Maternidade

Umbigo do bebê, cuidados e dicas para evitar problemas

Cuidar do umbigo do bebê recém-nascido é simples, mas exige alguns cuidados especiais. Confira algumas dicas essenciais para curar o umbigo do bebê

Papai e mamãe de primeira viagem, vocês sabem cuidar de umbigo do bebê recém nascido?

A preparação para chegada do primeiro filho é sempre um misto de emoção e medo, devido a quantidade de cuidados que o pequeno demanda. A alegria de receber o recém nascido em casa se mistura com a inexperiência dos pais. E assim, eles costumam passar meses se preparando, e mesmo assim tem sempre alguma coisinha que gera dúvidas.

Por essas e por outras que uma britânica declarou na rede os lados ruins da maternidade e acabou bombando na internet, com tantas mães que se identificaram. Por isso deve-se pesquisar sobre os assuntos como: aumentar a produção do leite materno, o que fazer quando a criança engasga e até de como fotografar o bebê como profissional.

Aprenda o passo a passo para cuidar do umbigo do bebê

E para ajudar nos cuidados do seu bebê, o Área preparou cinco cuidados necessários com o umbigo do bebê recém nascido.

Cuidados com o umbigo do bebê

1. Higiene

Aprenda o passo a passo para cuidar do umbigo do bebê

Comece lavando bem as mãos antes de tocar o bebê. O principal perigo do coto umbilical ou seja do umbigo não cicatrizado, é a infecção. Lave com sabonete neutro, esfregue bastante dedos, punho e unhas.

2. Cuidados na hora da limpeza

Aprenda o passo a passo para cuidar do umbigo do bebê

Para que a cicatrização aconteça deve-se manter a pele limpa e seca. Então faça a higiene a cada troca de fraldas.

Com um cotonete, passe álcool 70% em todo umbigo. Levante o coto (aquela pele do umbigo) com delicadeza e limpe a região de baixo.

Na hora do banho use apenas água e sabonete neutro na área do umbigo. Com muita delicadeza seque bem a região com uma gaze.

3. Proteja a área

Aprenda o passo a passo para cuidar do umbigo do bebê

É importante que evite traumas na região do umbigo ainda em fase de cicatrização. Faça tudo com muita delicadeza. Cuidado para que a frauda e roupinhas não apertem ou causem atrito nessa região.

4. Atenção as alterações

Aprenda o passo a passo para cuidar do umbigo do bebê

Caso haja: sangramento, vermelhidão, secreções e inchaço anormais na região informe o pediátra.

Pode ser que exale um cheiro forte da região durante a cicatrização, isso é normal. Mas caso o mal cheiro persista e demonstre sinais de infecção citados acima é melhor procurar o médico.

5. Após a queda do coto

Aprenda o passo a passo para cuidar do umbigo do bebê

A queda daquela pele morta acontece naturalmente em torno de 15 dias de nascido. Porém os cuidados com a higiene e cicatrização continuam.

Não use faixas, moedas ou pó de café na região. Continue com a assepsia com alcool 70% até que o local esteja totalmente cicatrizado.

Fonte: vou ser pai

Imagens: cardoso toys, nursing, sacada de mãe, trocando fraldas

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você