Quantas calorias tem um ovo?

O ovo é um dos alimentos mais completos que existem, podendo ser preparado de diversas formas, mas quantas calorias tem? Descubra:

Como sabemos, o ovo é um dos alimentos mais completos que existem. Contudo, vem uma dúvida bem pertinente, quantas calorias de um ovo? De acordo com nutricionistas, um ovo in natura, ou seja, cru tem aproximadamente 70 calorias. 

Sendo assim, o ovo é um alimento muito indicado para dietas hipocalóricas, ou seja, dietas de baixa caloria. Rico em proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, o consumo regular do alimento proporciona vários benefícios ao organismo, bem como é bastante acessível.

Além disso, o ovo também é muito versátil e pode ser preparado de diversas formas, cozido, frito, em omeletes, mexido e etc. Aliás, o modo de preparo é um fator determinante para a quantidade de calorias do alimento. Confira a seguir quantas calorias tem um ovo nos principais preparos. 

Quantas calorias tem um ovo?

Como vimos acima, um ovo cru contém cerca de 70 calorias, o que é relativamente pouco. Contudo, esse número muda de acordo com o preparo do alimento, dependendo da forma as calorias aumentam bastante, como veremos abaixo:

  • Cozido: kcal 71
  • Frito: kcal 105
  • Omelete simples: kcal 110
  • Omelete com mussarela: kcal 220
  • Ovo mexido: kcal 120
  • Gemada: 210 kcal

Quais são nutrientes que um ovo tem?

Quanto aos valores nutricionais do ovo, sabemos que ele é um alimento muito completo e também muito versável, podendo ser consumido de várias formas. Então, considerando um ovo in natura, ou seja, um ovo cru, ele contém os seguintes nutrientes e proporções:

  • Carboidrato: 1,6 g
  • Proteína: 13 g
  • Lipídios: 8,9 g
  • Colesterol: 356 mg
  • Cálcio: 42 mg
  • Magnésio: 13 mg

Quantos ovos podemos comer por dia?

Não é tão simples responder isso, uma vez que cada pessoa tem necessidades específicas quanto as quantidades e escolhas alimentares. Sendo assim, antes de cravar uma quantidade é precisa passar por uma avaliação, analisando fatores genéticos e biológicos da pessoa para definir a melhor dieta, incluindo a quantidade de ovos.

Contudo, de modo geral, a American Heart Association recomenda que uma pessoa adulta e saudável, deve consumir até dois ovos por dia. Segundo a associação, esse número garante a quantidade ideal dos nutrientes necessários provenientes do ovo.

Quais são os benefícios do ovo à saúde?

Por fim, vamos conhecer os principais benefícios do ovo para a nossa saúde:

1. Promove saciedade e fornece energia ao organismo

O ovo tem um alto teor de proteínas, o que ajuda a diminuir a fome, uma vez que aumenta a sensação de saciedade. Então, além das poucas calorias, o alimento também inibe a fome, e por isso é tão indicado em dietas para emagrecimento. Além disso, o alimento também é uma ótima fonte de disposição energética, dando mais disposição no dia a dia, bem como reduz a sensação de fadiga.

2. Ajuda no ganho de massa muscular

Outro ótimo benefício do ovo é que ele é um dos alimentos que mais contém proteína, sendo rico em BCAA, o que ajuda no ganho muscular para quem faz atividade física regular. Além de ser bastante acessível.

3. Melhora a imunidade

O ovo também ajuda a aumentar a imunidade, ou seja, o sistema de proteção do organismo. Sendo assim, quem come mais ovos semanalmente tem uma resistência maior às doenças. Então, o consumo regular do alimento, pode evitar que você pegue infecções e outras doenças, proporcionando uma saúde melhor.

4. Diminui o risco de diabetes e doenças do coração

E por falar em doenças, a ingestão de ovo regularmente equilibra a glicemia no sangue. Então, se torna um ótimo aliado para manter índice glicêmico baixo, e uma ótima opção para pessoas diabéticas. Além disso, o ovo também ajuda a saúde do coração.

5. Ajuda no combate a depressão

Por ter uma boa quantidade de triptofano, um tipo de aminoácido que contribui para a produção de serotonina no organismo, o ovo também pode combater os sintomas de depressão. Sendo assim, esse aminoácido ajuda a regular o sono, melhora o humor, aumenta as sensações de prazer, bem como reduz o cortisol, que é ligado ao estresse.

6. O ovo é uma ótima fonte de nutrientes

O ovo é um alimento muito nutritivo como vimos até aqui. Ele é fonte de várias vitaminas, minerais, proteínas e gorduras boas, tais como vitaminas A, E, B12 e até ácido fólico. Esse último ajuda a melhorar a saúde de modo geral, deixando as unhas e cabelos mais bonitos, e ossos mais fortes, além de prevenir o câncer e combater a anemia. No caso de mulheres grávidas, o ácido fólico é uma das vitaminas mais essenciais para o desenvolvimento do bebê.

7. Retarda o envelhecimento

Uma das principais formas de combater o envelhecimento precoce é uma como alimentação saudável e rica em antioxidantes, e o ovo é um alimento indispensável nesse caso. Isso porque ele é rico em luteína e zeaxantina, que são oxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento. 

8. Ajuda a melhorar as funções neurológicas

O ovo tem entre outras coisas, uma substância chamada colina. Essa vitamina entre outras funções, ajuda na formação do neurotransmissor acetilcolina, que é responsável por melhorar a memória e a cognição. Portanto, o alimento ajuda ainda a melhorar as funções neurológicas, deixando os neurônios mais rápidos e fazendo com que eles trabalhem melhor. 

LEIA MAIS: 

10 dicas para você saber se o ovo está estragado ou não

Como fazer ovo no micro-ondas? Receitas fáceis e práticas

Como saber se o ovo está cozido? Principais truques

Ovo frito no micro-ondas, como fazer? Receitas fáceis e práticas

Cozinhar ovo? Dicas para o cozimento e modo de preparo

Clara de ovo – Benefícios e como usar no cabelo, na pele e na alimentação

Fontes: EndocrinoSaúde Mantiqueira Avicultura Vitat 


Outras postagens

5 1 vote
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários