Maternidade

23 dicas de como fazer o bebê dormir mais rápido (dia ou noite)

Nos primeiros meses de vida, o bebê costuma demorar a dormir. Portanto, confira algumas dicas de como fazer o bebê dormir mais facilmente.

A maternidade é um dos momentos mais importantes na vida de algumas mulheres. No entanto, ser mãe é algo que pode ser bastante desafiador, que requer diversos cuidados e sabedoria para lidar com as adversidades no dia a dia. Por exemplo, para saber como fazer o bebê dormir, o que é uma tarefa bem difícil nos primeiros meses de vida.

Ademais, os bebês precisam ter boas horas de sono para garantir um bom desenvolvimento. Pois, enquanto dormem ocorre a maturação e desenvolvimento cerebral, assim como a consolidação da memória e atenção, modulação do sistema imunológico, e a liberação de hormônios do crescimento. Além disso, sonos de baixa qualidade fazem com que os bebês fiquem mais irritados e chorosos.

Portanto, se você não sabe como fazer o bebê dormir, preparamos 23 dicas incríveis com métodos que vão ajudar a acalmar seu filho, através de um ambiente confortável e uma rotina. Além de auxiliar na melhora da qualidade de sono dos seus pequenos. Desse modo, eles crescerão saudáveis e mais desenvolvidos.

Como fazer o bebê dormir durante o dia

Para o bebê tirar sonecas durante o dia e dormir a noite são igualmente importantes. Pois, contribuem com o desenvolvimento dele, ampliam os processos cognitivos e os deixam mais felizes e tranquilos. Entretanto, fazê-lo dormir durante o dia pode não ser uma tarefa fácil, que requer alguns métodos. Logo, para saber como fazer o bebê dormir durante o dia é preciso:

1 – Acalmar o bebê

Como fazer o bebê dormir: 23 dicas incríveis para o bebê dormir rápido
Banco da Saúde

Ademais, se você não sabe como fazer o bebê dormir, o primeiro passo é procurar acalmar ele. Pois, é preciso que sua energia abaixe para que ele relaxe e consiga pegar no sono. No entanto, durante o dia ocorrem diversas atividades que chamam mais a atenção dos pequenos do que dormir.

Por isso, colocá-los para dormir se torna uma tarefa tão desafiante. Logo, é preciso que o bebê seja acalmado momentos antes da soneca. Então, desligue a TV e os demais aparelhos eletrônicos, diminua as brincadeiras e não ofereça alimentos pesados. Por fim, dê um banho no pequeno. Dessa forma, ele estará calmo e mais suscetível a cair no sono.

2 – Como fazer o bebê dormir: Deixe o ambiente confortável

Ficar Grávida

É imprescindível que a criança tenha um ambiente confortável para conseguir dormir. Isto é, um local que apresente uma temperatura agradável e que evite estresses. Além disso, também é preciso estabelecer uma iluminação adequada, com luzes fracas, e diminuir os barulhos, como o da televisão, por exemplo.

Da mesma forma, feche a janela para que os ruídos externos não entrem, como sons de carros, buzinas e pessoas. Por fim, deixar um pequeno ponto de luz é importante, para quando a criança acordar não sentir medo do escuro.

3 – Não compare seu filho com outras crianças

Kinedu Blog

Mesmo se você não sabe como fazer o bebê dormir, é imprescindível que você não compare o seu filho com outras crianças. Visto que, cada bebê apresenta um ritmo em particular.

Portanto, observe seus sinais de cansaço. Por exemplo, quando param de brincar, começam a ficar manhosos e irritados. Para estabelecer rotinas.

4 – Como fazer o bebê dormir: Ajuste as sonecas diárias regularmente

Como fazer o bebê dormir: 23 dicas incríveis para o bebê dormir rápido
Bebê Dorminhoco

É normal que com o passar do tempo, a quantidade de horas de sono do bebê vai diminuindo. Por isso, é preciso estar constantemente regulando as horas de sono necessárias. Por exemplo:

  • De 1 a 3 meses — o recomendado é de 15 a 17 horas de sono por dia.
  • Dos 6 a 12 meses — entre 14 a 15 horas de sono por dia.
  • E de 12 a 24 meses — entre 13 a 14 horas de sono por dia.

Em resumo, a necessidade de diminuir o número de sonecas pode ser percebida através da resistência para dormir nos horários previstos. Porém, é possível que ocorra alterações no sono devido aos saltos de desenvolvimento. Ou também, por incômodos, como a saída dos dentinhos.

5 – Estabeleça horários para as brincadeiras

Tudo Extra

É primordial que uma rotina seja estabelecida, com horário para as refeições e para a soneca. Além disso, as brincadeiras não devem ser esquecidas. Por exemplo, realizar passeios na pracinha, brincar no playground, ouvir músicas e dançar com a criança, etc.

Dessa forma, a criança terá espaço para se movimentar, e praticar atividades que gastem energia, deixando-a cansada. Consequentemente, contribuindo para que ela durma melhor.

6 – Como fazer o bebê dormir: Interaja com o bebê

Catraca Livre

Inicialmente, antes de colocar seu filho para dormir, tire um momento para interagir com ele. Por exemplo, conversando, brincando e cantando. Pois, curiosamente o bebê adora ouvir a sua voz, mesmo que não entenda o que você diga. Dessa forma, ele se sentirá mais amado e tranquilo, disposto a relaxar mais facilmente.

7 – Não deixe o bebê chorar até dormir

VIx

É importante que o bebê não seja deixado no berço chorando até que durma de cansaço. Pois, assim ele desenvolverá uma visão de trauma e estresse naquele ambiente. Desse modo, será cada vez mais difícil fazer com que ele durma.

Além disso, chorar com frequência pode fazer com que a criança se sinta abandonada, ficando mais propensa a desenvolver traumas. Pois, ela não sentirá os sentimentos de proteção, confiança e autoestima, que são muito importantes para seu desenvolvimento emocional.

8 – Não deixe seu filho passar sono

Como fazer o bebê dormir: 23 dicas incríveis para o bebê dormir rápido
Bebê Dorminhoco

Muitas pessoas alegam que quanto mais a criança estiver cansada, mais fácil será fazê-la dormir. Porém, nem sempre é assim e o efeito pode ser exatamente o contrário. Pois, muitas crianças acabam ficando em um estado de alerta ainda maior.

Portanto, o recomendado é que o bebê seja posto para dormir antes que apresente exaustão. Por outro lado, isso não impede que estímulos durante o dia sejam realizados. Por exemplo, brincar ao longo do dia e passear. Atividades essas que são importantes para seu desenvolvimento.

9 – Como fazer o bebê dormir: Tenha paciência

Leiturinha

Por fim, é preciso ter a consciência que saber como fazer o bebê dormir não é uma tarefa fácil, mas bem desafiador. Além disso, existe algo chamado regressão do sono, ou seja, com o passar do tempo fica mais difícil fazê-los dormir.

No entanto, os pais devem ter a certeza de que o desenvolvimento dos filhos depende muito da qualidade de sono. Portanto, mantenha a calma e a sabedoria ao lidar com as adversidades. E, saiba quando impor a rotina e horários que seu filho deve dormir.

Como fazer o bebê dormir durante a noite

Da mesma forma, também é preciso compreender como fazer o bebê dormir durante a noite. Geralmente, nos primeiros meses de vida da criança ela demora a conseguir dormir, ou não dorme a noite inteira. Pois, vários fatores podem fazer com que ela acorde. Por exemplo, ao se sentir desconfortável com algo ou por estar com fome. Enfim, há alguns métodos que vão ajudar a melhorar o sono noturno do bebê. Tais como:

10 – Reproduzir o ambiente do útero

Como fazer o bebê dormir: 23 dicas incríveis para o bebê dormir rápido
Revista Crescer

Em síntese, entre os 3 primeiros meses de vida, reproduzir o ambiente do útero pode ser fundamental para a qualidade do sono do bebê. Pois, nesses meses iniciais a criança não tem noção de que não está dentro do útero mais.

Então, se os familiares o segurarem e fizerem movimentos suaves de balança vai deixá-lo mais confortável, calmo e seguro. Dessa forma, a criança vai acabar dormindo com mais facilidade.

11 – Como fazer o bebê dormir: Embrulhar o bebê

Vix

Ademais, entre os 5 primeiros meses de vida, os bebês possuem um reflexo de sobressalto. Dessa forma, eles acabam acordando diversas vezes durante a noite por terem a sensação de estar caindo.

Por isso, para proporcionar ao bebê uma sensação de segurança, é preciso mantê-lo em uma posição semelhante de quando ele estava dentro da barriga. Enfim, uma boa maneira é enrolar a criança dentro de alguma manta ou fralda, mas sem apertar.

12 – Reproduzir um ruído branco

Como fazer o bebê dormir: 23 dicas incríveis para o bebê dormir rápido
Blog Grão de Gente

Outra dica para ajudar a fazer o bebê dormir e reproduzindo um ruído branco. Ou seja, um som consistente e suave que abafe os sons externos que normalmente perturbam o sono do bebê. Como as conversas na rua, carros, buzinas, televisão, rádios e latidos de cachorro, por exemplo. Logo, o ruído branco servirá para acalmar o bebê, permitindo que tenha um sono mais tranquilo e prolongado.

Por outro lado, um local muito silencioso também pode assustar o bebê. Logo, para criar esse ruído, um ventilador pode ser usado, ou alguns aplicativos específicos no próprio celular.

13 – Como fazer o bebê dormir: Deitar o bebê no berço

Como fazer o bebê dormir: 23 dicas incríveis para o bebê dormir rápido
Vix

Outra forma de fazer o bebê dormir a noite é o acostumando a dormir no berço desde o nascimento. Assim sendo, com o passar do tempo ele desenvolverá a visão de que aquele local serve para descansar.

Além disso, o berço é um dos locais mais confortáveis e seguros para os bebês. Pois, não os machucam e são bem macios e aconchegantes.

Por outro lado, caso o bebê durma na cama com os pais, pode desenvolver uma dependência maior com relação a eles para dormir. Da mesma forma, bebê pode ser machucado pelos pais ao longo da noite.

14 – Amamentar antes de dormir e oferecer um brinquedo de pelúcia

Vix

Amamentar o seu filho antes de colocá-lo para dormir é uma boa maneira de fazer o bebê dormir. Visto que, a criança não sentirá fome no meio da noite, portanto, não acordará com fome. Além disso, o leite materno também influencia no relaxamento e calma do bebê.

Da mesma forma, oferecer brinquedos de pelúcia pode fazer com que a criança se sinta mais segura. Por isso, ela pode dormir mais facilmente. Entretanto, evite brinquedos muito pequenos para não serem colocados na boca.

E, para crianças com alergias, asma ou bronquite, os brinquedos de pelúcia devem ser evitados, para os problemas não serem agravados.

15 – Como fazer o bebê dormir: Fazer uma massagem

Leiturinha

Quem não gosta de uma boa massagem para relaxar? Enfim, os bebês também adoram. Dessa forma, ao realizar massagens no bebê você vai aumentar seu relaxamento. Pois, muitos ficam sonolentos após receber uma massagem nas costas e nas pernas. Portanto, pode contribuir para a qualidade do sono noturno.

16 – Trocar as fraldas

Sou Mamãe

Uma das melhores maneiras de fazer o bebê dormir é mantê-lo confortável. Inicialmente, antes de colocá-lo para dormir, é preciso que suas fraldas sejam trocadas. Além disso, suas regiões genitais também devem ser limpas e secas. Desse modo, durante o sono noturno, a criança não sentirá nenhum incomodo, nem terá irritações na pele.

Como fazer o bebê dormir sozinho

Muitos pais se desgastam na tentativa de fazer seus filhos dormirem, ainda mais fazê-los dormirem sozinhos. No entanto, tem como fazer o bebê dormir sozinho seguindo as seguintes dicas:

17 – Ensine o bebê a diferenciar o dia da noite

Blog Maternidade

A princípio, uma das maneiras de fazer o bebê dormir sozinho é o ensinando como diferenciar o dia da noite. Em síntese, quando está de dia, é tudo mais movimentado e iluminado, enquanto que a noite é tudo mais calmo e escuro.

Portanto, ensinar essa diferença a criança é fundamental, o que auxilia na criação de uma rotina. Logo, durante o dia deixe-o ver a claridade e os barulhos. Mas, ao anoitecer, vai diminuindo as luzes e desligando aparelhos eletrônicos, como a televisão, por exemplo. Por fim, o bebê irá criar uma noção de amanhecer e anoitecer, o que facilitará a pegar no sono nas horas certas.

18 – Dê um banho morno

Como fazer o bebê dormir: 23 dicas incríveis para o bebê dormir rápido
Globo

Ademais, também tem como fazer o bebê dormir mais facilmente dando um banho morno. Visto que, a água morna proporciona uma sensação de relaxamento e calma. Diante disso, o bebê será estimulado a dormir, pois estará relaxado e fresquinho.

19 – Evite acostumar o bebê a dormir na cama com os pais

Vix

Em suma, permitir que o bebê durma na cama com os pais pode fazer com que ele se acostume, e não consiga dormir ao estar sozinho no berço.

Dessa forma, quando não estiver na cama com os pais, vai demorar a dormir e chorar bastante. Logo, o recomendado é deixar o bebê no seu berço, mas, sob supervisão dos pais que devem ficar por perto até que ele caia no sono.

20 – Vista o bebê conforme o tempo

Globo

Ademais, vestir o bebê conforme o tempo é fundamental. Por exemplo, quando estiver um tempo frio, utilize roupinhas mais quentes e aconchegantes. Assim sendo, a criança não sentirá frio. Pois, crianças novinhas não costumam usar lençóis. Por outro lado, em tempos mais quentes, uma roupinha mais leve e fresca é ideal.

21 – Alimente o bebê

Bebê Mamãe

Enfim, ao alimentar o bebê você vai evitar que ele acorde chorando para pedir comida. No entanto, evite oferecer comidas pesadas ou em grande quantidade. Desse modo, evitará o refluxo, que faz com que o bebê não consiga relaxar.

22 – Não deixe o bebê adormecer no seu colo

Como fazer o bebê dormir: 23 dicas incríveis para o bebê dormir rápido
Globo

Muitas mães que não sabem como fazer o bebê dormir sozinho acabam o deixando dormir no colo. O que não é recomendado. Enfim, não há problema em segurar um pouco o bebê e niná-lo um pouco antes que ele adormeça.

Na verdade, é essencial para que ele se sinta amado e relaxado. Porém, quando ele estiver prestes a dormir deve ser colocado dentro do berço. Desse modo, o bebê irá compreender que quando for colocado no berço ele deve dormir.

23 – Deixe o bebê no berço apenas para dormir

Como fazer o bebê dormir: 23 dicas incríveis para o bebê dormir rápido
Vix

Por fim, é imprescindível desenvolver o hábito de só colocar o bebê no berço quando for a hora de dormir. Ou seja, evitar brincar ou fazer outras coisas com ele dentro do berço. Dessa forma, a criança irá criando a visão na sua cabeça de que aquele ambiente serve para suas sonecas. Portanto, quando colocado no berço, ele vai saber que é hora de dormir.

Então, se você gostou dessas dicas de como fazer o bebê dormir, leia também: Quais as principais dúvidas sobre umbigo de bebê? Cuidados e prevenção.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você