Maternidade

Termo mãe cansada é o assunto mais procurado no Google

O assunto mais buscado no Google, desde 2015, é Mãe cansada e outros termos relacionados à exaustão da maternidade.

Você sabia que um dos termos mais procurados no Google é “mãe cansada”? De acordo com pesquisas, desde 2015 a palavra ‘cansada’, no feminino é amplamente mais buscada do que a palavra no masculino. Já em 2020, com o início da pandemia, a palavra começou a ser pesquisada juntamente com o termo ‘mãe’ ou ‘maternidade’. Por exemplo, a frase “O que dizer para uma mãe cansada”, é a mais pesquisada.

Em suma, o cansaço é algo normal, mas, em tempos de pandemia o esgotamento físico e mental tende a aumentar. Principalmente, quando se tem que conciliar as obrigações diárias e ainda cuidar das crianças. Com isso, as mães ficam exaustas.

Ademais, outras pesquisas mostraram que o pico de pesquisas do termo ‘mãe cansada’ foi em março de 2020, mês que é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Com isso, chegaram à conclusão de que há pessoas que têm o interesse em melhorar ou ajudar as mães a aliviar o seu cansaço mental e psicológico.

Mãe cansada: O assunto mais procurado no Google
Globo

Dessa forma, é crescente o diálogo entre pessoas desconhecidas e celebridades nas redes sociais. Onde o tópico é a maternidade real. Inclusive, durante a pandemia algumas famosas criaram a ‘segundas das exaustas’. Onde conversam sobre assuntos relacionados à maternidade. Por exemplo, maternidade solo, criação dos filhos, entre outros.

Da mesma forma, algumas marcas de roupas como a Mamahood Store, Punk is Dad Store e Mama Bird, também abordam o tema da maternidade real.  Onde usam seus produtos para trazer a reflexão sobre o cansaço materno e o papel da sociedade nessa questão.

Por fim, existem maneiras e atividades simples que são capazes de ajudar às mães a lidarem com suas obrigações diárias. Ou seja, facilitando seu dia a dia. Mas, sem que elas deixem o autocuidado de lado.

Mãe cansada ou ‘Mommy Burnout’

Vix

Se qualquer pessoa se sente casada após um longo dia de trabalho, imagina como as mães, que costuma ter muito mais trabalho durante o dia, se sentem. Ademais, tudo tende a piorar devido ao momento de tensão coletiva em que vivemos devido à pandemia do Covid-19.

Dessa forma, a mãe cansada acaba ficando estressada, desmotivada, ansiosa, exausta. Ou seja, esgotada física e mentalmente. Inclusive, existe uma síndrome conhecida como ‘Mommy Burnout’, que está relacionada ao esgotamento na maternidade.

Em suma, o termo ‘Mommy Burnout’ se refere à exaustão e estresse crônicos de mães, causado por suas rotinas tão sobrecarregadas. Dessa forma, com a síndrome a mãe começa a se sentir desmotivada, além de perder o interesse por coisas que gostava de fazer antes.

BabyCenter

Ademais, a síndrome é resultado da cobrança excessiva que a mãe faz consigo mesma, tentando atingir uma expectativa de maternidade perfeita que não condiz com a realidade. Afinal, é impossível ser uma mãe 100% boa o tempo todo.

Enfim, além do esgotamento constante, a síndrome ‘Mommy Burnout’ também causa outros sintomas. Como, irritabilidade, falta de interesse, motivação ou propósito, falta de prazer ao cuidar dos filhos, além de pensamentos negativos frequentes. Além disso, uma mãe cansada também pode sentir dores, sofrer com insônia ou excesso de sono, irritabilidade, entre outros sintomas.

Enfim, caso esses sintomas e sentimentos se tornem constantes, significa que é momento de buscar ajuda profissional.

Mãe cansada: como tirar um tempo para si mesma

Em suma, como vimos uma mãe cansada pode ter diversos sintomas físicos e psicológicos. Portanto, é importante, mesmo em meio à agitação e correria diária, tirar um tempo para si mesma e se cuidar. Como por exemplo:

1- Praticar uma atividade física que goste

Mãe cansada: O assunto mais procurado no Google
Dica de Mãe

De acordo com estudos, praticar atividade física promove diversos benefícios para a saúde do corpo e da mente. Portanto, escolha uma atividade que goste e comece o quanto antes.

Ademais, não há regras quando o assunto é praticar atividade física. Dessa forma, vale caminhar, fazer ioga, alongamento, natação, musculação, dança, etc. Enfim, comece devagar, aos poucos e vá aumentando o ritmo gradualmente.

2- Faça meditação

Mãe cansada: O assunto mais procurado no Google
Blog Grão de Gente

Outra maneira da mãe cansada tirar um tempinho para ela e conseguir relaxar é fazendo meditação. Em suma, existem diversos aplicativos que ajudam a fazer meditação de forma guiada. Além disso, é possível determinar o tempo de meditação, podendo ser mais curtas.

Por fim, para as mães cansadas, o ideal é fazer a meditação logo ao acordar. Ou, caso prefira pode ser feita antes de dormir. Dessa forma, não vai atrapalhar a rotina do dia. Com o tempo, vá aumentando o tempo de meditação e tente novas técnicas.

3- Converse com alguém

Bebê Abril

Um dos problemas que pesam em uma mãe cansada é ela pensar que tem que dar conta de tudo, sem se preocupar com seu emocional.

Por isso, não hesite em conversar e desabafar com alguém de confiança. Ou até mesmo tirar um tempo para jogar conversa fora. Enfim, o importante é fazer pequenas pausas e ter momentos como esse com pessoas que você gosta e se dá bem. Pois, assim a rotina vai ficar menos pesada.

4- Tenha um dia de SPA em casa

Mãe cansada: O assunto mais procurado no Google
Cláudia Abril

Uma ótima maneira de uma mãe cansada relaxar é tirar um dia de SPA, em casa mesmo, para cuidar de si mesma. Ademais, organize a agenda das crianças e tire um dia para você.

Então, tome um banho longo, faça uma massagem facial, skincare para cuidar da pele e cabelos ou até mesmo um escalda-pés. Enfim, o importante é esquecer os problemas, tarefas e obrigações e relaxar.

5- Defina metas pensando em você

Pinterest

Uma maneira de diminuir o estresse e a ansiedade é definir metas ou listas das atividades que você precisa fazer diariamente. Mas, não se esqueça de incluir atividades ou hobbies que você deseja fazer, que vão fazer bem para sua saúde física e mental. Além disso, você pode começar aos poucos e ir definindo suas prioridades com o tempo.

6- Mãe cansada: Faça terapia

Mãe cansada: O assunto mais procurado no Google
Mulher com Saúde

Ao contrário do que muitos acreditam, fazer terapia não é algo apenas para quem sofre graves problemas psicológicos. Mas, para qualquer pessoa que queira cuidar de sua saúde mental.

Dessa forma, é uma boa maneira da mãe cansada cuidar de si mesma, aproveitando os benefícios que uma terapia pode oferecer. E para quem não pode pagar pelas sessões, uma opção é procurar por atendimento psicológico gratuito ou com preços mais acessíveis.

7- Tenha hobbies

Depositphotos

Ter hobbies ajuda e muito no autocuidado. Infelizmente, mães cansadas ficam tão imersas nas tarefas diárias e cuidados com os filhos que acabam se esquecendo dos pequenos prazeres da vida. Por exemplo, ler um bom livro, assistir filmes e séries, ouvir músicas para animar ou para relaxar, entre outros.

Ou se preferir, estude algo que goste. Ou seja, faça um curso online, uma graduação ou pós, um curso de culinária, etc. O importante é fazer algo que goste e te faça se sentir realizada.

8- Mãe cansada: Cuide-se por dentro e por fora

Mãe cansada: O assunto mais procurado no Google
Dicas de Mulher

É muito comum que a mãe cansada deixe de cuidar da sua própria aparência. Por isso, para finalizar nossa lista de autocuidados, lembramos da importância em cuidar do corpo por dentro e por fora. Dessa forma, cuide dos cabelos, faça um corte que lhe agrade, faça uma maquiagem e pinte as unhas com sua cor favorita e vista uma roupa que faça você se sentir bem.

Enfim, independente da rotina corrida e atarefada, nunca se esqueça do seu bem estar. Portanto, invista em momentos de autocuidado para garantir a sua saúde física e mental.

Então, se você gostou dessa matéria, leia também: Saúde mental – O que é, problemas e cuidados a serem tomados.

Próxima página »

Escolhidas para você

Comentários

0 0 votos
Dê a sua opinião

guest
0 Comentários
Feedbacks
Ver todos os comentários

Escolhidas para você