Maternidade

Idade gestacional – O que é e como calcular de forma correta

A idade gestacional é contada em semanas e não em meses. Veja como saber exatamente quantas semanas de gravidez você está

A idade gestacional basicamente é o tempo, medido em semanas ou em dias completos, decorrido desde o início da última menstruação da mulher grávida.

Contudo logo quando a mulher descobre que está grávida, um novo universo se apresenta frente a ela: o universo da gravidez e toda sua linguagem repleta de termos técnicos e siglas. Dentre estas, duas das mais conhecidas são: DUM, que se refere à Data da Última Menstruação, e a IG (Idade Gestacional).

Porque é calculado semanas e não meses?

Idade gestacional- saiba o que é e aprenda como calcular de forma correta
Uol

Resumidamente não é usado os meses pois eles não tem uma duração fixa, afinal alguns tem 30 e outros 31. Bem como temos ainda fevereiro que pode ter 28 ou 29 dias, dependendo do ano.

Além disso as mudanças no organismo da mulher e do feto são muitas e ocorrem de forma relativamente rápida, principalmente na primeira metade da gravidez. Em um único mês, acontecem dezenas de alterações importantes, e a contagem em semanas permite definir com mais exatidão o tempo de cada uma.

Fecundação

Idade gestacional- saiba o que é e aprenda como calcular de forma correta
Mater prime

Definitivamente é praticamente impossível definir o dia exato em que o óvulo é fecundado, portanto convencionou-se datar a gravidez a partir do 1º dia do último período menstrual.

Antecipadamente digo que para mulheres que tem ciclos menstruais irregulares ou que não ovulam no 14º dia do ciclo, possivelmente o cálculo da idade gestacional será realizado com base no primeiro exame de ultrassom da gravidez, pois quanto mais precoce for o exame menor é a margem de erro.

O médico também informa sempre a idade gestacional corrigida, que é a data sugerida na ultrassonografia realizada na consulta de pré natal, para indicar com quantas semanas a mulher está grávida.

Não sei quando foi minha última menstruação, e agora?

Idade gestacional- saiba o que é e aprenda como calcular de forma correta
Alto astral

Em suma, caso a mulher não se lembre do dia de sua última menstruação, como dito anteriormente a forma mais correta de saber é através do exame de ultrassonografia. Mas para ter ainda mais precisão tal exame deve ser feito entre 8 e 12 semanas.

Ou através da altura uterina, que é a que o médico normalmente calcula as semanas e meses de gravidez. Bem como também é analisado tamanho do feto e principalmente o seu desenvolvimento.

Com a idade gestacional, dá para saber a data do parto?

Idade gestacional- saiba o que é e aprenda como calcular de forma correta
Biologia Net

É de suma importância ressaltar que mesmo que a data da última menstruação há a possibilidade de imprecisão na data no parto. Ou seja o médico irá trabalhar com probabilidade. Mostrando os dias que tem mais chances da chegada da criança. Entretanto quem decide o momento do nascimento é o próprio bebê, caso seja parto normal.

Sobretudo a data provável ocorre com 4o semenas e 1 dia. A conta para calcular a data prevista para o parto é feita simplesmente diminuindo 3 meses da data da última menstruação e depois somando 7 dias.

Como calcular a idade gestacional?

Idade gestacional- saiba o que é e aprenda como calcular de forma correta
Pílulas maternas

Antes de mais nada deve-se anotar a data da última menstruação num calendário. A cada 7 dias, a partir desta data, o bebê terá mais uma semana de vida.

Dessa forma, se o primeiro dia da última menstruação foi o dia 11 de Março e o resultado do teste de gravidez for positivo, para saber a idade gestacional, deve-se começar a contar a gravidez a partir do 1º dia da última menstruação e não o dia em que houve a relação sexual.

As semanas, meses e trimestres de gestação são os seguintes:

Primeiro trimestre:

  • 1 a 4 semanas de gestação: 1 mês.
  • 5 a 8 semanas de gestação: 2 meses.
  • 9 a 12 semanas de gestação: 3 meses.

Segundo trimestre:

  • 13 a 16 semanas de gestação: 4 meses.
  • 17 a 20 semanas de gestação: 5 meses.
  • 21 a 24 semanas de gestação: 6 meses.

Terceiro trimestre:

  • 25 a 28 semanas de gestação: 7 meses.
  • 29 a 32 semanas de gestação: 8 meses.
  • 33 a 36 semanas de gestação: 9 meses.
  • 37 a 40 semanas de gestação: 10 meses.*

Uma gravidez normal (a termo) tem entre 37 e 42 semanas.

Essas foram algumas dicas sobre como calcular a idade gestacional, mas caso você tenha ficado com dúvidas, você pode usar a calculadora gestacional, clicando aqui.

Por fim, gostou do conteúdo? leia também: Exame de gravidez de sangue – Como funciona e o que é Beta HCG?

Imagem de destaque: Veja

Fontes: Fetalmed TuaSaúde BVS

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você