Dicas & Truques

Como organizar um casamento – Dicas para o planejamento da cerimônia

Organizar um casamento não é uma tarefa simples, e para que a cerimônia seja perfeita é necessário um planejamento bem detalhado.

O sonho de muitas mulheres, desde a infância, é se casar em uma cerimônia digna de uma princesa. E quando finalmente acontece o pedido e o “sim”, é hora de começar a planejar o momento tão sonhado: o casamento. Como organizar um casamento? Isso é uma verdadeira missão, que deixa muitas noivas apreensivas, cheias de dúvidas e com um único desejo: que tudo saia perfeito como nos seus sonhos.

Contudo, apesar de ser um momento muito importante na vida de qualquer casal, o planejamento de uma cerimônia de casamento não é tão simples como nos contos de fadas. Saber como organizar um casamento dos sonhos envolve uma série de coisas, mas principalmente o desejo dos noivos e o orçamento disponível. A partir disso, é possível começar os preparativos para o grande dia.

Após o noivado, que geralmente acontece de 1 a 2 anos antes do casamento, é hora de começar o planejamento. Então se você está passando por isso, essa matéria é para você. Reunimos algumas dicas preciosas de como organizar um casamento, para ajudar as noivas a fazerem uma cerimônia perfeita.

Planejando o casamento dos sonhos

M de Mulher

Independentemente do tipo de casamento, se será uma cerimônia gigantesca ou algo mais intimista, organizar um casamento não é uma tarefa simples. Muito pelo contrário! Se trata do momento mais importante da vida do casal, então tudo deve sair perfeito.

Mas uma festa de casamento inclui uma série de detalhes e muitas decisões a serem tomadas. Por isso, no primeiro momento a ideia de organizar um casamento pode assustar um pouco as noivas. Nessa fase, é comum que a noiva fique com os nervos a flor da pele e um pouco perdida de por onde começar.

No entanto, essa missão pode ser mais fácil se você se planejar bem. Para isso, é essencial que toda noiva tenha uma lista de organização, ou seja, um checklist de tudo o que precisa ter na sua cerimônia. Essa é a melhor forma de manter um controle sobre tudo o que precisa ser feito e o que já está definido.

Então, sabendo disso, vamos aprender como organizar um casamento perfeito, o que deve ser priorizado, por onde começar e o que levar em consideração na hora de tomar as decisões.

Como organizar um casamento por etapas

WAUFEN

Chegou o momento, é hora de começar a organizar o casamento. São tantos detalhes, decoração, buffet, músico, convidados, fotógrafo e etc. Então vamos lá, etapa por etapa para que tudo saia perfeito no seu grande dia.

1 Etapa – Decidir como será a festa do casamento

Casar

Depois do pedido de casamento é hora de decidir junto ao seu parceiro como será a festa do casamento, e se os dois estão de acordo quanto a isso. A festa de casamento deve contemplar o casal, e por isso é essencial que os dois desejem a mesma coisa para então começar a organizar o casamento.

Afinal, isso é algo que demanda muito tempo, dedicação e dinheiro. O primeiro passo é decidir se será uma festa grande, para muitos convidados ou algo mais intimista, apenas para os mais íntimos. Sabendo disso é hora de partir para a próxima etapa.

2 Etapa – Definir a data da cerimônia

Virei Noiva

Antes de partir para o planejamento em si, é necessário escolher a data do casamento. Sem saber disso não tem como organizar nada, porque tudo depende disso.

Como os preços das coisas tendem a variar muito dependendo do mês escolhido, é uma boa consultar os meses com menos procura. A não ser é claro que o casal tenha uma data especial em mente. Mas já tenha em mente que os meses de janeiro, maio e setembro são os mais procurados.

3 Etapa – Escolher o estilo e local para a cerimônia

Grupo Bisutti

O estilo do casamento depende do local onde será realizada a cerimônia. Isso deve ser decido logo após a data, lembrando que dependendo do local, deve ser agendado com muita antecedência. A ideia é um casamento mais clássico, em uma grande igreja? Ou algo menos tradicional, em um espaço de eventos? No campo ou na praia? A cerimônia será realizado à noite ou durante a tarde?

São muitas opções, por isso é bom sempre ter um estilo já na cabeça. Um dica é procurar por inspirações no Pinterest. Lá você irá encontrar todo tipo de cerimônia que oferecerá um norte do que mais lhe agrada. A escolha do estilo do casamento e local da cerimônia irá nortear todas as próximas etapas do planejamento.

4 Etapa – Definir o orçamento

Mobilize

Pronto, já decidiu que tipo de festa será, o estilo, quando e onde será o grande dia. Agora vem a pergunta: quanto o casal está disposto a gastar para realizar o casamento? Essa resposta é determinante e muito importante para todo o planejamento da cerimônia. Defina um limite de gastos, mas tenha em mente que precisaram ser flexíveis, até porque durante o processo, aparecerão outros detalhes que vocês nem sabiam que queriam ou que precisavam.

Além disso, é a partir do orçamento que você baseará outras decisões importantes, como o número de convidados, o buffet, bebidas, lembrancinhas, entre outros detalhes. Sem isso você pode acabar se perdendo entre tanta coisa, gastar muito e no fim ainda ficar faltando alguma coisa. Também é importante dar prioridade a alguns detalhes essenciais. Desse modo fica mais fácil abrir mão de detalhes extras que fogem do orçamento definido.

A dica é fazer uma pesquisa rápida sobre preços para ter uma noção mínima das coisas, para não acabar gastando muito mais do que a média. Após definir o orçamento, evite adicionar gastos extras, porque uma coisa leva a outra, e quando perceber extrapolou o orçamento mais do que podia.

5 Etapa – Organizar o casamento sozinha ou contratar uma planejadora?

OCP News

Dá sim para organizar um casamento sozinha. No entanto, isso se torna muito mais fácil se você contar com a ajuda de uma cerimonialista. Pode ser uma verdadeira mão na roda. Mas contratar uma planejadora de casamento é um investimento e tanto. Então, essa decisão depende do orçamento definido pelo casal.

Se o orçamento permitir, investir em uma cerimonialista é uma ótima escolha. Ela irá te ajudar durante todo o processo, poderá te indicar os melhores fornecedores de acordo com o seu orçamento, além de saber quais os melhores fornecedores e quais devem ser evitados. Se não for possível contratar uma para organizar todo o casamento, contrate apenas para o dia da cerimônia.

6 Etapa – Fazer a lista de convidados

Jaque Salles

É um dia importante para os noivos, então é normal que eles queiram a presença de todas as pessoas importantes em suas vidas. Contudo, a quantidade de convidados depende diretamente do orçamento e tamanho da festa. Então, fazer a lista de convidados é uma das tarefas mais complicadas do planejamento.

A dica é que cada um dos noivos faça uma lista prévia de convidados, considerando todas as pessoas que eles gostaram que estivessem presentes nesse dia. Além disso, deixar uma margem para acrescentar outros convidados, como parentes mais distantes e etc. Depois, junte as duas listas e estabeleça critérios para manter ou não cada convidado na lista. Com a lista definida, é hora de fazer e enviar os convites.

6 – Etapa – Contratar fotógrafo, banda e cabelereiro e maquiador

Studio 100

Nessa etapa você terá muitas decisões a tomar. Uma das mais importantes é o fotógrafo que irá registrar e eternizar o grande dia em fotos e filmagens. É importante pesquisar bem o trabalho do fotógrafo e avaliar se o seu trabalho atende a sua necessidade e desejo. Lembrando que as fotos e filmagens são muito importantes, e precisam ser ótimas, então tenha em mente que não será algo tão barato. Sendo assim, escolher o fotógrafo pelo preço pode colocar em risco o resultado das fotos do grande dia.

Tem também a banda ou DJ que irá tocar na sua festa. Essa escolha deve ser feita com certa antecedência, já que o músico deve priorizar o sua festa. Afinal, uma festa sem música não é uma festa. Quanto ao celebrante do casamento também deve ser contratado com antecedência. Lembre-se que padres, pastores, juízes de paz e celebrantes geralmente tem uma agenda cheia, por isso a necessidade de fechar o contrato o quanto antes.

O maquiador e o cabelereiro também são essenciais para o grande dia. Antes mesmo de escolher o vestido de noiva, é importante contratar quem irá cuidar da sua imagem no grande dia, para não ter surpresas e ter que procurar um profissional disponível em cima da data.

7 Etapa – Contratar o decorador e o buffet

Le Jour

A decoração é parte importantíssima do casamento, e deve estar incluída no passo a passo de como organizar um casamento. Além disso, deve estar de acordo com estilo escolhido para a festa e estar simplesmente perfeito. Para isso é preciso contratar um decorador com boas ideias e referências para te ajudar a decidir o que mais combina com a sua cerimônia.

Ainda dentro da decoração, é importante levar em consideração toda a estrutura e iluminação da festa. Não adianta nada ter uma decoração perfeita, se a estrutura e iluminação não estiver de acordo.

Além disso, tem também o serviço de buffet, que é outra parte fundamental da festa e que precisa ser impecável. Afinal, você quer que os convidados saiam elogiando a sua festa, e para isso é necessário que a cerimônia seja perfeita, tenha boa comida e bebida. Essa escolha depende do seu orçamento e do número de convidados para a festa. A partir disso a escolha depende do seu gosto, aproveite para fazer muitas degustações antes de tomar a decisão.

Normalmente, o buffet lida apenas com a refeição principal da festa, quanto ao bolo e os docinhos é um outro fornecedor. Então é preciso procurar um outro fornecedor para fazer o bolo e os docinhos da festa. Faça uma ampla pesquisa sobre os estilos de bolo, recheio, tamanho e preços.

8 Etapa – Faça a lista de presentes

Casar

A lista de presente faz parte do planejamento, e não precisa se sentir envergonhada de fazer isso. O ideal é fazer essa lista o casal junto e com antecedência. Uma dica é procurar listas prontas na internet para ter um norte do que colocar na sua. Mas tente ser bem abrangente nessa lista, incluindo presentes mais baratos e mais caros, para que os seus convidados possam presentear o casal conforme suas condições. Afinal, o presente é uma tradição, porém não deixa de ser uma gentileza, então o bom senso é essencial.

9 Etapa – Escolha do vestido de noiva e traje do noivo

Momento Noiva

Um dos momentos mais esperados pela noiva é a hora de escolher o vestido. A essa altura, é esperado que ela já tenha algumas referências e inspirações em mente. Isso é ótimo, já é metade do caminho. A escolha do vestido também depende do orçamento, mas principalmente do gosto da noiva.

Há duas opções: usar um modelo exclusivo, desenhado e confeccionado especialmente para noiva ou comprar/alugar um vestido já pronto. Lembrando que a primeira opção costuma ser muito mais cara. Independentemente do caso, é importante que isso seja definido com antecedência ao grande dia.

O vestido de noiva pode ser a prioridade, mas o traje do noivo também é essencial, até porque sem noivo não há casamento. Por isso é importante escolher o terno de acordo com o estilo da festa, decoração e claro, o vestido da noiva. Nesse caso o equilíbrio é essencial, tudo precisa estar de acordo, nada que chame muito a atenção de forma negativa. Outro detalhe não menos importante e até óbvio, é que que o traje esteja bem ajustado ao corpo e no tamanho adequado.

10 Etapa – Planejar a lua de mel

CVC

Por último, mas não menos importante, é o momento pós-casamento. O último passo de como organizar um casamento é a tão sonhada lua de mel. Após o casamento perfeito, é hora de curtir a nova vida a dois em grande estilo, com uma viagem especial. Mas assim como o casamento, a viagem de lua de mel também precisa ser bem planejada e organizada. Afinal, e um momento muito especial e ninguém quer ter contratempos justo na viagem de lua de mel.

A escolha do destino também dependendo do orçamento, pode ser uma viagem para outro país ou cidade romântica, ou um passeio mais simples, em um lugar próximo. O importante é que seja uma momento para o casal aproveitar e comemorar a sós essa nova etapa da vida. É importante pensar em todas as partes práticas de uma viagem, desde o destino, hospedagem, passagens, passeios turísticos e etc.

Nesse caso, há a possibilidade de organizar toda a viagem por conta própria, o que pode ser bem conturbando levando em consideração os detalhes do casamento, ou então contratar uma agência de viagem especializada.

Enfim, o que você achou dessa matéria sobre como organizar um casamento? Aliás, aproveite para conferir também Elopement Wedding, o que é? Como fazer um casamento a dois.

Fontes: Finanças Femininas Arthur Rosa Danilo Siqueira

Imagens: Salon Line M de Mulher WAUFEN Mobilize Studio 100 Momento Noiva CVC Casar Le Jour Jaque Salles OCP News Casar Virei Noiva Grupo Busitti 

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você