Receitas

Ovos mexidos de café da manhã: 20 formas de preparar

Uma das maiores estrelas do café da manhã são os ovos mexidos. Mas, você sabe como fazer ovos mexidos? Venha descobrir as melhores dicas!

Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? Bem, essa é uma daquelas perguntas que diversos cientistas e pessoas ao redor do mundo quebram a cabeça para responder. Mas, a verdade é que ovos, não importando a sua ordem na evolução da espécie, são deliciosos e verdadeiramente nutritivos para os humanos. Além disso, os ovos estão presentes em diversos pratos, seja doce ou salgado. 

Ovos são consumidos desde os primórdios da humanidade. E, apesar de sempre pensarmos em ovos de galinha, sabe-se que é possível comer também de outros animais. Ovos de pavão, avestruz, pombo, codorna, pato, ganso. Eles também servem como ingrediente principal em diversos pratos. Até mesmo ovas de peixe, popularmente conhecidas como caviar, são consumidas por nós humanos. Não tem como negar a importância de um ovo, não é mesmo?

Historicamente, os ovos servem como a base da alimentação de diversas pessoas ao redor do mundo. Não importando a cultura ou culinária, pelo menos um prato em todos os continentes do planeta usam ovos para ser feito. Sendo assim, nada mais natural que esse alimento seja uma peça chave em uma das refeições mais importantes do dia: o café da manhã. Ademais, os ovos fazem parte do prato de café da manhã mais popular do mundo: o ovo mexido.

O ovo mexido é popular em diversos países. Além disso, praticamente todos os hotéis do mundo servem esse prato durante a refeição. Apesar da sua popularidade, os ovos não são algo fácil de fazer. Principalmente ovos mexidos, já que precisa-se saber o exato momento de começar e parar de mexer. Portanto, no artigo de hoje vamos te ensinar como fazer ovos mexidos e contar um pouco de sua história. Além disso, vamos dar algumas dicas de preparo para o ovo mexido perfeito. Vamos lá?

História do ovo mexido

Saber quando o ovo mexido foi inventado é extremamente difícil. Além disso, saber quando o consumo geral de ovos no café da manhã também é praticamente impossível. Contudo, os primeiros registros do consumo de ovos no café da manhã aconteceram na Roma Antiga. Os habitantes do antigo Império Romano, que durou cinco séculos, entre 27 a.C. e 476 d.C., tinham o costume de fazer três refeições por dia. Entre essas refeições estava o café da manhã.

Além disso, adivinha qual era o prato principal do café da manhã romano? Isso mesmo! Ovos mexidos! Sendo assim, é possível perceber que a prática de mexer ovos até eles ficarem fofos e saborosos é mais antiga do que se espera. Após o fim do Império Romano, a Idade Média teve seu início. Junto desse período veio também a prática de se fazer apenas duas refeições por dia. Eles acreditavam que comer mais de duas vezes durante um dia era gulodice. Contudo, eles ainda comiam ovos, já que no livro italiano Libro Della Cucina do século XIV é referenciado o preparo e consumo de ovos mexidos. 

Apesar de toda essa história, sabemos que quem popularizou esse prato na modernidade foram os britânicos e os estadunidenses. Sendo assim, sabe-se que o prato se popularizou no Reino Unido no início do século XIX. Homens e mulheres tomavam um café da manhã reforçado, com ovos, bacon, pão e café, para se manter fortes durante o dia. Já nos Estados Unidos, o prato se popularizou como um item essencial do café da manhã no início do século XX.

Dicas para fazer um ovo perfeito

Certamente fazer um ovo mexido deve ser fácil, né? Afinal, tudo que você precisa é de alguns ovos, misturá-los com alguns temperos e cozinhá-los em uma frigideira. Mas, será que é só isso mesmo? Aparentemente é um processo bem fácil, contudo, o seu preparo é um tanto difícil se você não souber algumas dessas dicas. 

Por exemplo, você sabe qual o tempo de preparo? Porque se você deixar os ovos cozinhar demais, eles provavelmente ficarão secos e difíceis de engolir. Já se você tirar antes do tempo, eles provavelmente ficarão moles e levemente nojentos. Por isso nós compilamos algumas dicas para facilitar no momento de preparo desse prato delicioso!

Primeiramente, o tempo de preparo e o tipo de panela. Você certamente não deve usar uma frigideira de ferro fundido e sim uma antiaderente. Caso você use uma de ferro, a mistura provavelmente vai grudar no fundo, causando uma bagunça! As frigideiras antiaderentes permitem que você prepare seus ovos a perfeição sem se preocupar com tudo grudado. Sobre o tempo de preparo, os ovos cozinham de forma muito rápida, sendo assim, não coloque o fogo muito alto. Portanto, prefira já deixar a frigideira já esquentando enquanto você faz o preparo dos ovos, depois é só abaixar o fogo e, em no máximo 2 minutos, seus ovos estarão prontos!

Caso você tenha apenas um micro-ondas em sua casa, nós também temos uma dica para o preparo desse prato! Pegue uma tigela e faça o preparo dos ovos. Contudo, adicione um pouquinho de leite ou água, para aumentar a suculência do prato. Depois de bater o preparo, cozinhe no micro-ondas com intervalos de 30 segundos, mexendo um pouco a cada sessão. E voilá! Está pronto o seu ovos mexidos de micro-ondas! Seja no fogão ou no micro-ondas, as chances de você comer um belo café da manhã estão garantidas. Agora, vamos para algumas receitas?

Melhores receitas de ovos mexidos

1. Ovos mexidos simples

Se você está em busca de uma forma diferente de preparar ovos, os ovos mexidos com certeza podem ser uma boa opção. A forma mais simples de executar esse prato requer apenas os ovos, alguns temperos e uma frigideira. Depois de misturar tudo de forma homogênea, é só levar a frigideira em fogo baixo. O segredo para esse ovo mexido ficar bem cremoso é puxar as bordas que vão se formar na mistura para o meio, enquanto gira a frigideira!

2. Ovos mexidos cremosos

Agora as coisas vão começar a ficar um pouco mais incrementadas, para você conseguir fazer os ovos mexidos mais cremosos e chiques na sua casa! Para começar, esse tipo de ovo mexido precisa ser feito sem aquela pele que envolve as gemas dos ovos. Portanto, para remover essa película, basta você passar a gema por uma peneira. Além disso, você deve misturar os ovos com leite, manteiga e sal. Depois é só levar à frigideira e mexer até ficar com uma consistência similar a de um mingau! 

3. Ovos mexidos americano/com manteiga

Os ovos mexidos americanos precisam de apenas dois ingredientes: ovos e manteiga. Além disso, caso você queira, pode incrementar a receita com algumas especiarias. Contudo, tudo que você precisa para de fato fazer um bom ovo mexido americano são ovos e uma quantidade generosa de manteiga! Além disso, você deve mexer e cozinhar os ovos na frigideira e esperar até que eles fiquem cremosos por si só. 

4. Ovos mexidos de hotel

O ovo mexido se tornou um carro chefe de hotéis em todo o planeta. Relativamente barato e fácil de fazer, esse prato virou um hit em todos os cafés da manhã por aí. Mas, mesmo fazendo em casa, parece que o prato não fica com o mesmo sabor do de hotel, não é mesmo? Isso acontece por causa de um segredo, que vamos revelar para você! O ovo mexido de hotel leva requeijão! Dessa forma, tudo que você precisa é bater os ovos de forma homogênea, sem deixar transparecer nenhuma partezinha branca. Depois, é só adicionar uma colher de requeijão e levar à frigideira!

5. Ovos mexidos com água

Todas essas dicas servem para garantir a cremosidade do ovo mexido, que é um dos sinais de que o prato está perfeito. Sendo assim, a próxima dica é adicionar um pouquinho de água para garantir a cremosidade. Na frigideira, adicione um pouco de água e logo em seguida a mistura de ovos com tempero. Assim que o líquido começar a secar, você perceberá que seus ovos estarão quase no ponto ideal! Vale a pena apostar nessa dica, ein?

6. Ovos mexidos com leite

Os ovos mexidos com leite podem ser feitos de duas formas diferentes. A mais tradicional, que leva seus ovos bem homogêneos e temperados, com a adição de leite é claro, diretamente para a frigideira. Além disso, é só mexer até adquirir a consistência desejada. Contudo, a outra forma de fazer esse tipo de ovo mexido é em banho maria! Depois de temperar sua mistura de ovos com leite, é preciso cozinhá-los e batê-los na panela até engrossar e atingir a consistência de um mingau. Imagine a delícia que fica?

7. Ovos mexidos com creme de leite

Essa versão do prato é uma delícia e seu modo de preparo é mais do que simples! Em uma tigela, misture suas especiarias de escolha, ovos e o creme de leite. Depois, pegue uma frigideira antiaderente e adicione manteiga. Além disso, quando a manteiga derreter, é só adicionar os ovos e mexer até ficar na textura de seu agrado. Uma dica: deixe o fogo em uma temperatura baixa, assim é mais fácil chegar a cremosidade correta! 

8. Ovos mexidos com queijo

Esse prato por si só já é uma delícia. Além disso, é bem fácil de fazer, como já comentamos. Agora, imagine incrementar a receita com um belo queijo? Não tem nada que diga mais “café da manhã” que um bom queijo, não é mesmo? O preparo é o mesmo que já comentamos, com suas especiarias preferidas. Agora, você pode misturar o queijo direto no preparo ou adicioná-lo depois, por cima dos ovos diretamente na frigideira. Nessa receita você pode usar o seu queijo preferido, sendo eles coalho, branco, parmesão, requeijão, mussarela ou o que você preferir. 

9. Ovos mexidos com bacon

Nessa receita, nós já começamos o preparo com o bacon. Como ele solta gordura, não vai ser necessário cozinhar os ovos ou manteiga ou azeite. Sendo assim, você deve pegar o bacon em cubos e fritar na frigideira. Quando eles estiverem quase cozidos, você adiciona o preparo com ovos e temperos, mexendo até ficar na consistência correta. Caso você queira, também é possível adicionar queijo, deixando a refeição mais completa ainda. 

10. Ovos mexidos com cogumelo

Caso você seja vegetariano e esteja querendo implementar seus ovos mexidos para ele se tornar uma refeição completa, cogumelos são uma boa opção. Esse prato pode ser preparado de duas formas diferentes. Além disso, também pode ser turbinado com um queijo, tomate ou alcachofra. O primeiro modo de preparo é cozinhando os ovos e os cogumelos separados e depois os juntando. O segundo deve ser feito de forma similar a opção com bacon, sendo assim, na mesma panela você cozinha os cogumelos e depois adiciona o preparo com ovos. Fica muito saboroso! 

11. Ovos mexidos light

Caso você esteja fazendo alguma dieta, mas ainda quer aproveitar essa delícia de prato, recomendamos o uso de creme de leite light. Além disso, você pode usar sal rosa do himalaia, que é mais saudável, e manteiga ghee. Sendo assim, seus ovos, além de ficarem gostosos, vão se tornar low carb. Aproveite sem pensar duas vezes!

12. Ovos mexidos veganos

A opção vegana pode ser aproveitada com o grão de bico ou com o tofu. No caso do grão de bico ele deve ser amassado e depois refogado com água e farinha vegetal. Depois é só temperar com suas especiarias favoritas e, é claro, sal! Já com o tofu, é só temperar bem com especiarias como açafrão da terra, pimenta do reino e sal e se deliciar!

13. Ovos mexidos com tomate

Essa opção é perfeita para quem ainda quer um prato simples, mas mais robusto e saboroso. Ideal para cafés da manhã, o ovo mexido com tomate é bastante popular. Você deve apenas preparar os seus ovos e adicionar tomates picadinhos, não tem segredo! Apesar da simplicidade, o tomate oferece leveza e frescor para o prato. Além disso, a refeição fica mais completa com apenas a adição de um ingrediente. 

14. Ovos mexidos gourmet

Ovos mexidos gourmet, ou apenas ovos mexidos franceses, são um pouco mais complicados de fazer. Contudo, ainda extremamente deliciosos. Você vai precisar de bastante cuidado no momento de bater os ovos, já que eles precisam ficar homogêneos. Depois, você deve peneirar a mistura, para remover resquícios indesejados, deixando a mistura mais uniforme o possível. Para finalizar leve em banho maria ou cozinhe os ovos em fogo baixo. A cremosidade é algo que você nunca viu antes!

15. Ovos mexidos coloridos

Essa opção também oferece um lanche bem robusto, equivalente a um almoço dependendo de como você vai incrementar seu preparo. O colorido do nome vem dos vegetais que você pode colocar no prato! Pimentão verde, amarelo e vermelho. Cebola roxa. Presunto, tomate e, óbvio, ovos! Imagine a beleza desse prato? Bem, primeiramente você deve cozinhar os vegetais. Depois é só juntar com os ovos e o presunto, dar aquela temperada e voilá! Uma deliciosa refeição está pronta!

16. Ovos mexidos mineiro

Sem a menor dúvida, a opção mais completa desta lista é o ovo mexido mineiro! Com adições de linguiça calabresa, bacon picado, alho, couve, farinha e até mesmo arroz e feijão, esse prato promete se tornar o seu favorito. Essa receita feita com sobras é uma delícia e faz aquele limpa na sua geladeira!

17. Ovos mexidos com pão

Ainda que seja possível, e delicioso, comer ovos mexidos por si só, colocá-los dentro de um pão pode deixá-los ainda mais suculentos e gostosos. Além disso, você pode adicionar bacon, queijo, presunto e alface e tomate, para fazer um belo sanduíche. Já pensou que delícia deve ser esse lanche?

18. Ovos mexidos com torrada e abacate

Apesar de pouco comum no Brasil, a combinação abacate com ovos é bastante consumida em outros lugares do mundo. Além de deliciosa, essa combinação é muito nutritiva, oferecendo praticamente todas as proteínas e nutrientes que precisam ser consumidos em uma refeição. O ideal é comer junto de uma torrada. 

19. Ovos mexidos com salmão

Uma forma de deixar o seu ovo mexido sofisticado e suculento é fazê-lo com salmão! O peixe, muito usado em diversas culinárias mundo afora, pode ser levemente frito na frigideira e depois adicionado aos ovos. Além disso, muitos saboreiam essa combinação com pães ou torradas. Isso sim que é matar a fome com estilo! 

20. Ovos mexidos na tapioca

A tapioca por si só já é a refeição matinal de grande parte dos brasileiros. Agora, já imaginou juntar essa delícia com ovos mexidos? Pois é! Essa junção serve como uma refeição completa. Além disso, você pode incrementar sua tapioca de ovos mexidos com tomates e/ou cogumelos, o que vai aumentar ainda mais o valor nutritivo do seu prato. Deve ser uma delícia, não é mesmo?

Para mais algumas receitas com ovo: Como fazer ovo no micro-ondas? Receitas fáceis e práticas

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

1 1 vote
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você