Dicas & Truques

Limpar vidros – como conseguir a limpeza perfeita, sem manchas

Já se perguntou como se deve limpar vidros, e em especial os da sua casa? Se sim, e se tem dúvidas sobre esse assunto, vem com a gente que iremos te ajudar

Atualizado em 29/07/2019

Limpar vidros e espelhos de forma impecável é sempre um desafio. Inclusive, é bem comum que mesmo diante de muitas tentativas, e doses extras de boa vontade, eles ainda fiquem com aquele aspecto manchado e cheio de pluminhas.

Bem, se você está sofrendo para limpar vidros, nós viemos te salvar desse tormento. Como você vai ver, como ensinar o passa a passo para ter vidros e espelhos impecáveis. Obviamente, vamos listar também os produtos e materiais mais indicados para esse tipo de tarefa.

Aliás, vale destacar que se você seguir os nossos passos adequadamente, você conseguirá limpar os vidros e janelas da sua casa sem muito esforço e também com menos tempo. Se interessou? Então continue nos acompanhando.

Como fazer limpa vidros caseiro

As melhores dicas de como você deve limpar vidros. Descubra agora

Se os produtos tradicionais não atendem suas expectativas, vamos te ajudar. Isso porque é possível criar uma mistura em casa, para lá de eficiente na hora de limpar vidros e espelhos.

Para isso, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de amônia;
  • 1/2 copo de álcool para limpeza;
  • 1/4 de colher de chá de detergente.

Após, separar os ingredientes, você poderá misturar todos eles. Caso ache necessário, você pode completar com água.

Além do mais, indicamos que você já coloque em uma garrafa pequena com borrifador. E se preferir, você pode substituir a amônia por 3 colheres de sopa de vinagre ou então suco de limão.

Como limpar vidros passo a passo

As melhores dicas de como você deve limpar vidros. Descubra agora

Primeiramente, vale destacar que esse passo a passo será bem fácil de realizar. Aliás, o que você deverá levar mais em conta será a ordem que as ações serão feitas.

Portanto, se você quer limpar vidros como profissional, anote as instruções:

  1. A priori, antes de limpar os vidros, é necessário limpar as janelas e as aberturas primeiro. A dica é você limpar com pincel de cerdas largas, assim eliminará o pó;
  2. Em seguida, limpe o vidro com uma solução de 5 litros de água para 1 colher de sopa de vinagre ou então detergente neutro e 1 colher de sopa de álcool. Após fazer essa substância é só passar com o lado macio da esponja, enxaguar e secar;
  3. E por último, aplique o limpa vidros e seque para finalizar.

Dicas e truques que facilitam a limpeza

As melhores dicas de como você deve limpar vidros. Descubra agora

Primeiramente, para evitar manchas após a limpeza, nós indicamos que você comece de cima para baixo, usando uma esponja ou um pano. Aliás, o ideal é que você faça essa limpeza em dias nublados. Isso porque a luz solar direta pode acabar secando o produto de limpeza antes de você polir o vidro adequadamente.

Sobretudo, para polir as janelas, você deve usar um jornal amassado. Até porque assim você conseguirá obter um brilho reluzente. Além do mais, o papel poderá deixar uma película a qual é resistente à sujeira. Portanto, caso não tenha jornal, você pode usar o papel toalha, pois ele também é excelente para finalizar a sua limpeza.

Assim sendo, para limpar os vidros e deixá-los mais brilhosos você pode usar também camisetas de algodão, fraldas de tecido e apagador de quadro-negro limpo. Vale ressaltar que aquele limpa vidros que você encontra em supermercados só é apropriado para a limpeza de vidros que não estão em cômodos que acumulam gordura.

Portanto, caso o seu móvel esteja na cozinha, por exemplo, nós indicamos que você use um desengordurante neutro e líquido, antes de aplicar o limpa-vidros.

E para finalizar as dicas, nós pedimos para que você tenha cuidado ao usar cadeiras e bancos para alcançar as janelas altas. Se possível, use escadas e com cuidado.

Produtos e materiais para limpar vidros

As melhores dicas de como você deve limpar vidros. Descubra agora

Assim sendo, para não ter desculpas de não limpar os vidros e janelas da sua casa, nós selecionamos alguns outros materiais que você pode usar para deixar os vidros brilhando e sem nenhuma mancha. Confira agora:

  • Limpa vidros para sujeiras comuns;
  • Vinagre;
  • Álcool;
  • Sabão neutro para sujeira mais pesada;
  • Esponja macia;
  • Rodo dupla face. Basicamente, ele possui uma esponja para lavagem e também tecido de flanela ou algodão para secagem;
  • Cabos extensores para vidros com difícil acesso;
  • Panos de malha, pois não soltam fiapos ou fraldas de pano.

Vale ressaltar que é ideal evitar produtos a base de solvente e também o uso de panos e esponjas ásperas. Até porque você não quer riscar e nem manchar os seus vidros, não é mesmo?

Vídeo de como limpar vidros

Para finalizar a nossa matéria e você não ficar com nenhuma dúvida, nós selecionamos um vídeo bem explicativo de como você pode limpar vidros.

Confira agora:

O que achou da nossa matéria? Agora você sabe como deve limpar vidros da sua casa, com perfeição?

Leia mais: Limpeza – o que fazer primeiro, quais produtos usar, limpeza por cômodos

Fontes: Dicas de mulher

Imagens: Dr. Lava tudo, Dicas de faxina, Vix, Microlight, Ps do vidro, Maria brasileira