Maternidade

Vitaminas para engravidar – Principais suplementos para fertilidade

Está se preparando para aumentar a família? As vitaminas para engravidar são muito importantes para aumentar a fertilidade e saúde da mulher.

Atualizado em 10/09/2020

Então, decidiu que é a hora de aumentar a família? Ou tem dificuldade em engravidar? Saiba que existe algumas coisas que ajudam a melhorar a fertilidade e são essenciais para uma gestação saudável e bem sucedida. E as vitaminas para engravidar são uma ótima forma de se manter saudável e aumentar as chances de se engravidar. Além de outros cuidados é claro.

Independentemente de melhorar a fertilidade ou não, as vitaminas são fundamentais para uma boa saúde em qualquer fase da vida. Sendo assim, a primeira fonte de vitaminas e a mais comum é por meio dos alimentos, no entanto, existem alguns suplementos que ajudam a suprir e repor a quantidade de nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Portanto, existem várias vitaminas para engravidar, além de suplementos que que agem de forma natural e sem interferir no equilíbrio do corpo. Essas vitaminas para engravidar ajudam a preparar o corpo da mulher para receber o bebê e também durante toda a gravidez.

Por isso, hoje iremos conhecer melhor quais as principais vitaminas para engravidar  e também os suplementos.

Principal vitamina para engravidar

Mães e Mulheres

Quando se fala em vitaminas para engravidar, o primeiro nome que surge é a vitamina B9, ou ácido fólico, como também é conhecida. Sendo uma das vitaminas do Complexo B, o ácido fólico está presente em vários alimentos, principalmente os vegetais de coloração verde, e também em fontes animais, como é o caso da carne de fígado.

Sendo assim, a principal função dessa vitamina é prevenir defeitos do tubo neural, como a espinha bífida e malformações no feto. Para se ter uma ideia da sua importância para as mulheres gestantes ou que planejam engravidar, no Reino Unido é recomendado que essas mulheres tomem 400 microgramas de ácido fólico todos os dias.

Portanto, o ideal é começar a tomar ingerir essa vitamina cerca de 3 meses antes de começar o processo para engravidar. Além disso, continuar com ingestão do mesmo durante pelo menos os três primeiros meses de gestação.

No caso de mulheres que tenham uma deita saudável e balanceada, é possível obter parte dessa vitamina nos alimentos. No entanto, para atingir a quantidade necessária de ácido fólico, só a alimentação não é suficiente. Sendo assim, é preciso tomar suplementos para atingir a quantidade necessária dessa vitamina tão importante.

Outras vitaminas para engravidar

Nutricionista

Como vimos anteriormente, o ácido fólico é uma das principais vitaminas para engravidar, porém não é a única. As vitaminas no geral são muito importantes para à vida. Afinal, elas têm muitas funções no organismo, como reparação e renovação celular, ação antioxidante, atuam sobre o ciclo do metabolismo e até a coagulação do sangue no corpo.

No entanto, apesar de serem essenciais, as vitaminas não são produzidas pelo nosso organismo, e assim precisamos supri-las de outras formas. Uma das principais fontes de vitaminas são os alimentos, mas existem algumas vitaminas que demandam fontes externas para a sua síntese, como é o caso da luz solar.

Independentemente disso, vamos conhecer as seguir as vitaminas para engravidar que são mais recomendas para melhorar a fertilidade.

  • Vitamina C: essencial para melhorar as taxas de ovulação e de fecundidade natural;
  • Vitamina E: tem função antioxidante que ajuda na reparação das células. Ela é encontrada principalmente em peixes, sementes e oleaginosas;
  • Vitamina D: essa é uma daquelas vitaminas que precisam de luz solar para síntese. Sendo assim, o recomendado é passar pelo menos 30 minutos sob o sol diariamente, entre às 10h e 16h. Essa vitamina é importante porque tem amplas funções tanto nas enzimas quanto no metabolismo celular;
  • Vitamina B12: outra vitamina do complexo B relacionado a formação neurológica do feto, assim como o ácido fólico. No entanto, ela é encontrada principalmente em fontes animais. Sendo assim ela deve ser suplementada em pacientes vegetarianos, veganos e com baixos níveis sanguíneos.

Suplementos

Minuto Saudável

Então além das vitaminas para engravidar encontradas na alimentação, existem também opções de suplementos industrializados que ajudam a melhorar a fertilidade. Vejamos a seguir alguns dos mais indicados para essa finalidade.

FamiFerti

É uma opção de suplemento completo com todas as principais vitaminas que fortalecem o organismo e que ajudam a melhorar a fertilidade da mulher. Entre as vitaminas desse suplemento, estão as vitaminas do complexo B, vitamina C, D e E, além de ferro, zinco e selênio.

ViriFerti

Esse suplemento conta com uma enorme variedade de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo. Ele também é indicado para homens, uma vez que ele ajuda a combater os radicais livres. Esse que é o principal fator que afeta os espermatozoides dos homens.

Cápsulas de inhame

O inhame é um alimento rico em vários nutrientes, entre eles o fito-estrogênio, que é um hormônio essencial para com o funcionamento dos ovários. Desse modo, ele ajuda no desenvolvimento correto do óvulo e também fortalece a produção do muco cervical. Sendo assim, as cápsulas de inhame são uma ótima opção para quem não consegue esses nutrientes na alimentação.

Elixir de inhame

Se não quiser consumir em cápsulas, outra opção de ingerir os nutrientes do inhame é através do seu xarope. Sendo assim, o elixir trás os mesmo benefícios do tubérculo em natura ou em cápsulas, além de ser muito mais prático.

FamiSop

No caso de mulheres que tem ciclos menstruais irregulares, há um alto risco de elas serem portadoras da síndrome de ovários policísticos. Essa desordem metabólica e hormonal resulta no mal funcionamento do sistema reprodutor feminino, consequentemente inibindo a ovulação. Uma opção para lidar com o problema é o suplemento FamiSop, que tem a vitamina mio-inositol, que ajuda a equilibrar o organismo, ajudando no seu bom funcionamento.

Agoniada

O nome não é por acaso, já que esse suplemento é indicado para mulheres agoniadas pela ausência ou excesso de menstruação. O agoniada é uma opção para regular o ciclo menstrual da mulher, já que ele ajuda a equilibrar os hormônios quando há irregularidades no ciclo.

Uxi Amarelo

Esse suplemento é perfeito para tratar miomas e cistos. Derivado de uma árvore da Amazônia, o chá de Uxi Amarelo deve ser ingerido em jejum e ajuda a limpar o útero, aumentando a fertilidade da mulher.

Unha de Gato

Se trata de um anti-inflamatório natural que ajuda a prevenir diversos males que podem atingir o útero. Além disso, ele ajuda a desinflamar e também combate doenças infeciosas. Pode ser ingerido inclusive com o uxi amarelo para efeitos ainda mais satisfatórios.

Ômega 3 e 6

O ômega 3 e o 6 ajudam a fortalecer o organismo e prevenir contra abortos espontâneos. Isso porque essa gordura saudável é rica em ácidos graxos, que protegem o revestimento interno do útero o que ajuda numa gravidez saudável. Você pode ingerir essas gorduras a partir das suas fontes naturais, em alimentos como óleo de linhaça, de girassol e azeite, além de peixes. Mas também pode ser encontrado em cápsulas de suplementos encontrados em qualquer farmácia.

No entanto, antes de começar a tomar vitaminas para engravidar, seja qual for, é imprescindível consultar um médico especialista. Afinal, a suplementação deve ser baseada nas necessidades de cada paciente, levando em consideração o seu estilo de vida, dieta e possíveis deficiências vitamínicas.

Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também as chances de engravidar e fertilidade em diversas fases da vida.

Fontes: ClearBlue Vida Bem Vinda Trocando Fraldas

Imagem destacada: Viva Bem

Imagens: Mães e Mulheres Nutricionista Minuto Saudável