A idade gestacional basicamente é o tempo, medido em semanas ou em dias completos, decorrido desde o início da última menstruação da mulher grávida.
Contudo logo quando a mulher descobre que está grávida, um novo universo se apresenta frente a ela: o universo da gravidez e toda sua linguagem repleta de termos técnicos e siglas. Dentre estas, duas das mais conhecidas são: DUM, que se refere à Data da Última Menstruação, e a IG (Idade Gestacional).
Porque é calculado semanas e não meses?
Resumidamente não é usado os meses pois eles não tem uma duração fixa, afinal alguns tem 30 e outros 31. Bem como temos ainda fevereiro que pode ter 28 ou 29 dias, dependendo do ano.
Além disso as mudanças no organismo da mulher e do feto são muitas e ocorrem de forma relativamente rápida, principalmente na primeira metade da gravidez. Em um único mês, acontecem dezenas de alterações importantes, e a contagem em semanas permite definir com mais exatidão o tempo de cada uma.
Fecundação
Definitivamente é praticamente impossível definir o dia exato em que o óvulo é fecundado, portanto convencionou-se datar a gravidez a partir do 1º dia do último período menstrual.
Antecipadamente digo que para mulheres que tem ciclos menstruais irregulares ou que não ovulam no 14º dia do ciclo, possivelmente o cálculo da idade gestacional será realizado com base no primeiro exame de ultrassom da gravidez, pois quanto mais precoce for o exame menor é a margem de erro.
O médico também informa sempre a idade gestacional corrigida, que é a data sugerida na ultrassonografia realizada na consulta de pré natal, para indicar com quantas semanas a mulher está grávida.
Não sei quando foi minha última menstruação, e agora?
Em suma, caso a mulher não se lembre do dia de sua última menstruação, como dito anteriormente a forma mais correta de saber é através do exame de ultrassonografia. Mas para ter ainda mais precisão tal exame deve ser feito entre 8 e 12 semanas.
Ou através da altura uterina, que é a que o médico normalmente calcula as semanas e meses de gravidez. Bem como também é analisado tamanho do feto e principalmente o seu desenvolvimento.
Com a idade gestacional, dá para saber a data do parto?
É de suma importância ressaltar que mesmo que a data da última menstruação há a possibilidade de imprecisão na data no parto. Ou seja o médico irá trabalhar com probabilidade. Mostrando os dias que tem mais chances da chegada da criança. Entretanto quem decide o momento do nascimento é o próprio bebê, caso seja parto normal.
Sobretudo a data provável ocorre com 4o semenas e 1 dia. A conta para calcular a data prevista para o parto é feita simplesmente diminuindo 3 meses da data da última menstruação e depois somando 7 dias.
Como calcular a idade gestacional?
Antes de mais nada deve-se anotar a data da última menstruação num calendário. A cada 7 dias, a partir desta data, o bebê terá mais uma semana de vida.
Dessa forma, se o primeiro dia da última menstruação foi o dia 11 de Março e o resultado do teste de gravidez for positivo, para saber a idade gestacional, deve-se começar a contar a gravidez a partir do 1º dia da última menstruação e não o dia em que houve a relação sexual.
As semanas, meses e trimestres de gestação são os seguintes:
Primeiro trimestre:
- 1 a 4 semanas de gestação: 1 mês.
- 5 a 8 semanas de gestação: 2 meses.
- 9 a 12 semanas de gestação: 3 meses.
Segundo trimestre:
- 13 a 16 semanas de gestação: 4 meses.
- 17 a 20 semanas de gestação: 5 meses.
- 21 a 24 semanas de gestação: 6 meses.
Terceiro trimestre:
- 25 a 28 semanas de gestação: 7 meses.
- 29 a 32 semanas de gestação: 8 meses.
- 33 a 36 semanas de gestação: 9 meses.
- 37 a 40 semanas de gestação: 10 meses.*
* Uma gravidez normal (a termo) tem entre 37 e 42 semanas.
Essas foram algumas dicas sobre como calcular a idade gestacional, mas caso você tenha ficado com dúvidas, você pode usar a calculadora gestacional, clicando aqui.
Por fim, gostou do conteúdo? leia também: Exame de gravidez de sangue – Como funciona e o que é Beta HCG?
Imagem de destaque: Veja