Dizem por aí que todos nós temos pelo menos sete cópias pelo mundo. Mas algumas pessoas, tem uma bem do ladinho, desde quando nasceu: São os gêmeos univitelinos! Os famosos gêmeos idênticos.
A gravidez de gêmeos univitelinos ocorre quando um óvulo, após ser fecundado por um espermatozoide, sofre uma divisão. Basicamente, ao invés de formar uma única pessoa, o zigoto se divide e dá origem a dois zigotos autônomos que irão se desenvolver independentemente e, assim, originarão a duas pessoas. Como a divisão é do mesmo ovo, o material genético é idêntico.
Diferença entre gêmeos univitelinos e bivitelinos
Mas é claro que com o passar dos anos, esses gêmeos vão sofrendo influência do meio ambiente ou de modulações genéticas e podem se tornar um pouco diferentes. Entretanto as características intrínsecas vão permanecer. Como por exemplo, os atores Dylan e Cole Sprouse. São gêmeos univitelinos mas hoje em dia, optaram por cores de cabelo diferentes e até mesmo alguns processos estéticos. Sendo assim, não é tão difícil diferencia-los.
Contudo, apesar de serem idênticos para as pessoas, podem ter personalidades totalmente diferentes e, muitas vezes, se irritam com a confusão das pessoas.
Gêmeos bivitelinos
Agora quando o caso é de irmão que foram gerados na mesma gravidez porém não são idênticos, são chamados de gêmeos bivitelinos. Isso ocorre quando a mulher libera simultaneamente dois óvulos. Dessa forma, duas fecundações independentes ocorrem por dois espermatozoides diferentes. Sendo assim, os bebês podem ter tanto características físicas diferentes, quanto sexo, cor da pele e cabelo. Eles apenas compartilham os mesmos pais, mas são geneticamente distintos.
A gestação é diferente?
Segundo os médicos, é muito importante que se identifique a gestação de gêmeos univitelinos logo no início. Isso porque as chances de terem complicações é maior. Nesse caso, terá maior possibilidade de má formação ou crescimento anormal de uma das crianças, complicação no parto, transfusão sanguínea entre os bebês ou, na pior das hipóteses, a morte de um deles.
Além disso, a gestação de gêmeos – tanto univitelina quanto bivitelina – sempre tem riscos maiores de pré-eclâmpsia, diabetes, parto prematuro, rompimento prematuro da bolsa. Inclusive, mais enjoo, cansaço, dor lombar, estrias e varizes. Basicamente, tudo fica potencializado quanto temos dois bebês ocupando o mesmo espaço.
Afinal, gostou dessa matéria? Então leia também: Sinais de gravidez – 10 primeiros sintomas de que você vai ter um bebê.
Fontes: blog.saude, vix
Imagem de destaque: VejaSP