Dicas & Truques

Como fazer o ovo cozido perfeito

Fazer ovo cozido não tem segredo, o que é importante mesmo é cronometrar o tempo para obter o ponto ideal de acordo com seu gosto.

O ovo é um dos ingredientes mais versáteis, nutritivos, baratos e saborosos de todos. Ele funciona tanto sozinho (ovo frito, cozido, mexido, etc) e também aliado a outros ingredientes, como em bolos e massas. Geralmente é de fácil preparo, mas mesmo assim demanda algumas técnicas e cuidados na hora de preparar para ficar do jeito que a pessoa gosta.

O ovo também é tema de uma grande polêmica culinária: ovo com a gema mole ou com a gema dura? E por isso é importante saber como cozinhar ovo, para ficar exatamente do jeito que você gosta. O segredo é o tempo de cozimento, então é importante cronometrar bem o tempo para atingir o ponto ideal para o seu gosto. Portanto, quanto mais tempo em água fervente, mais duro e cozido ficará o seu ovo.

Então, pensando nisso, hoje vamos aprender como cozinhar esse ingrediente e o tempo certo para cada tipo de ponto do ovo cozido.

Como fazer ovo cozido

Entre todas as receitas com esse ingrediente, o ovo cozido é a mais simples. No entanto, apesar de ser fácil o preparo, é preciso de uma maior precisão quanto ao tempo de cozimento para obter o ponto ideal desejado. Esse que pode ser a gema mais mole, mediana, até mais firme.

Antes de apender como fazer ovo cozido, vamos entender como acontece o cozimento do ingrediente. A clara por exemplo, coagula entre 65°C e 70°C, já a gema se solidifica entre 75°C e 80°C. Por isso, é muito importante ficar atento quanto a temperatura e o tempo de cozimento para alcançar o ovo do jeito que você gosta. E isso faz toda a diferença para quem gosta de um jeito específico, já que um minuto a mais na água fervente já mudará completamente a textura do ovo.

Além disso, o tamanho do ovo também influencia no tempo de cozimento. Sendo assim, para ter um controle maior, o ideal é utilizar um ovo de tamanho médio, e que esteja fora da geladeira por pelo menos uma hora antes do cozimento.

Então, para cozinhar o ovo, não tem muito segredo. Confira a seguir o passo a passo:

  1. Primeiramente, coloque água suficiente para cobrir o ovo em uma panela e leve ao fogo.
  2. Espere a água ferver e com cuidado, usando uma colher ou escumadeira coloque o ovo na panela. Desse movo evita que a casca do ovo trinque.
  3. Abaixe o fogo para o ovo cozinhar.
  4. Feito isso é só monitorar o tempo para atingir o ponto desejado.
  5. Após o tempo certo, retire o ovo da panela e mergulhe em uma tigela com água fria para amornar. Depois é só descascar delicadamente e está pronto o seu ovo cozido.

Ovo cozido: tempo de cozimento de cada ponto

imagem mostrando diferentes pontos do ovo cozido
Panelinha

Antes de mais nada, você precisa saber como gosta do seu ovo cozido, se é mais mole ou mais duro. Sabendo isso, vamos descobrir o tempo de cozimento do ovo para atingir o ponto desejado.

3 minutos: ovo mole

Colocou o ovo na panela com água fervente, após três minutos o ovo estará praticamente líquido, e a clara ainda estágio inicial do cozimento. Se você gosta de ovo bem mole, esse é o ponto ideal.

4 minutos: ovo quente

Esperando um pouquinho a mais, com quatro minutos o ponto é do chamado ovo quente, aquele com a clara levemente cozida e a gema ainda mole.

5 minutos: ovo mollet

Por volta dos cinco minutos e meio de cozimento, você atinge o ponto do ovo chamado mollet, tido para muitos como o ponto perfeito. A essa altura a clara está completamente cozida, mas a gema ainda está crua e mole. Esse tipo de ovo é ideal para comer diretamente da casas, quebrando apenas a pontinha com uma colher.

6 minutos: ovo cremoso

Deixando o ovo cozinhar por seis minutos, você terá uma clara bem cozida, e a gema ainda levemente crua. É possível notar um halo cozido na parte exterior da gema, enquanto o centro ainda está mole.

8 a 10 minutos: ovo cozido

Para quem gosta do ovo cozido por completo, e a gema nem tão mole nem dura, deve deixar ele na água de 8 a 10 minutos. Nesse tempo, a clara estará cozida e a gema também, mas ainda com uma textura mole. É o ponto preferido de quem tem restrições com a gema crua.

12 a 15 minutos: ovo duro

Dos doze minutos em diante o ovo estará completamente cozido, clara e gema. O ideal é não deixar passar mais do que 15 minutos para não estragar o ovo. Nesse ponto, o ovo terá uma textura seca, e quase farinhenta, onde a casca fica próximo de rachar. Esse ponto é perfeito para fazer pastas com a gema ou fazer ovos recheados.

Viu só como é fácil fazer ovo cozido? O tempo certo é uma média, já que o cozimento pode variar um pouco de acordo com a chama do fogão. Mas de modo geral, funciona certinho.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Ovo frito no micro-ondas, como fazer? Receitas fáceis e práticas.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
1 Comentário
Antigos
Novos Mais votados
Feedbacks
Ver todos os comentários
Roberta Rique Rodrigues
Roberta Rique Rodrigues
21 de julho de 2022 08:24

Muito bem explicado e ilustrado!


Escolhidas para você