Essa notícia pode não agradar a todos, e isso já e era esperado. Contudo, apesar de polêmica, a calça de cintura baixa parece estar voltando com tudo para o hall das tendências fashion. Para alegria de uns, e tristeza de outros. Mas isso é uma questão de perspectiva, já que a moda tende a se adaptar ao momento e aos consumidores, abrindo espaço para todos usarem e abusarem de tendências como essa.
Sucesso nos anos 2000, as calças de cintura baixa causaram um verdadeiro alvoroço. Influenciada pelas it girls da época, como a cantora Britney Spears, todo mundo queria usar a peça. A modelagem polêmica, marcou gerações, para o bem e para o mal. Isso porque a peça tinha como único diferencial valorizar uma parte do corpo da mulher, que nem todas se encaixavam: a barriga chapada. Isso fez com que muitas tentassem se enquadrar nesse corpo para poder usar a peça do momento.
Anos depois, a moda se reinventou e a calça jeans de cintura alta chegou e conquistou o coração de todos de forma democrática. O modelo se adequa bem a todos os tipos de corpos, e muita gente não estava preparada para a volta da calça de cintura baixa. E verdade seja dita, entre todas as tendências do começo do milênio, a que menos parecia ter chance de voltar era essa.
Mas as fashionistas e grifes apostaram no retorno da peça, e ela tem tudo marcar as próximas temporadas de moda.
A calça de cintura baixa
Se tem uma tendência, entre as várias que marcou os anos 2000, a calça de cintura baixa com certeza foi uma que se destacou. No geral, a cintura baixa fazia muito sucesso, seja em calças, shorts e saia, a moda era mostrar a barriga chapada e deixar o umbigo a mostra.
Como dito anteriormente, uma das personalidades responsáveis por isso foi a Britney Spears, que na época estava no auge do sucesso, e era frequentemente vista usando a peça polêmica. Era uma fase de transição para a artista, que abandonava o visual adolescente e apostava em um visual mais sensual. Desse modo, sua silhueta era valorizada com calças de cintura baixa justíssimas e o abdômen a mostra. E ela não era a única, outras artista da época também usavam e abusavam da tendência, como Christina Aguilera, por exemplo.
A combinação mais usada na época, era com t-shirts e croppeds para deixara barriga inteira de fora. Quanto mais baixo fosse o cós, mais sucesso fazia, o que em contrapartida era bastante desconfortável e chegava até e deformar o corpo.
Com o passar dos anos, a moda recatada e mais democrática ganhou destaque, e a peça caiu em desuso, ou pelo menos não era mais tão chamativa. Em contrapartida, peças como a calça de cintura alta voltaram com tudo, com um potencial para durar por muito tempo. Diferentemente das calças de cintura baixa, a versão de cós alto se adapta a todos os corpos e silhuetas, sem exigir que a pessoa mude o seu corpo para caber na peça.
O retorno da calça de cintura baixa
Contudo, como a moda é cíclica e repleta de redescobertas, até mesmo tendências controversas como a modelagem da calça de cintura baixa se tornam uma novidade, mais de 20 anos após o seu auge. E esse comeback já estava dando sinal, uma vez que várias it girls estavam usando a peça há algumas temporadas.
Em 2017, um ano de muitas tendências polêmicas, vários estilistas e grifes de renome, como Gucci, Tom Ford e Versace decidiram apostar na calça de cintura baixa, juntamente com a barriga à mostra. Isso mesmo, exatamente como nos anos 2000.
Muita gente torceu pra essa tendência ficar apenas nas passarelas, mas não é isso que temos visto ultimamente. De lá para cá, várias it girls como Hailey Bieber, Selena Gomez, Kendall Jenner, Gigi Hadid e várias outras, tem sido vistas em várias ocasiões exibindo looks com a peça. E consequência disso é a popularidade em alta novamente da calça de cintura baixa.
No entanto, um impasse para esse comeback é momento em que a peça retorna: a quarentena. Como não é novidade para ninguém, a situação da pandemia mudou os hábitos de todos, e como consequência, muita gente andou ganhando alguns quilos a mais. E o modelo aperta bastante as ancas e ressalta a gordura localizada na barriga, o que ninguém procura no momento.
Sendo assim, usada principalmente por silhuetas secas, hoje pode ser que a tendência de cintura baixa não emplaque, ou pelo menos não para todo mundo. Isso sem contar que agora os tempos são outros, vivemos a era do empoderamento, e a moda precisa de adaptar a isso, e o conforto é fundamental para uma tendência emplacar.
Inspirações de look
E você, como se sente em relação ao revival da calça de cintura baixa? Pretende adotar a moda ou vai fingir que ela nunca voltou? Se a intenção é aderir a moda do passado, selecionamos alguns looks com a calça de cintura baixa para você se inspirar.
Enfim, o que você achou dessa matéria? Aliás, aproveite para conferir também Calça Baggy, como usar a nova tendência? Modelos e inspirações de looks.
Fontes: Universa Gabi May Veja Capricho Purepeople