sua casa depois de acabar com ele, alguns hábitos e observações são importantes para manter o ambiente sem os fungos por um longo tempo ou nunca mais:

  • Deixar a porta, janela e o box do banheiro abertos após o banho, para que circule ar;
  • Deixar os móveis, principalmente de tecidos, afastados das paredes;
  • Tenha uma rotina de limpeza da casa;
  • Mantenha os ambientes ventilados, deixando portas e janelas abertas pelo menos uma vez ao dia;
  • Limpar armários e guarda-roupas com frequência, podendo usar vinagre branco;
  • Não guarde roupas molhadas ou úmidas;
  • Use tintas impermeabilizantes ou antimofo ao pintar a casa;
  • Por fim, espalhe saquinhos com cravo-da-índia dentro dos armários ou cantos da casa.

Ainda assim, se você quiser mascarar o cheiro de mofo em uma casa que ficou muito tempo fechada, vale comprar sprays odorizadores de ambiente para que não fique um cheiro tão forte de “lugar fechado”.

Finalmente, agora você sabe como tirar cheiro de mofo na sua casa, podendo ficar tranquila em relação à alergias e o cheiro de mofo péssimo.

Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Como limpar mesa de vidro – Dicas de limpeza e conservação do móvel

Fontes: Viva Decora, Decorfácil, Dicas de Mulher

Imagens: Opas, Decorfacil, Móveis Henn, Bonde, CicloVivo, G1, Colchões Americanflex


Outras postagens

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários