Certamente, cuidar de bebê parece uma tarefa complicada. Isso porque muitos pais sofrem uma intensa ansiedade quando o nascimento do novo membro da família se aproxima.
Algumas das principais perguntas que surgem nesse momento, portanto, são: Como cuidar dessa nova vida que chega ao mundo? Existe um “manual” para cuidar de bebê do jeito correto? O que não se pode fazer, afinal?
Provavelmente você estará com uma rede de amigos e família bastante próxima ajudando. Ainda assim, é necessário ter alguns detalhes em mente. Como cuidar de bebê da forma certa? O Área de Mulher selecionou vários tópicos com informações necessárias na hora de cuidar desse ser que você vai amar até os seus últimos dias.
18 dicas de como cuidar de bebê da forma certa
1 – Maternidade
Primeiramente, antes de ir para casa, certifique-se que ele passará por todos os exames médicos possíveis. Certamente, uma das primeiras formas de cuidar de bebê é fazendo o famoso teste do pezinho.
E, claro, juntamente com este, outros exames muito importantes, como os testes do olhinho, do coraçãozinho e da linguinha. Basicamente, eles servem para checar se há doenças congênitas, síndromes ou outros problemas.
Além disso, neste primeiro momento, a criança também é vacinada contra a hepatite B. Outra vacina também relevante é a BCG, que protege da tuberculose.
2 – Primeira amamentação
Primeiramente, mesmo que não pareça, o bebê precisa ter a primeira amamentação no hospital. Certamente ele não vai conseguir sugar o leite, ainda sim esse primeiro contato deve ser feito para que a criança ir se acostumando.
3 – Restringir circulação e contato
Certamente o primeiro mês de vida do bebê precisa de certos cuidados. Restrinja os locais por onde vai andar com ele. Além disso, também restrinja as visitas. Certifique-se de que quem for visita-lo, esteja completamente saudável e que a visita dure apenas 15 minutos.
4 – Silêncio
O útero é o ambiente mais silencioso e quieto que o bebê pode conhecer. Consequentemente, a casa deve ser silenciosa e tranquila no primeiro mês de vida da criança.
5 – Banho
Primeiramente, o bebê receberá o seu primeiro banho no hospital pela enfermeira. Ela irá mostrar para a mãe como fazer, que irá reproduzir o ato em casa.
Deixe o sabonete líquido de glicerina hipoalergênico por perto, que servirá para corpo e cabeça, toalha, algodão, fralda e roupa. A água da banheira deve estar em 36 graus. Além disso, o corpo do bebê seja enrolado numa toalha para a cabeça ser lavada primeiro. Depois, seque a cabeça e aí lave o corpo, gentilmente.
6 – Trocando fralda
O primeiro mês de vida exige muita troca de fralda, uma vez que ele costuma fazer cocô oito vezes por dia. Além disso, evite lenços umedecidos, que contém químicos que podem irritar a pele do bebê. Use algodão e água morna. O bebê deve ser sempre limpo da frente para trás. Quando se trata de xixi, não precisa trocar toda ele vez que ele fizer.
7 – Coto umbilical
O resquício do cordão umbilical cai até o 15º dia de vida. Enquanto ele não cai, higienize bem a base dele, mais próxima da pele, com álcool 70% a cada troca de fraldas. Além disso, é comum sair um pouco de sangue.
8 – Pediatra
A primeira visita ao pediatra acontece na primeira semana após a alta hospitalar, para avaliar a amamentação e a saúde do bebê. Esses encontros costumam acontecer mensalmente nos primeiros meses de vida dele.
9 – Evite passeios
Certamente o bebê não deve ir para a rua no começo da vida. Isso poderia oferecer risco direto à saúde do bebê além de estressar o pequeno.
10 – Limpar o nariz
Primeiramente, o nariz do bebê deve ser lindo sempre. Acima de tudo, essa limpeza deve ser feita também antes da amamentação. As narinas devem ser higienizadas com soros fisiológicos em spray específicos para bebês, pois eles têm o jato mais suave.
11 – Limpeza de orelhas e olhos
Acima de tudo, cuidado com a orelha do bebê. Basta passar depois do banho a própria toalha ou um cotonete de maneira bem delicada na parte externa da orelha. Em contraste, os olhos devem ser limpos durante o banho com algodão e água. Algumas crianças, entretanto, lacrimejam mais e, nesse caso, o olhinho pode ser limpo em outros momentos.
12 – Não limpe a boca
Primeiramente, os lábios podem ser higienizados depois da mamada. Apesar disso, não há necessidade de lavar o interior da boca.
13 – Posição no colo
Devido ao refluxo, a cabeça do bebê deve estar sempre mais elevada do que o resto do corpo. Certamente os pais devem sempre segurá-la com as mãos. Além disso, existem algumas posições também ajudam a aliviar as cólicas.
14 – Icterícia
Icterícia deixa a pele amarelada e atinge seu pico por volta do 7º dia de vida. Apesar disso, na maioria das vezes isso é normal e a cor volta aos poucos ao normal. Mas se o amarelo for muito intenso, é melhor checar com o pediatra se está tudo bem.
15 – Banhos de sol
Eles devem ocorrer após o aval do pediatra. Além disso, eles devem durar no máximo 15 minutos por dia, só nas pernas do bebê pois sua pele é muito delicada. Os horários ideais são antes das 10h e depois das 17h.
16 – Aliviar cólicas
Após a terceira semana as cólicas aparecem. Consequentemente o bebê chorará com o incômodo. Para aliviar a dor faça massagens. Além disso, compressas mornas, nunca diretamente sobre a pele do bebê, também ajudam.
17 – Chupeta
Antes dos 15 primeiros dia a chupeta atrapalha a amamentação. Mas mesmo depois disso ela pode causar o desmame precoce e outros problemas para o bebê. Ou seja, se puder, não de chupeta ao bebê.
18 – Cuide de você
Esse é um período muito tenso para os pais, especialmente para a mãe. O pai precisa participar ativamente e a família toda dar suporte para que tudo corra tranquilamente, como o sono de um bebê.
Além disso, a mãe também precisa de descanso e um pouco de tempo para si mesma. Isso porque cuidar de bebê consome quase 100% de seus dias nesta primeira etapa da vida da criança.
Você gostou dessa matéria? Então você também vai gostar dessa: Como parar o soluço em bebês e como prevenir que ele aconteça
Imagem de : RBR