Saúde

Quantas calorias tem um ovo? Valor energético e nutrientes do alimento

Todo mundo gosta de comer ovo, seja ele frito, mexido ou cozido. Mas afinal, quantas calorias tem um ovo? Nós vamos te contar!

Apesar de passar anos sendo o inimigo número um das dietas, certamente o ovo já não é mais uma ameaça, muito pelo contrário. Especialmente quando descobrimos quantas calorias tem um ovo, que são bem poucas. Em contraste com todo o valor nutricional do ovo e seu poder de saciedade, as calorias são realmente irrisórias.

Certamente nenhum tipo de ovo contém hormônio, ou pelo menos não deveria ter. O uso de hormônio é proibido pela legislação brasileira e fiscalizado pelos órgãos competentes. Além disso, ele não tem qualquer utilidade na avicultura de postura de ovos, por inviabilidade técnica e produtiva. Consequentemente, o uso de hormônio não teria qualquer efeito prático.

Além disso, o ovo é um alimento super versátil, sendo usado em uma infinidade de receitas e podendo ser consumido de várias formas. Também é considerado um alimento completo, justamente pro conter uma enorme variedade de proteínas, vitaminas e minerais. Para os que estão de dieta, o ovo se torna um alimento coringa, fundamental para quem procura uma alimentação saudável e balanceada.

Portanto, hoje iremos descobrir quantas calorias tem um ovo e quais os seus nutrientes.

O ovo

Quantas calorias tem um ovo? Cru, cozido, frito e seus nutrientes

Além de não ser mais considerado inimigo das dietas, é certo que o ovo não aumenta o colesterol. Até porque 70% do colesterol sanguíneo é produzido pelo nosso próprio fígado. Além disso, fatores como predisposição genética, obesidade, tabagismo, sedentarismo e ingestão reduzida de fibras têm maior influência para o aumento das taxas no sangue do que a quantidade de colesterol ingerida através dos alimentos.

Portanto, antes de saber quantas calorias tem um ovo, é preciso saber que ele é um alimento rico em inúmeros nutrientes. Por exemplo, proteína: 6,5 gramas por ovo, além de 13 vitaminas essenciais.

Além disso, o ovo também possui minerais, como magnésio, selênio, zinco, ferro, cobre e cálcio (antioxidantes), manganês, fósforo e sódio. Ele também é rico em colina, um nutriente que promove a saúde de neurônios ligados à memorização e ainda, nas gestantes, reduz os riscos de má formação do feto. Ou seja, um alimento altamente nutritivo.

Quantas calorias tem um ovo?

Quantas calorias tem um ovo e quais são as suas propriedades

Sabendo disso, vamos descobrir quantas calorias tem um ovo. A começar é claro pelo ovo cru, que tem pouco mais de 70 calorias. Em contraste, um bife de 50 gramas de filé mignon cru ou uma bolacha recheada tem a mesma quantidade calórica. Apenas 37,4% das gorduras de um ovo são consideradas ruins, 46% são monoinsaturadas e 16%, poli-insaturadas.

Agora, se você realmente se preocupa em quantas calorias tem um ovo na hora de comer, sua melhor opção é o ovo cozido. Isso porque é a opção menos calórica.

Quando frito, suas calorias sobem para 100, já que há um aumento de cerca de 40% de gordura. O hábito de consumir ovo pela manhã é uma estratégia eficiente quando incluída em uma dieta. Veja como fica a seguir:

  • Ovo cozido, 146 calorias, 13,3 gramas de proteína, 9,5 gramas de lipídios, 397 gramas de colesterol, 0,6 gramas de carboidrato e 49mg de cálcio.
  • Ovo frito, 240 calorias, 15,6 gramas de proteína, 18,6 gramas de lipídios, 516 gramas de colesterol, 1,2 gramas de carboidrato e 73mg de cálcio.

A tabela nutricional de um ovo é a seguinte:

  • Calorias (valor energético) 65,7 kcal
  • Pontos 2
  • Carboidratos 0,27 g
  • Proteínas 5,99 g
  • Gorduras totais 4,28 g
  • Gorduras saturadas 1,31 g
  • Fibra alimentar 0 g
  • Sódio 65,7 mg

Estrutura do Ovo

Quantas calorias tem um ovo? Cru, cozido, frito e seus nutrientes

Agora que você já tem ideia de quantas calorias tem um ovo, que tal conhecer melhor as partes que o compõem?

Inicialmente, precisamos dizer que a estrutura do ovo é bem simples. A casca é a base do ovo, composta por sais de cálcio. A membrana protege o conteúdo interno do choque com a casca. A clara é rica em albumina, que é fonte proteica e a gema é rica em colesterol.

O disco germinativo, presente nos ovos, é o que vai dar origem ao embrião. Calaza é a substancia que sustenta a gema no centro do ovo. Por fim a câmara de ar, que é uma reserva de ar para o embrião.

Além disso, o tamanho também varia.

  • Jumbo – 70 gramas
  • Extra grande – 63 gramas
  • Grande – 55 gramas
  • Média – 50 gramas
  • Pequeno – 40 gramas
  • Industrial – 35 gramas

Os ovos, aliás, podem ser conservados de 2 a 4 semanas a 5°C, desde que protegidos do sol e do calor. Por fim, é preciso saber as diferenças entre a gema e o ovo.

Na gema, sobretudo, está a maior parte dos seus componentes: sais minerais, proteínas, lípidos e vitaminas. As propriedades da clara são bem menores do que as propriedades da gema, no entanto, quase metade das proteínas do ovo (6,5g no total) se encontram nela (3,8g).

Enfim, você gostou de saber quantas calorias tem um ovo? Então você também vai gostar desse: Dieta do ovo promete eliminar 14 quilos em 10 dias.

Fonte: VIX Dieta e Saúde Alimentação Legal Avicultura

Imagem destacada: Remédio Caseiro 

Imagens: Ecos da Notícia Curta Mais, Tudo Receitas G1 Site do Ovo 

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

5 1 vote
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você