Dicas & Truques

Como limpar vidro de carro e deixar brilhando de tão limpo

A visibilidade é essencial para a segurança do motorista, por isso é importante saber como limpar vidro de carro sem deixar embaçado.

Ter um carro sempre limpo e cheiroso é fundamental, para o conforto e também a estética do veículo. No entanto, no que diz respeito aos vidros do carro, esse cuidado vai muito além disso. Saber como limpar vidro de carro e deixá-lo limpo é muito importante e faz total diferença na hora de dirigir o carro.

Isso porque, um vidro embaçado e sujo compromete a visão do motorista, e consequentemente a segurança do mesmo e de seus passageiros.

Pode parecer algo simples e corriqueiro, mas se feito de forma incorreta pode acabar não tendo um efeito positivo, e pior, acabar danificando os vidros do seu carro.

Sendo assim, hoje iremos aprender como limpar vidro de carro corretamente, desde o preparo, materiais e quais produtos utilizar. Com essas dicas, os vidros do seu carro ficarão limpinhos e brilhando como nunca.

Vidro de carro sujo e embaçado

Como limpar vidro de carro e deixar brilhando de tão limpo

A questão do vidro de carro sujo é mais uma questão de segurança do que de beleza, apesar de que uma janela limpa é muito mais agradável de se olhar. O jeito de manter isso é limpando os vidros corretamente, e mantendo-os assim.

Para se ter uma ideia, a probabilidade de ocorrência de acidentes de trânsito é 30% maior em dias de chuva. Um fator determinante para isso é visibilidade comprometida. Esse cenário fica ainda pior durante a noite. Já durante o dia, a principal causa de perda de visibilidade é a sujeira no para-brisa.

Porém, se você estiver com os vidros limpos, a visibilidade é muito maior, aumentando a segurança de todos os passageiros dentro do veículo. Afinal, é mais fácil enxergar a estrada e possíveis obstáculos a frente com mais clareza.

Por isso, vamos conhecer algumas dicas de como limpar vidro de carro e se prevenir de tais problemas.

Como limpar vidro de carro

Como limpar vidro de carro e deixar brilhando de tão limpo

Uma das coisas mais desagradáveis na hora de limpar o vidro do carro é notar que ele ficou mais embaçado e sujo do que estava antes de passar o pano. Isso ocorre porque muitas vezes a poeira e sujeira acumulada é tanta que apenas um pano não é capaz de limpar.

Então, independentemente do carro, seja de luxo ou popular, os cuidados com o para-brisa e janelas deve ser o mesmo. Além disso, é recomendável dar sempre uma olhadinha no manual do veículo. Mas agora vamos para a limpeza propriamente dita:

Remoção da poeira

O primeiro passo de como limpar vidro de carro é retirar o excesso de poeira. Para isso você pode utilizar água e detergente neutro. Desse modo, é possível remover completamente qualquer vestígio de poeira ou gordura do seu vidro.  Então, enxágue bem os vidros, checando se o detergente saiu completamente das janelas e da lataria, uma vez que o calor pode levar a manchas no veículo.

Faça a limpeza  na sombra

E por falar em calor, o ideal é fazer a limpeza dos vidros em um lugar com sombra e em dias mais frescos. Isso porque o calor faz com que a água e o produto sequem mais rápido. Portanto, em temperaturas altas, as chances de o vidro ficar embaçado na hora de secar são maiores.

Utilize os produtos e materiais certos

Esse é um dos cuidados essenciais para um bom resultado na hora de limpar o vidro do carro. Sempre opte por panos macios e que não soltem fiapos, os de microfibra e algodão são os mais recomendados.

Quanto a limpeza em si, você pode usar uma mistura caseira muito fácil de fazer e também muito eficaz. Basta misturar um pouco de água morna em um balde, com um pouco de detergente neutro e algumas gotas de vinagre de álcool. Em seguida, umedeça o pano na mistura e passe no vidro. Não aplique a mistura diretamente no vidro. Por fim, seque a área usando um pano limpo e seco.

Aliás, uma ótima dica para evitar que os vidros fiquem embaçados, é usar produtos com ação anti-embaçantes.

O que não usar

Apesar de existirem diversas opções de produtos próprios para limpar vidro é preciso estar atento a sua composição. Nunca se deve usar um produto que tenha amônia em sua composição, e muitos desses produtos têm. Então evite esses em especial. Isso porque a amônia não é uma substância indicada para limpar vidros de carros, por ser muito alcalina. Além disso, deixa os vidros embaçados e engordurados, e no caso de película nos vidros, pode levar ao seu ressecamento.

Como limpar vidro de carro e deixar brilhando de tão limpo

Por fim, lembre-se que limpar o vidro do carro está entre os cuidados fundamentais que o dono do veículo deve ter. Além de ter mais segurança, ajuda a preservar os vidros sempre limpos e sem manchas.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também: Como hidratar couro – Dicas para jaquetas, botas e bancos de couro. 

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você