Geralmente, o banho é primeiro dos desafios que os pais encontram na hora de ter um bebê. Principalmente os de primeira viagem. Pois o banho do bebê exige alguns cuidados que são fundamentais. Como, por exemplo, a posição correta do bebê e quais produtos usar.
Se secos já são delicados e frágeis, imagina molhados e escorregadios. O medo duplica, sobretudo, na hora de dar banho nessas criaturinhas. Mas logo você vai perceber que a tarefa é simples, e com prática fica mais fácil ainda.
Para isso é necessário seguir alguns cuidados, assim tudo saíra bem. Primeiro de tudo, fique tranquila e confira a seguir as dicas para o banho do bebê.
Confira 5 dicas para o banho do bebê
1- Cheque a altura da banheira
Isso ajuda na hora de posicionar o bebê dentro da banheira. O adulto que estiver banhando a criança precisa estar bem posicionado. Assim, poderá oferecer mais segurança. Ou seja, sema apertar demais o bebê. Portanto use o braço esquerdo passando pelas costas da criança. Com isso, prenda sua mão abaixo do bracinho esquerdo. Dessa forma, o pescoço do neném estará apoiado no seu antebraço.
2- Para segurar o bebê melhor
Para dar mais segurança na hora de segurar a criança, apoie seu braço no bumbum dela. Com isso, sua mão direita vai estar segurando as coxas do bebê. No caso, se você for canhota é só inverter as mãos. Em seguida, coloque-o, devagar, na água e não solte-o enquanto ele não se sentir seguro.
Assim, você vai enxaguando-o com a mão direita e a esquerda fica dando suporte as costas do bebê.
3- Comece o banho pelo rosto do bebê
Com cuidado lave as partes em que são propícias a criar secreções. Dessa maneira, jogue água na região, como a parte nos cantos das narinas ou dos olhos, e deixe amolecer. Assim, ficará mais fácil retirar as sujeirinhas sem machucar o neném. Em seguida, lave as outras partes, o cabelo é preferível que lave-o por último. Pois é uma região onde você vai demandar cuidado, e lembre-se de esfregar delicadamente.
Além disso, fique atento aos produtos que serão usados. Ou seja, evite shampoos que causem irritação nos olhos do bebê.
4- Todo cuidado é pouco na hora de lavar a parte íntima do bebê
Isso porque a parte genital dos nenéns são a porta principal de bactérias. Por isso na hora de lavá-la o cuidado é redobrado. No caso das meninas, é preciso lavar bem os grandes e pequenos lábios. Além também da região perianal. Ou seja, aquela região que fica entre a vulva e vai até o ânus. Lave bem todas as dobrinhas com água e sabonete.
Já para os meninos o cuidado é muito importante. Porque até os 4 meses de vida eles podem apresentar fimose. Ou seja, não consegue expor a glande, chegando até ser necessário fazer o descolamento da glande. Por isso, para evitar problema mantenha a higienização em dia, lave bem toda a região escrotal, a perianal, que fica entre o saco escrotal e o ânus. Além disso, não esqueça as dobrinhas.
5- Virando o bebê de bruços
Após lavar o bebê na parte da frente, vire-o de bruços. Mas como? Você vai pegar seu braço direito afim de girar a criança. Com isso, seu braço esquerdo será o suporte do bebê. Ou seja, você vai segurá-lo de modo que o rosto e o peito estejam apoiados nesse braço. Ademais, sua mão esquerda, a mesma que está apoiando o neném, ficará presa embaixo do bracinho direito dele. Por fim, é só lavar a parte de trás do bebê.
Quantas vezes o bebê precisa de banho?
Em caso de bebês recém-nascidos, os banhos são menos frequentes. Ou seja, você só precisa dar de 2 a 3 vezes por semana. No entanto, só faça isso caso mantenha a área da fralda limpa. Além disso, precisa lavar bem as mãos e o rosto, varias vezes ao dia. Tirando isso, os recém-nascidos são geralmente muito limpinhos. Pois custam a se sujar, são necessários banhos só em caso de terem se cuspido ou se sujado de cocô.
Já para os bebês mais velhos o banho é necessário todos os dias. Tente inclui-lo diariamente antes de dormir. Assim seu bebê ficará relaxado e vai dormir muito bem.
Use a esponja nos primeiros dias no banho do seu recém-nascido
É recomendado durante os 10 primeiros dias ou as primeiras três semanas de nascido. Pois é o período antes do coto do cordão umbilical do bebê cair. Com isso, evita que ele fique molhado. Confira a seguir o passo a passo.
1º passo
Em primeiro lugar, pegue uma toalha limpa, estenda sobre uma superfície plana e macia. Após isso, coloque o bebê sobre o local. Junto aos materiais tenha uma bacia com água que seja morna, uma esponja ou um pano.
2º passo
De forma que seu bebê sempre fique bem agasalhado, tire somente um membro por vez na hora de passar a esponja nele. Nesse momento, não esfregue e seja delicada.
3º passo
Após o processo com a esponja, dê pequenos tapinhas de leve para secar parte por parte do bebê.
Obs.: Caso o cordão molhe, não se preocupe, é só você pegar uma toalha e dar pequenas batidinhas.
O grande banho
O grande banho é o momento quando seu pequeno não tem mais o cordão umbilical. Com isso, você vai poder dar um banho completo nele. Para isso, reúna de antemão tudo o que vai precisar na hora do banho do seu bebê. Se preferir tenha um companheiro por perto pra te dar suporte.
Também é muito importante, que você forre a toalha por dentro. Isso, para não machucar o bebê. Por isso acolchoe com um tecido macio.
Veja uma lista com exemplo de coisas que você vai precisar durante o banho.
- Uma toalha com capuz;
- Um paninho macio ou esponja;
- Algodão em formato de bolinhas;
- Sabonete em barra ou líquido de bebê;
- Uma escova ou pente de bebê.
Em primeiro, pegue a banheira e encha com, aproximadamente, 5 cm de água morna. Não precisa mais que isso para dar banho no seu bebê. Porque nesses primeiros banhos não vai precisar complicações ou serem prolongados. Depois de ter enchido a banheira, coloque um paninho quente na barriga do seu bebê. Isso vai impedir dele ficar gelado.
Com isso, segure seu bebê de maneira firme, para que não haja acidentes. Lembre-se, não precisa esmagá-lo também. Ao longo do banho, vá retirando todo os resquícios de sujeiras ou pele solta que esteja sobrando.
No banho, preste atenção nas seguintes coisas:
- As áreas das partes íntimas e onde põe a fralda;
- Olhe as mãozinhas e os pezinhos. Verifique entre os dedos;
- Fique atenta as dobrinhas, aquelas que ficam atrás do pescoço, dos joelhos e das coxas;
- Com as bolinhas de algodão, caso haja sujeirinhas no rosto do bebê, vá retirando-as com delicadeza;
- Não esqueça as axilas! Pois nessa região podem se acumular fiapos de tecido;
- Lave também atrás das orelhinhas.
Cuidados com o berço do neném e seus cabelinhos
Claro que nem todo bebê vai nascer com cabelo. Mas se o seu caso for a opção “ter cabelos”, saiba que você precisa de shampoo especial para bebês. Por isso é importante que ele seja suave, e não cause irritação. Com isso, aplique o shampoo, massageie de forma suave a cabeça do neném. Por fim, retire o shampoo.
PH do sabonete
A pele de seu bebê é muito sensível, o PH é menos ácido (aproximadamente 7). Por isso, estão mais propícios a infecções. Dessa maneira, é indicado o uso de sabonetes com PH menor que 6.
Temperatura ideal da água
Em primeiro lugar, tenha em mente que a pele do seu recém-nascido é mais sensível que a sua. Por isso, fique atento a temperatura da água. Pois quando a água parece cômoda para você não está para o bebê. A sensibilidade do bebê é intensa. Portanto a água que usar no banho precisa ser morna, não quente. Para isso use os cotovelos ou a parte traseira do seu punho. Elas são partes mais sensíveis ao calor.
Não se preocupe se nos primeiros banhos seu neném chorar. Isso é completamente normal, afinal ele está se adaptando a sensação. Por isso procure acalmar o bebê com muito carinho, cantando uma música. Use apenas água morna, para ele se sentir confortável. Assim, logo logo seu bebê amará banhar.
Caso você tenha gostado de saber como dar banho no seu bebê recém-nascido. Confira também Como parar o soluço em bebês e como prevenir que ele aconteça.
Fonte: Drauzio Varella , Pampers
Fonte de imagem de destaque: Simpatias, Sonhos e Signos